Por que é melhor não secar a roupa dentro de casa?
Com certeza, quando você leu o título desse artigo, pensou que poderia ser algo prejudicial para a sua roupa: que poderia esticar, que perderia a cor, etc.
Mas o que queremos informar nesse artigo é que secar a roupa dentro de casa traz problemas para a saúde.
Isso se deve à umidade que se desprende das mesmas. Como você sabe, os ambientes que apresentam condições mais úmidas são os preferidos dos ácaros, além de atrair o pó sem que você consiga evitar.
Como resultado, essa atmosfera será propicia para desenvolver nas pessoas rinite, ao mesmo tempo que pioram o estado daquelas que sofrem com alergias, asma e outras doenças respiratórias.
Como sabemos que não devemos secar a roupa dentro de casa
A descoberta se deve a um estudo realizado pela Unidade de Investigação de Arquitetura Ambiental Mackintosh em Glasgow (Reino Unido).
O grupo investigou 100 casas, das quais 87% secavam a roupa dentro de casa.
Concentrados nesses últimos, deram-se conta de que esses lugares apresentavam níveis de umidade adequados para a presença de ácaros, assim como para a presença de mofos.
Tanto é que se comprovou que 25% dos moradores dessas casas tinham o sistema imunológico debilitado e sofriam de infecções pulmonares.
Os cientistas apontaram que a solução mais imediata para o problema estava nas secadoras automáticas.
Se todos tivermos uma lavadora de roupas, por que não uma secadora? A verdade é que esses aparelhos não estão ao alcance de todo mundo, já que os preços ainda são bastante altos.
Por outro lado, os eletrodomésticos são prejudiciais ao meio ambiente. Então, o que podemos fazer?
Leia também: 5 maneiras de combater a umidade em casa
Truques para secar a roupa mais rápido
Se não tivermos outra alternativa, teremos que aprender a melhor maneira para secar a roupa dentro de casa, e da forma mais rápida possível.
1. Coloque as roupas separadas
Ao fazer isso, cada roupa será ventilada independentemente. Ao mesmo tempo, não se contagiará pela umidade das outras.
Além disso, você também pode recorrer a uma secadora, ainda que não seja o mais sustentável, do ponto de vista ecológico.
2. Vire do avesso a roupa mais grossa
Os tecidos jeans, por exemplo, são muito grossos e mais complicados de secar dentro de casa.
Entretanto, o tempo de secado se reduz se o estendermos ao avesso. Uma vez que esse lado não estiver mais úmido, basta virar a roupa novamente.
3. Use o secador de cabelo para as roupas pequenas
Se você centrifugou a roupa, apenas necessitará de umas poucas passadas do secador de cabelo para que a roupa fique em perfeitas condições.
Você não precisará se esforçar muito, já que a lavadora terá feito a maior parte do trabalho para você centrifugando-a.
4. Coloque-a no congelador
Trata-se de uma medida extrema e muito curiosa. Pense nos dias de chuva quando você não tem nada que vestir, mas tem que ir ao trabalho no dia seguinte.
Pois bem, pegue um saco plástico, coloque a roupa e, em seguida, ponha no congelador.
Quando se descongele, você ficará surpreso ao descobrir que está perfeitamente seca, apenas terá que passar e pronto!
Necessitamos uma arquitetura sustentável
Os próprios autores do estudo apontam que o adequado é que os edifícios contem com zonas habilitadas para estender a roupa.
Poderiam ser em zonas internas, como acontece nos Estados Unidos, ou em zonas externas. Situadas em sacadas o ou áreas comunitárias. Essa segunda alternativa é a mais adequada, porque diminui a necessidade de se usar a secadora.
E não perca: Usos do vinagre branco na limpeza da roupa
Ainda que as influências do clima nos obriguem a usar as máquinas para secar no outono e no inverno, o bom é recorrermos aos métodos tradicionais quando haja sol.
É verdade que nessa perspectiva implicaria que as casas tivessem que ser menores, mas com isso poderíamos desfrutar do prazer de ter um terraço em casa.
Quando se planejam as cidades e bairros, as pessoas conhecem o impacto que isso causa no meio ambiente.
A ideia mais lógica é projetá-las para que nos acolham e que não destruam o planeta. Planeta esse que nos brinda a oportunidade de vivermos nele.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.