O que saber antes de plantar uma árvore em casa?

Neste artigo, contaremos tudo que você precisa saber se quiser plantar uma árvore em casa para que possa atingir seu objetivo da melhor maneira.
O que saber antes de plantar uma árvore em casa?

Última atualização: 01 Março, 2021

Caso esteja planejando plantar uma árvore em casa, a primeira coisa que você deve fazer é ter bastante paciência. Uma árvore frutífera, em média, leva entre cinco e dez anos para crescer. Claro, isso pode variar dependendo do tipo de fruta.

É muito importante que você tenha definido se plantará uma árvore em casa por pura decoração, para ter frutas à mão, para obter sombra quando estiver no jardim, e assim por diante.

Na verdade, se você quiser montar sua própria horta para cultivar vegetais e temperos, pode estar buscando informações diferentes. Neste artigo, veremos qual árvore você pode plantar em casa e quais são as condições que devem existir em seu jardim.

As árvores são indispensáveis ​​para a vida no planeta. Além de produzir oxigênio, elas lidam com o dióxido de carbono, o que se traduz em purificação do ar. Além de tudo isso, elas também ajudam a sustentar o solo, o que evita a erosão.

É importante pesquisar e seguir as recomendações das autoridades ambientais antes de plantar uma árvore em casa e assim, desfrutar de seus benefícios.

Recomendações antes de plantar uma árvore em casa

Plantar uma árvore não é apenas encontrar um espaço, abrir um buraco e colocar a semente ou a planta ali dentro. Existem muitos fatores a serem levados em conta.

Por exemplo, olhe ao redor do seu bairro e você verá que em algum lugar há uma árvore que afeta os cabos de energia, os telhados das casas, ou causam algum perigo para os transeuntes. Então, antes de decidir qual árvore plantar em casa, siga estas dicas:

  • Informe-se com as autoridades ambientais sobre quais árvores eles recomendam plantar e quais não devem ser plantadas (geralmente, existe um rigoroso critério ambiental sobre as espécies que são mais adequadas e benéficas para cada local, dependendo de suas características).
  • Você deve estar comprometido a cuidar da árvore durante seus primeiros estágios de desenvolvimento. Isso significa regar, podar e limpar.
  • Certifique-se de que seu jardim ou solar tenha um bom espaço.
  • Mantenha uma distância prudente entre a sua casa e a árvore (cerca de 6 metros).
  • Um fato muito importante é que a árvore, ao crescer, não atrapalhe a iluminação elétrica. Caso contrário, você terá que se comprometer a podar seus galhos antes que eles danifiquem os cabos elétricos.

Árvores adequadas para plantar em casa

Antes de plantar uma árvore em casa devemos pesquisar para escolher o tipo adequado.

Agora vamos dar uma olhada nos tipos de árvores que são adequadas para o plantio no pátio ou jardim da sua casa. Mas primeiro vamos levar em conta as dicas anteriores.

Geralmente, as pessoas têm problemas com uma árvore em casa quando ela cresce muito e, por exemplo, danifica o teto ou o telhado. Uma árvore que não é podada causará problemas não apenas para o proprietário, mas também para os vizinhos.

Portanto, espécies como a ceiba, loureiro ou seringueira não devem ser plantadas em áreas urbanas no quintal de uma casa. No caso da ceiba, estas são árvores enormes cujas copas chegam muito alto.

As raízes desta árvore são geralmente superficiais, o que pode danificar calçadas ou pátios. Espécies como a seringueira ou loureiro podem gerar problemas porque as raízes, ao procurar umidade, podem danificar os canos subterrâneos.

Não deixe de ler: O que ter em mente antes de podar o jardim

Escolha a árvore de acordo com o clima

Além de beleza, você pode desfrutar de uma árvore que dê frutos, mas é importante que ela se adapte ao clima.

Se você mora em uma área de clima tropical, o ideal é plantar árvores frondosas para amenizar o impacto do sol, principalmente na estação seca.

Mas elas devem ser árvores cuja folhagem e raízes não prejudiquem as construções ou ruas. É melhor plantar espécies nativas que se adaptem a climas secos. No Caribe, por exemplo, onde o clima quente e a umidade são predominantes, as espécies de florestas tropicais secas podem ser plantadas, como:

  • Carvalho.
  • Acácia.
  • Guanacaste.
  • Gliricídia.
  • Chapéu-de-napoleão.
  • Ajuru, entre outros.

Outras árvores que podem ser plantadas e que também produzem frutas são: limão, manga, caqui, romã, abacate, laranja, entre outras. Estas árvores também são fáceis de cultivar a partir de uma semente.

Leia também: 4 árvores frutíferas para cultivar em casa

As seguintes árvores são adequadas se você mora no Mediterrâneo, uma vez que elas são decíduas. Ou seja, elas perdem suas folhas no inverno, o que permitirá que os raios do sol passem, e fornecerá sombra durante o verão.

  • Carvalho.
  • Bordo.
  • Freixo.
  • Bétula.

Em áreas muito frias, é mais aconselhável plantar árvores perenes, para proteger contra o vento frio do inverno. Estas podem ser:

Lembre-se: as árvores frutíferas e florais são muito agradáveis ​​e fornecem frutos, mas também tenha em mente que essas árvores exigem limpeza e poda frequente. É muito importante que você seja responsável e não as negligencie depois de plantá-las.

Pode interessar a você...
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Como construir uma casa na árvore para as crianças

A seguir, falaremos sobre como você pode construir uma casa na árvore para os seus filhos de uma maneira fácil, segura, e perfeitamente integrada com a natureza.