Por que nascem as verrugas?

Ainda que na maioria dos casos elas não costumem ser perigosas, certamente não são agradáveis. Para eliminá-las, podemos optar por tratamentos médicos como a crioterapia ou por tratamentos tradicionais, que podemos fazer em casa.
Por que nascem as verrugas?
Maricela Jiménez López

Revisado e aprovado por a médica Maricela Jiménez López.

Última atualização: 01 outubro, 2022

As verrugas são um tipo de lesão cutânea que ocorre de muitas formas e em diferentes partes do corpo. Embora não sejam geralmente perigosas e incomodem por uma questão estética, convém observá-las e tratá-las quando estiverem dolorosas ou localizadas em áreas sensíveis.

Explicaremos a seguir como elas nascem e como alguns remédios naturais muito eficazes podem ajudam a eliminá-las.

Em alguns casos, deve-se consultar um dermatologista para examinar e decidir sobre o tratamento, após considerar os seguintes sinais:

  • Infecção ou sangramento da verruga
  • Dor
  • Verrugas na região genital ou anal
  • Diabetes ou AIDS
  • Mudanças de cor ou aparência
  • Dificuldade persistente para eliminá-la

Se o médico decidir removê-las, a crioterapia será sempre o tratamento mais eficaz e menos agressivo que o nitrato de prata. Em raros casos, pode-se recomendar a remoção por cirurgia.

Vale lembrar que as verrugas podem ser contagiosas entre pessoas e na mesma pessoa, afetando principalmente crianças e adolescentes.

O papilomavírus

Verruga

A causa do aparecimento das verrugas é o papilomavírus humano, dos quais existem 70 subtipos. Este vírus promove a rápida multiplicação de células da pele, causando tumores benignos não graves, mas contagiosos e irritantes.

Se a causa for um vírus, é sinal de que a pessoa tem baixa imunidade e que não foi capaz de combater o vírus, que está latente e pode aparecer a qualquer momento que nossas defesas se debilitam, permitindo novas verrugas. É por isso que as verrugas reaparecem.

Recomenda-se, portanto, além de exame e tratamento, fortalecer o sistema imunológico. A adoção de uma boa alimentação, estilo de vida saudável, atividades físicas e abstinência de hábitos nocivos pode ser complementada com tratamento com equinácea duas vezes ao ano.

Esta erva é um excelente restaurador de defesas, mas deve ser tomada por determinados períodos e com pausas para que continue a fazer efeito.

Echinacea purpurea - roter Sonnenhut Bluehende Pflanze.; Echinacea purpurea - purple coneflower, flowering Plant.; Echinacea purpurea - roter Sonnenhut, BlŸhende Pflanze.; Echinacea purpurea - purple coneflower, flowering plant.; Purple Coneflower - Echin

Como a tomamos?

  • Tome durante três meses. Pare por quinze dias e depois volte a tomar por um mês.
  • Dose de manutenção: Tome 2,5 g/dia.
  • No caso de um sistema imunitário muito baixo, com infecções recorrentes, tome 5 g por dia.
  • Se a infecção aumentar, dobre ou triplique a dose diária de manutenção até reduzir a infecção.
  • Se infecção persistir, mantenha uma dose alta (5-7 g/dia) até o desaparecimento total e depois volte para a dose normal.

Seu consumo é proibido para crianças menores de três anos e deve-se considerar que a planta interage com a cafeína e os imunossupressores. Pessoas alérgicas a margaridas devem tomar cuidado.

Remédios naturais para eliminar as verrugas

Além do tratamento médico e fortalecimento do sistema imunitário, existem alguns antigos remédios para eliminar as verrugas.

Leite de figo verde

Quando coletamos diretamente figos da figueira, podemos observar que do caule emerge uma espécie de leite branco cremoso. Aplique uma gota deste líquido diretamente sobre a verruga e repita várias vezes ao dia. Esta substância queimará as verrugas.

as verrugas

Alho

O alho é um remédio multifuncional. Tomá-lo no seu estado natural aumentará as suas defesas. Uma boa opção seria fazer a cura tibetana do alho, uma forma de aumentar consideravelmente suas propriedades medicinais.

Você também pode aplicar diretamente uma fatia sobre a verruga, cobrindo-a com esparadrapo. Troque a cada 12 horas até o desaparecimento da verruga.

Celidônia maior

Esta planta elimina verrugas e pequenas acumulações de sebo. Pique um galho no pilão e aplique sobre a verruga, cobrindo com fita adesiva. Deixe por meia hora (tempo necessário para secar), uma vez ao dia. Lave bem as mãos após o uso.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.