O que é ortodontia invisível?

13 de abril de 2020
A ortodontia invisível é uma das formas mais inovadoras desse tipo de procedimento. Ela tem uma preocupação maior com a estética do que o tratamento convencional com bráquetes. Saiba mais detalhes a seguir.

Ortodontia invisível é o tratamento ortodôntico que utiliza dispositivos que geralmente não são vistos a olho nu. É uma forma inovadora desse tipo de procedimento, que tem uma preocupação maior com a estética, porque é mais bonito do que os arcos e bráquetes que costumam cobrir boa parte dos dentes. Mas, do que se trata? Quais são as suas vantagens? Saiba mais a seguir!

O que é ortodontia?

A ortodontia é um ramo da odontologia responsável pelo estudo, prevenção e tratamento de anomalias no tamanho, posição e forma das estruturas maxilofaciais.

O objetivo desta especialidade é corrigir essas alterações para, assim, alcançar um estado ideal de saúde bucal, uma harmonia no sorriso e o correto alinhamento dos dentes.

Normalmente, na ortodontia, diferentes tipos de aparelhos ortodônticos são usados ​​para corrigir os dentes. Os mais usados ​​são os bráquetes. Trata-se de estruturas metálicas ou cerâmicas que são coladas nos dentes em uma posição correta.

Neles, são colocados diferentes tipos de arcos de muitas espessuras. Esses arcos movem os dentes, gerando forças de atrito com os bráquetes.

Graças aos avanços científicos, a ortodontia mudou muito e esses mesmos movimentos podem ser obtidos com o uso de dispositivos invisíveis que se encaixam nos dentes, ficando praticamente imperceptíveis.

Mulher no dentista
O tratamento ortodôntico ajuda a corrigir as alterações das estruturas maxilofaciais.

O que é ortodontia invisível?

É um tratamento ortodôntico realizado usando dispositivos invisíveis chamados alinhadores. Para planejar esse tipo de tratamento, precisamos de alguns modelos 3D virtuais, e também de uma simulação virtual de como os dentes se moverão em cada etapa do tratamento.

Os alinhadores são feitos de plástico termoformado, com aproximadamente 0,5 mm de espessura, que dificilmente podem ser vistos a olho nu. Para ajudar no movimento dos dentes, além da colocação dos alinhadores, algumas bolinhas de material transparente também são colocadas nos dentes.

Estas ajudam os outros dispositivos fixados nos dentes a executar os movimentos para os quais foram planejados. Os alinhadores precisam ser trocados a cada 10 ou 15 dias. Além disso, o tratamento é de 4 meses a 2 anos, dependendo do grau de correção de que cada paciente precisa.

É importante saber que nem todos os problemas podem ser resolvidos com esse tipo de ortodontia. Esta ortodontia é indicada para quando há necessidade de pequenos movimentos, giroversões dentárias, etc. Para tratamentos mais intensos, o mais apropriado é a ortodontia órtese.

Você pode se interessar: Remédios naturais para as gengivas inflamadas

Vantagens da ortodontia invisível

  • É um tratamento muito mais agradável esteticamente.
  • Evita o atrito e feridas que podem ser provocadas pelos aparelhos e arcos da técnica ortodôntica convencional. Portanto, é um tratamento mais confortável para o paciente.
  • Permite uma melhor higiene. Algumas das estruturas podem ser removidas e, assim, a escovação é otimizada. Sabemos que a escovação com bráquetes é mais difícil; ela favorece o acúmulo de placa próxima à gengiva, causando gengivite e, em muitos casos, uma inflamação.
  • Estes aparelhos ortodônticos são fabricados por meio de um molde da boca do paciente, para que o tratamento seja totalmente personalizado.
  • Ao permitir uma melhor higiene, você corre menos risco de desenvolver uma cárie dentária, gengivite, placa e assim por diante.
  • Para pequenos movimentos, é possível obter resultados iguais aos da ortodontia convencional; em alguns casos, até mesmo em menos tempo do que o tratamento com bráquetes.
Aparelho invisível
A ortodontia invisível chama a atenção porque é mais preocupada com a estética do que o tratamento com bráquetes.

Desvantagens da ortodontia invisível

  • Os dispositivos removíveis devem ser usados por pelo menos 20 horas por dia para que possam surtir o efeito desejado, sendo retirados apenas para se alimentar e escovar os dentes.
  • Se o aparelho não for usado pelo tempo necessário diariamente, o tratamento será prolongado e a situação poderá piorar.
  • Pacientes com bruxismo podem desgastar o aparelho e estes precisarão ser trocados com mais frequência.
  • O tratamento com o aparelho da ortodontia invisível envolve um custo mais alto do que o tratamento com bráquetes.

Descubra: O que é e como tratar um abscesso dentário?

Este tratamento pode ser realizado em crianças e adultos. Deve-se sempre levar em consideração que a ortodontia é um tratamento secundário a outras patologias orais, ou seja, tratamentos como obturações, limpeza, endodontia e outros problemas de saúde bucal devem ser realizados primeiro.

Em resumo

A ortodontia invisível com alinhadores dentários é o tratamento mais inovador neste ramo da odontologia. Ela nos permite alcançar nossos objetivos e pode garantir ao paciente a máxima estética e conforto.

Graças à previsão do tratamento usando o software 3D, o resultado pode ser muito mais preciso, controlando com mais detalhes a evolução do paciente.

  • Anbuselvan GJ, Karthi M, Raja S, Prabhakar K, Mahabob MB. Advancement of orthodontic and craniofacial research sites in the last three decades. J Pharm Bioallied Sci. 2012;4(Suppl 2):S283–S284. doi:10.4103/0975-7406.100273
  • Kumar, K., Bhardwaj, S., & Garg, V. (2018). Invisalign: A Transparent Braces. Journal of Advanced Medical and Dental Sciences Research. https://doi.org/http://dx.doi.org/10.21276/jamdsr
  • AH Ali, S. A., & Miethke, H. R. (2017). Invisalign®, an innovative invisible orthodontic appliance to correct malocclusions: advantages and limitations. Dental Update. https://doi.org/10.12968/denu.2012.39.4.254
  • Malik, O. H., McMullin, A., & Waring, D. T. (2013). Invisible orthodontics part 1: invisalign. Dental Update.
  • McMullin, A., Waring, D. T., & Malik, O. H. (2017). Invisible orthodontics part 2: lingual appliance treatment. Dental Update. https://doi.org/10.12968/denu.2013.40.5.391
  • Waring, D. T., McMullin, A., & Malik, O. H. (2017). Invisible orthodontics part 3: aesthetic orthodontic brackets. Dental Update. https://doi.org/10.12968/denu.2013.40.7.555