Os 4 melhores remédios para aliviar uma infecção na gengiva
É bastante comum as pessoas sofrerem uma infecção na gengiva. Uma das causas desse distúrbio pode ser uma deficiência na higiene bucal.
Um dos principais sintomas é a inflamação. Para evitar que isso aconteça, aqui apresentamos 4 remédios muito eficazes para aliviar infecções na gengiva.
O que é uma infecção na gengiva?
Também conhecida como doença periodontal, é um condição que aparece nas gengivas, seja na parte superior ou inferior. O problema se torna evidente porque ocorre inflamação, que é facilmente perceptível pela vermelhidão.
Existem duas doenças principais por meio das quais a infecção da gengiva se manifesta: gengivite e periodontite.
- A gengivite é uma inflamação visível e reversível. Somente em alguns casos está relacionado a uma infecção. Suas principais causas são geralmente tártaro e cálculo acumulado na boca.
- De acordo com essas informações obtidas pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, a periodontite ocorre quando a gengivite é agravada por não receber tratamento adequado. Quando há periodontite, a inflamação das gengivas consome a raiz do dente, causando sua queda.
Como aliviar uma infecçção na gengiva?
Há uma regra tácita que milhões de pessoas conhecem: para manter a saúde bucal em boas condições, é necessário fazer pelo menos duas limpezas no dentista por ano. A causa de muitas infecções na gengiva é uma produção excessiva de placa e tártaro, o que requer ajuda profissional.
No entanto, tratamentos domiciliares e remédios naturais também são muito eficazes, além de serem recomendados pelos dentistas. Com a aplicação diária de muitos dos remédios preparados em casa, você pode obter um alívio decisivo e permanente.
Abaixo vamos mostrar alguns dos remédios que serão muito úteis para aliviar infecções na gengiva.
1. Enxaguante bucal
O principal objetivo dos enxaguantes bucais é combater a placa bacteriana. O acúmulo da placa é a principal causa do aparecimento de doenças nas gengivas, como a gengivite e a periodontite, sendo este estudo realizado pela Universidade Complutense de Madrid.
É por isso que um dos principais remédios caseiros para combater o problema envolve o uso de enxaguante bucal. Abaixo, contamos em detalhes como fazer.
Ingredientes
- 2 colheres de sopa de enxaguante bucal (30 ml)
- 1 colher de sopa de água (15 ml)
- Sal (a gosto)
O que fazer?
- Coloque num recipiente uma pequena quantidade de enxaguante bucal e o dilua com algumas gotas de água, mas sem que seja a mesma quantidade.
- Você pode aumentar a intensidade da mistura com uma pequena colher de sal.
- Quando todos os ingredientes estiverem misturados, você só terá que fazer bochechos, de preferência depois de cada refeição.
2. Bicarbonato de sódio
Para manter a higiene bucal, o bicarbonato é uma grande ajuda. Existem muitos remédios naturais que são feitos com base em bicarbonato de sódio, portanto, para aliviar infecções na gengiva, também é bastante eficaz.
No entanto, tenha cuidado, pois essa substância pode ser abrasiva para o esmalte, segundo informações obtidas pela Clínica Dentária San Gregorio. Também enfatiza-se que não existem estudos suficientes para garantir que o bicarbonato seja mais eficaz do que um dentifrício comum.
Ingredientes
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (9 g)
- 1 colher de chá de água (5 ml)
O que fazer?
- Essa receita é muito simples, porque você só tem que pegar o pó de bicarbonato de sódio e misturá-lo com um pouco de água até obter uma pasta levemente compacta.
- Em seguida, aplique nas gengivas inflamadas por alguns minutos e depois enxágue.
3. Purê de batatas
As batatas são muito nutritivas, saborosas e fáceis de cozinhar. No entanto, poucos conhecem as propriedades curativas desse tubérculo.
Uma das maneiras de usá-la é preparando um purê de batata caseiro. Este estudo, realizado pela SRM Dental College em Chennai (Índia), afirma que uma solução de batata com água oxigenada pode funcionar como branqueador dental.
Ingredientes
- 2 batatas
- ½ copo de água quente (100 ml)
- 1 colher de chá de sal (5 g)
O que fazer?
- Descasque e corte as batatas em fatias.
- É aconselhável mantê-las cruas, para que você possa adicionar um pouco de água quente e esmagá-las até obter um tipo de purê de batatas cruas.
- Em seguida, adicione sal a gosto e coloque nas gengivas inflamadas, deixando agir durante meia hora.
4. Infusão com mel
Por fim, os chás podem ajudar a acelerar a cura de qualquer condição. No caso das gengivas inflamadas, um chá quente com mel pode ser útil, principalmente se for mantido por alguns segundos nas gengivas.
O mel, como afirma este estudo da Universidade da Frontera em Temuco (Chile), possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
Ingredientes
- 1 saquinho de chá
- 1 colher de chá de mel (7,5 g)
- 2 colheres de chá de ervas aromáticas (10 g)
- 1 xícara de água (250 ml)
O que fazer?
- Aqueça a água e adicione o saquinho de chá para fazer a infusão.
- Ao removê-lo, é aconselhável incluir uma colher de chá de mel e, se desejar, algumas folhas de ervas aromáticas.
- Deixe esfriar e beba, mantendo-a por alguns segundos dentro da boca, para aliviar as gengivas inflamadas.
As infecções nas gengivas são um problema que aflige milhões de pessoas em todo o mundo. Se forem tratadas precocemente, provavelmente não levarão a complicações sérias.
Se formos constantes, os remédios caseiros podem ser nossos melhores aliados.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- De Vries, K. (2015). Gingivitis. Australian Journal of Pharmacy. https://doi.org/10.1111/j.1600-051X.1986.tb01471.x
- Niemiec, B. A. (2013). Periodontitis. In Veterinary Periodontology. https://doi.org/10.1002/9781118705018.ch5
- Kenny, O. M., McCarthy, C. M., Brunton, N. P., Hossain, M. B., Rai, D. K., Collins, S. G., … O’Brien, N. M. (2013). Anti-inflammatory properties of potato glycoalkaloids in stimulated Jurkat and Raw 264.7 mouse macrophages. Life Sciences. https://doi.org/10.1016/j.lfs.2013.02.006
- Montero Arratibel, A. (2017). Periodontitis: aportaciones de las plantas medicinales en su control. https://eprints.ucm.es/id/eprint/56461/1/ANDONI%20MONTERO%20ARRATIBEL.pdf
- Oliva-Mella, P. F., & Smith-Stefó, C. (2018). Utilización del Colutorio de Aloe Vera en el Control de la Gingivitis en Pacientes Adultos: Un Estudio Preliminar. International journal of odontostomatology, 12(3), 320-326. https://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-381X2018000300320
- Ruiz Caubín, A. F., Ruiz Caballero, J. A., Brito Ojeda, M. E., & Navarro García, R. (2012). Aplicaciones terapéuticas del Aloe Vera. Canarias médica y quirúrgica. https://accedacris.ulpgc.es/bitstream/10553/7903/2/0514198_00027_0009.pdf
- Saquib, S. A., AlQahtani, N. A., Ahmad, I., Kader, M. A., Al Shahrani, S. S., & Asiri, E. A. (2019). Evaluation and comparison of antibacterial efficacy of herbal extracts in combination with antibiotics on periodontal pathobionts: An in vitro microbiological study. Antibiotics, 8(3), 89. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31266146/