Quais as causas da irritação vaginal e como tratá-la naturalmente

· 16 de novembro de 2015
Um dos problemas mais comuns na vida de toda mulher é a irritação vaginal. Trata-se de um sintoma muito incômodo que pode vir acompanhado de mau cheiro, vermelhidão e dor, dependendo da causa.

A região vaginal é protegida por uma flora microbiana que é responsável por manter a umidade, eliminar bactérias danosas e prevenir uma possível infecção ou irritação vaginal.

A alteração dessa flora microbiana na região vaginal pode desenvolver uma irritação e diversas infecções, que podem ser muito incômodas.

Existem várias causas para esses problemas íntimos e constrangedores; felizmente, também existem vários tratamentos para tratar a irritação vaginal de maneira natural antes que o problema evolua para algo mais grave.

Quais as causas da irritação vaginal?

A pele da vulva e da vagina é mais delicada e vulnerável que as outras áreas do corpo, por isso, a região apresenta um maior risco de desenvolver irritações.

A irritação pode ser causada por uma infecção, uma alteração do pH vaginal ou por alergia a várias substâncias, como as moléculas químicas presentes em produtos de higiene, em sabões usados para lavar a roupa íntima ou até mesmo as que se encontram no látex de preservativos.

Vaginose bacteriana

Bacterias-e-infeccao-vaginal

Uma das causas mais comuns da infecção vaginal é conhecida como vaginose bacteriana, que é causada por um crescimento excessivo das bactérias na vagina, ocasionando sintomas como ardor, irritação e uma secreção de cor amarelada que pode apresentar mau cheiro.

Cândida albicans

A candidíase vaginal é outro tipo de infecção que é produzida por um fungo chamado Cândida albicans. Consiste na proliferação de leveduras na vagina, o que gera uma secreção espessa e esbranquiçada que também tem um forte odor, típico de leveduras, como a usada no fermento de pão.

Na maioria os casos, esse fungo causa uma irritação interna e externa na região vaginal, causando uma incômoda coceira e ardor. Geralmente, a candidíase acomete mulheres com o sistema imunológico enfraquecido. Fortalecer as defesas do corpo é uma boa forma de complementar o tratamento, que exige cuidados médicos.

Leia também: Cândida: soluções naturais para aliviar os sintomas

Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Um dos sintomas típicos das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) é a irritação vaginal. Se você suspeitar de uma DST, procure um médico imediatamente.

Menopausa

Durante a menopausa, o corpo da mulher passa por uma série de alterações hormonais que afetam de forma direta a região vaginal ao alterar seu pH e ressecar a mucosa.

Neste caso, é necessário ajuda médica para receber um tratamento que permita balancear os hormônios para impedir a irritação e diminuir os riscos de uma infecção.

Alergias

irritação vaginal

O uso de produtos de higiene alergênicos é uma causa muito comum da irritação vaginal. Eles podem estar presentes em produtos como:

  • Papel higiênico perfumado
  • Sabonetes, sabões e detergentes
  • Lenços perfumados
  • Absorventes, internos ou não

Remédios naturais para a infecção vaginal

No caso de infecções por fungos, bactérias, desequilíbrio hormonal ou DSTs, é fundamental consultar um ginecologista de sua confiança. As infecções por bactérias serão tratadas com antibióticos, as fúngicas serão provavelmente combatidas com pomadas antifúngicas e as DSTs receberão o tratamento adequado, de acordo com o diagnóstico.

Em geral, as infecções vaginais são de fácil tratamento, principalmente se o diagnóstico for feito no início da doença. Não deixe que uma simples irritação se transforme em algo mais grave e ponha em risco a sua saúde.

Para complementar seu tratamento ou para aliviar os sintomas de uma irritação vaginal devido a causas mais simples, sugerimos os seguintes tratamentos naturais:

Arnica

Arnica-para-infeccao-vaginal

A arnica é uma planta com poderes anti-inflamatórios e que favorece a cicatrização da pele e tem propriedades analgésicas muito usadas para aliviar dores musculares.

Como utilizá-la?

  • Prepare uma infusão com as folhas ou com o extrato da planta e aplique de maneira tópica, apenas na parte externa da vulva e da vagina.

Calêndula

A calêndula é um dos melhores remédios para aliviar problemas relacionados à região íntima. Tem efeito antibiótico que ajuda a combater as infecções e aliviar a dor e a inflamação.

Como utilizá-la?

  • Tome banhos de assento com a infusão de folhas e flores de calêndula.

Hamamélis

As qualidades anti-inflamatórias dessa planta podem diminuir a coceira e o ardor da região vaginal enquanto se combate a infecção.

Como utilizá-la?

  • Umedeça um chumaço de algodão ou uma gaze com água de hamamélis e aplique sobre as regiões afetadas, apenas externamente.

Iogurte com probióticos

Iogurte-para-infeccao-vaginal

O consumo e a aplicação tópica de iogurte natural com probióticos é um dos melhores remédios para acalmar a irritação da mucosa vaginal.

Esse tipo de bactérias saudáveis ajuda a diminuir os patógenos e a restaurar a flora vaginal.