O lado obscuro de 8 produtos naturais
Revisado e aprovado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Os produtos naturais tendem a ter mais vantagens do que desvantagens. No entanto, eles não estão isentos de ter um lado obscuro. Embora seja normal cometer erros porque temos confiança em excesso, devemos nos informar melhor sobre as propriedades dos produtos antes de usá-los ou consumi-los.
O lado obscuro de 8 produtos naturais
1. O gelo
Os extremos não são bons. E, embora se acredite que o gelo é bom para o cuidado da pele (principalmente porque ajuda a fechar os poros), a verdade é que os especialistas dizem que não deve abusar dos extremos de temperatura.
O lado negro da aplicação de gelo na pele é que ele pode secá-la e quebrá-la, ao retirar a sua camada de gordura natural. Então evite usar o gelo diretamente sobre a pele. Se usar como uma compressa, embrulhe com um pano de algodão fino.
Uma das razões mais importantes para não fazê-lo é o fato de que o frio extremo do gelo pode irritar a derme e causar vermelhidão.
O frio do gelo não deixa a pele mais suave e saudável. É muito útil para aliviar a dor e reduzir a inflamação, mas, por outro lado, a aplicação de gelo na pele de forma recorrente pode ajudar os poros a fechar, com todas as impurezas. Isso pode provocar, como consequência, que a ação de outros produtos seja minimizada ou inibida.
A solução para conseguir uma pele perfeita não está no uso exclusivo do gelo, mas estar atentos ao nosso tipo de pele, fatores externos e para tentar manter a circulação ativa.
Leia também: Colocar gelo nas bebidas faz mal?
2. Azeite de Oliva
O azeite de oliva é um produto com múltiplas propriedades benéficas, mas também tem um lado obscuro. Deve ter cuidado especialmente quando usar diretamente na pele ou no cabelo.
Por quê? Porque podemos favorecer a produção de gordura e tornar a sujeira mais difícil de remover no duche. Por outro lado, pode ser prejudicial para aquelas peles que tendem a acne.
3. Aloe vera
Embora seja a planta mais popular no mundo dos cosméticos e cuidados com o corpo, seu uso pode ser contraproducente. Embora seja um excelente hidratante, se aplicado na pele e exposto ao sol, ele pode fazer com que a derme se queime mais facilmente.
Por outro lado, o aloe vera pode aumentar a formação de cistos e acúmulo de sujeira na pele. Especialmente naquelas pessoas com tendência à acne. Embora seja verdade que o aloe vera cicatriza, isso não significa que deva ser usado em qualquer tipo de pele, aleatoriamente.
4. Cítricos
Esfregar um limão diretamente sobre a pele pode causar efeitos adversos se não tomarmos as precauções necessárias. A questão é que, se você usa um citrino não diluído, pode irritar a pele e gerar novas manchas se nos expomos ao sol imediatamente após sua aplicação.
Para ser benéfico para a pele, deve ser aplicado diluído em água. À noite, quando a pele não está exposta ao sol, caso contrário, pode manchar a pele ainda mais. Este é o lado obscuro do uso de cítricos para cuidados com a pele.
Visite este artigo: Óleo nutritivo de coco e cítricos para uma pele mais macia, iluminada e sem manchas
5. Sal
Embora seja verdade que o sal pode ser um excelente esfoliante natural, devemos ter cuidado porque também é um produto excessivamente abrasivo para a nossa pele. Verificou-se que a esfoliação da pele com sal produz micropartículas e, portanto, causa irritação e infecções. Por isso, é recomendável usar café moído ou açúcar.
6. Tomate
Muitas vezes falamos sobre os benefícios de esfregar o tomate diretamente em nossa pele, mas a verdade é que essa fruta tem seu lado obscuro. Deve-se ter em mente que o tomate tem um alto índice de acidez e, portanto, pode ser muito agressivo para o pH da pele.
A forma correta de usá-lo e se beneficiar de suas propriedades é misturá-lo com produtos que reduzem sua acidez e o neutralizam, como o iogurte.
7. Óleo de amêndoa
O óleo de amêndoa é caracterizado por ser o mais versátil em cosméticos. Ele pode ser usado para remover estrias, hidratar a pele, reparar cabelos, etc., mas também tem um lado obscuro.
Para começar, não deve ser usado durante o dia, pois pode manchar a pele. Também não é recomendado para a pele oleosa ou fina.
8. Rosa Mosqueta
Foi demonstrado que o óleo de rosa mosqueta tem propriedades curativas e regenerativas, mas você tem que ter muito cuidado porque não é recomendado para eliminar marcas de acne.
E no caso de você ter pele oleosa, que é o tipo de pele que também geralmente sofre dessa doença, pode causar o efeito oposto, ou seja, pode causar mais pápulas.
Se você tem pele oleosa e quer eliminar marcas de acne, opte por tratar essas marcas de acne residuais com óleo de jojoba e produtos com vitamina C.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.