Mulher vende óvulos para conseguir liquidar dívidas com a faculdade: “Não tive escolha”
Atualmente, embora a educação seja obrigatória e gratuita em muitos países, em outros a história é diferente. Assim, ao querer continuar subindo de nível educacional, os alunos se deparam com muitos obstáculos, sendo o econômico um dos principais.
Esse foi o caso de Kassandra Jones, uma nova-iorquina de 28 anos. Ela é uma das muitas mulheres que recorreram à venda de seus óvulos para quitar uma dívida alta.
Kassandra disse que as dívidas com a faculdade a estavam impedindo de dormir e que ela sentia que não havia mais luz no fim do túnel, até ouvir suas amigas comentando sobre a doação de óvulos. Algumas delas estavam fazendo as doações também para arcar com os custos dos estudos, então ela resolveu seguir o mesmo caminho.
Ela tinha mais de US$ 24.000 em dívidas da faculdade, algo que não poderia sustentar nem com três empregos. Assim, as cinco rodadas de doação de óvulos permitiram que ela levantasse US$ 50.000 com os quais poderia pagar seu mestrado em nutrição.
“Ouvir esse montante em voz alta me tira o fôlego. Eu realmente não tinha outra escolha”, explicou a jovem.
Apesar dos riscos à saúde que isso pode causar, além de uma possível infertilidade, a jovem explicou que agiu por “desespero”, pois se sentia muito “sobrecarregada”.
“Todo o processo em si exigiu muito trabalho. Tive que aprender a me dar injeções. Havia muita pressão e inchaço na parte inferior do meu abdômen, dores de cólicas que me dificultavam andar, ficar em pé, sentar ou rir”, disse.
Muitas pessoas do seu círculo próximo criticaram sua decisão, mas ela defende que os jovens estão desamparados em relação às dívidas e que não há opções para pagá-las.
“As pessoas da minha idade entendem isso. Elas entendem completamente a situação e estão igualmente irritadas com a forma como nosso sistema educacional e o falso governo nos auxiliam.”
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.