Melhor Com Saúde
 

Os melhores soníferos naturais

Antes de começar a tomar qualquer infusão natural ou medicamento para dormir, o mais recomendável é consultar seu médico.

Os melhores soníferos naturais

Última atualização: 03 Novembro, 2020

Para relaxar o corpo e evitar que o sono seja fragmentado e insuficiente, há quem decida buscar soníferos naturais, ou seja, produtos caseiros que ajudem a dormir. Uma das opções mais populares é a infusão de camomila, embora essa bebida não seja a única opção.

Dormir à noite, mas acordar depois de um tempo e ter dificuldade para adormecer novamente ou permanecer dormindo durante a noite toda para ter uma boa noite de sono é um problema com o qual muitas pessoas convivem no mundo. Muitas vezes, a causa da insônia é o estresse ou eventos traumáticos.

Soníferos naturais para vencer a insônia

Segundo o Dr. Karl Doghramji, o tratamento da insônia depende da causa e de sua gravidade. Em alguns casos, o médico pode considerar a prescrição de algum tipo de fármaco. No entanto, deve-se notar que os medicamentos não costumam ser a primeira opção.

Quando os sintomas de insônia são leves, pode ser suficiente recomendar ao paciente uma série de medidas gerais.

Ter uma boa higiene do sono é essencial para a saúde. Portanto, os profissionais recomendam levar em consideração uma série de medidas, tais como: fazer um jantar leve, não consumir estimulantes várias horas antes de dormir, realizar um ritual para promover o relaxamento, manter um horário de sono, etc.

Vejamos a seguir alguns dos soníferos naturais que podem ajudar a complementar esse ritual antes de dormir.

1. Camomila

A camomila é uma das plantas populares no que se refere aos problemas digestivos.

A infusão de camomila é uma bebida que, quando consumida quente, pode confortar e promover o relaxamento. Além disso, é digestivo, anti-inflamatório e levemente sedativo, o que pode ajudar em casos de insônia leve.

Para prepará-la, você pode escolher o formato em saquinhos de chá vendidos em supermercados ou usar as flores secas que são vendidas a granel em casas de chá e lojas de produtos naturais.

Ingredientes

  • 1 saquinho de chá de camomila (ou 30 g de flores secas).
  • 1 copo de água (250 ml).

Modo de preparo

  • Coloque a água para ferver.
  • Quando atingir o ponto de ebulição, acrescente o saquinho de camomila ou as flores secas, cubra com uma tampa e deixe descansar por cerca de 5 minutos.
  • Destampe e beba com calma, em goles, pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

Veja também: 6 propriedades medicinais da camomila

2. Valeriana

O segundo dos soníferos naturais mais conhecidos é a valeriana, uma erva que também tem propriedades sedativas. Não é usada apenas em casos de insônia, mas também em casos de estresse e ansiedade.

Diferentemente da camomila, tem aroma e sabor mais fortes, por isso muitas pessoas a acompanham com algumas gotas de suco de limão ou mel (ou ambos) para deixá-la mais suave.

Ingredientes

  • 1 colher de valeriana (3 g).
  • 1 xícara de água (250 ml).

Modo de preparo

  • Coloque a água para ferver.
  • Quando chegar ao ponto de ebulição, acrescente a valeriana, tampe e deixe infundir por cerca de 5 minutos.
  • Filtre, sirva e beba.

3. Passiflora

Também conhecida como “flor da paixão”, a infusão dessa erva também pode ajudar a relaxar o corpo e conciliar o sono. Não é recomendada apenas em caso de insônia, mas também em caso de estresse e ansiedade. Ajuda a diminuir a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de passiflora (2 gramas)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Modo de preparo

  • Ferva a água.
  • Acrescente a passiflora, tampe e deixe descansar por 5 minutos.
  • Coa e sirva.
  • Adoce com um toque de mel (se quiser).

Nota importante: existem infusões mistas que contêm valeriana, camomila e passiflora.

4. Lúpulo

O lúpulo é outra planta que possui efeitos sedativos. Portanto, também é consumido em caso de insônia. Pode ser usado sozinho ou em misturas para dormir que incluem camomila, valeriana ou lavanda. Essa planta pode ter um sabor amargo, por isso é geralmente adoçada com um pouco de mel.

Ao se preparar sua infusão, você deve usar cerca de 10 gramas de flores secas para cada litro de água fervente.

4. Kava-Kava

A Kava-Kava (Piper methysticum) é outra erva usada para aliviar o estresse, a ansiedade, a tensão e a insônia. A bebida é preparada com a polpa da raiz da planta e misturada com água ou leite de coco.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de Kava-Kava (3 g).
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • Leite de coco (opcional).

Modo de preparo

  • Ferva a água.
  • Acrescente a Kava-Kava e deixe cozinhar por 5 minutos.
  • Coe e sirva.
  • Adicione um pouco de leite de coco se desejar.

5. Lavanda

A lavanda é uma erva com um aroma delicioso. Por isso, beber sua infusão é muito agradável como ritual para conciliar o sono. Além disso, essa erva é bem conhecida porque ajuda a relaxar o sistema nervoso, por isso tem um efeito sedativo que pode ajudar a adormecer.

A infusão é preparada da mesma forma que nos casos anteriores, e você adicionar mel para deixá-la mais doce.

Nota importante: pessoas com epilepsia não devem consumir essa infusão, nem mulheres grávidas ou lactantes. Por outro lado, essa bebida não deve ser administrada a crianças com menos de 6 anos de idade.

6. Papoula-da-califórnia

A papoula-da-califórnia (Eschscholzia californica) não é um dos soníferos naturais mais populares, mas, mesmo assim, conta com propriedades que podem ser aproveitadas. Tem efeitos sedativos, analgésicos, anti-inflamatórios, vasodilatadores e anti-hipertensivos.

Sua infusão é preparada com o óleo comestível extraído da planta.

7. Erva-cidreira

Infusão de melissa é um sonífero natural
As propriedades da erva-cidreira podem ajudar a relaxar o sistema nervoso para controlar a ansiedade e o estresse.

A erva-cidreira, também conhecida como melissa, (Melissa officinalis) é mais um dos soníferos naturais mais comuns que existem. Tem propriedades relaxantes, antiespasmódicas, sedativas e ansiolíticas.

Pode ser preparada sozinha ou em infusões mistas junto com lavanda e camomila, por exemplo.

O que os especialistas dizem sobre os medicamentos?

Segundo os profissionais do Instituto do Sono, “devemos evitar tomar medicamentos sem prescrição médica. Cada caso deve ser individualizado, avaliando-se os benefícios do tratamento e se é realmente indicado. No Instituto do Sono, procuramos não prescrever soníferos, exceto em casos excepcionais”.

O consumo de soníferos de venda livre é arriscado, por isso o melhor é escolher a opção prescrita pelo profissional (se ele achar adequado) e, ao mesmo tempo, melhorar os hábitos de sono. Portanto, não é aconselhável se automedicar em nenhum caso.

Como podemos dormir melhor?

Como podemos dormir melhor?

Hoje falaremos sobre os efeitos nocivos de um mau descanso na saúde e daremos conselhos para dormir melhor. Confira dicas neste artigo.



  • Medina Ortiz Oscar, Sánchez-Mora Nora, Fraguas Herraez David, Arango López Celso. Valeriana en el tratamiento a largo plazo del insomnio.   [].   [  2018    25] ;  37( 4 ): 614-626. Disponible en: http://www.scielo.org.co/pdf/rcp/v37n4/v37n4a11.pdf
  • Pantoja Prosper Carlos, Rodríguez Sánchez Vivian Zuzel, Páez Ochoa Yaquerine, Rodríguez Hernández Rolando, García Aguilar Guillermo. Efectividad del tratamiento homeopático en pacientes con trastorno del sueño. MEDISAN  [Internet]. 2016  Ago [citado  2018  Oct  25] ;  20( 8 ): 1078-1083. Disponible en: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1029-30192016000800010&lng=es.
  • Sarrais F., de Castro Manglano P.. The insomnia. Anales Sis San Navarra  [Internet]. 2007  [cited  2018  Oct  25] ;  30( Suppl 1 ): 121-134. Available from: http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1137-66272007000200011&lng=en.