Por que se torna uma vítima quando você é o protagonista?
Sabemos que muitas vezes você acha que o mundo está contra você. Você acha que o azar o atinge sem consideração e que ninguém se importa. No entanto, você se esquece de que você é o protagonista de sua própria vida.
Adotar o papel de vítima pode ser muito confortável. Então, nos queixarmos é algo que aprendemos extremamente bem. No entanto, com essa atitude, nunca seremos capazes de avançar.
Nós permaneceremos em uma zona de conforto que não faz nada além de alimentar a nossa crença de que não podemos fazer nada para mudar as coisas.
Na verdade, precisamos dar um passo em frente e começar a andar. Apesar dos medos, apesar da preguiça.
Por que se torna uma vítima quando você é o protagonista?
Como você é o protagonista da sua vida, você escolhe como vivê-la. Portanto, quando você se torna uma vítima, você deve ter em mente que essa foi sua escolha.
Você escolheu a opção que muitos escolheram. Talvez por isso você pode ser a preocupação de seus parentes. Aquelas pessoas próximas que o amam tanto e que vão se arrepender de sua situação.
Eles não saberão que você escolheu se lamentar, reclamar, mas não se mudar de onde você está. Porque é claro que, embora a vida seja difícil às vezes, se você quiser, você pode obter a melhor versão do que acontece com você.
Qualquer situação que considere negativa fornece uma oportunidade. Às vezes, pode ser a oportunidade de empreender; em outros, aprender a gerenciar suas emoções.
Lembre-se de que você é o protagonista, você está projetando a vida que está vivendo, então, você querendo ou não… a criou.
Se você decidir se lamentar pela sua demissão, ali está você. Cada vez que você envia seu currículo, sua falta de energia e seu pessimismo deixarão de lado as novas oportunidades de trabalho em seu caminho.
No entanto, se você enfrentar isso de forma positiva, como forma de deixar um emprego que não gostava ou que procura novas empresas que lhe permitem crescer e melhorar, sua atitude será muito diferente da anterior.
Atitude é tudo. Uma mudança de atitude pode fazer você ver coisas anteriormente cobertas por uma camada grossa de nevoeiro.
Sua atitude atrairá o que você precisa
Se você mantiver uma atitude positiva, você atrairá coisas positivas. Embora elas demorem um pouco para aparecer. Mesmo que você tenha perdido a esperança, fique positivo.
Pense, por exemplo, que um desapontamento amoroso fez você escolher qualquer pessoa que você gosta em alguém que acabará por prejudicá-lo.
Reclamar, generalizar, alegando que todas as pessoas são iguais e que farão com que você repita os mesmos padrões ou que ninguém aparece em sua vida com quem você pode começar um relacionamento bonito.
Por outro lado, se você for positivo, se você aprender o que aconteceu e não incorrer em erros passados, um dia inesperado atrairá alguém que você realmente merece.
Porque você é o protagonista da sua vida. Então tudo o que você pensa e acredita acabará se manifestando na vida que você vive.
Você não é uma vítima das circunstâncias
Lembre-se sempre de que você não é vítima de circunstâncias. Tudo o que você descreve como negativo não acontece só com você. Além disso, se você conversar e conhecer outras pessoas, você perceberá que muitos estão em pior estado do que você.
A má sorte não está se reproduzindo com você. Tudo de ruim não acontece com você. A vida tem coisas boas e coisas ruins. Você conhece o lado positivo dos momentos mais negativos? É com eles que mais aprendemos.
Quando tudo está bem, pressionamos o botão “piloto automático“. No entanto, quando tudo dá errado valorizamos o que negligenciamos. Concentremo-nos no presente e tomemos algum tempo para refletir.
Não se sinta vitimado e tome a parte positiva de tudo o que acontece com você. Porque você é o protagonista da sua vida e a realidade será como você deseja vê-la.
Se você decidir optar pelo papel da vítima, você receberá milhares de oportunidades para que você possa se sentir cada vez mais vítima de tudo. Sobre seu chefe, seu parceiro, sua saúde…
Mas se você optar por se tornar o que você é, o protagonista da sua vida, você terá muitas oportunidades de crescer, aprender e avançar apesar de todos os problemas que o abordam.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Joshi, R., & Tomar, S. (2012). Effect of optimism/pessimism attitude on depression and coping strategies. Indian Journal of Positive Psychology, 3(4), 445.
-
Anggayani, L., & Hartawan, I. G. M. D. (2019). The Relationship Between Self Reliance, Proactive Attitude, and Optimism with Coping Stress. Bisma The Journal of Counseling, 3(2), 74-81.
-
Wani, N. A. (2018). Depression, optimism-pessimism attitude and psychological well-being in adolescent boys and girls. Indian Journal of Health & Wellbeing, 9(5).
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.