Mohamed Salah: a dieta rigorosa e o treinamento da estrela do Liverpool

O atacante egípcio do Liverpool não só tem um físico invejável, mas também é um artilheiro e pilar da seleção de seu país. Descubra suas rotinas aqui.
Mohamed Salah: a dieta rigorosa e o treinamento da estrela do Liverpool
Leonardo Biolatto

Escrito e verificado por médico Leonardo Biolatto.

Última atualização: 31 maio, 2024

Mohamed Salah completou 31 anos em 2023 e apresenta uma figura física baseada na alimentação e no treinamento. O jogador de futebol egípcio, atualmente atacante do Liverpool, sempre aparece em suas redes sociais ostentando um abdômen marcado. Como ele mantém essa forma?

Porque não se trata apenas de estética. Há um desempenho notável no atleta que soma 7 títulos e 198 gols marcados pelo clube inglês, além da honra de ter sido selecionado para integrar a seleção do seu país.

A técnica nem sempre foi a mesma para Mohamed Salah, que em algumas ocasiões referiu como modificou a sua dieta e treino para estar à altura da situação. Assim, com base nas suas declarações, veremos qual é o plano dessa estrela do Liverpool.

Dieta de Mohamed Salah

A nutrição é fundamental no esporte. A tal ponto que a especialidade da nutrição esportiva ocupa um lugar cada vez maior nas disciplinas profissionais. Os clubes destinam parte de seu orçamento para formar equipes que elaboram dietas especiais para seus jogadores.

Da mesma forma, figuras da estatura de Mohamed Salah seguem simultaneamente uma dieta e treino particulares que derivam de profissionais contratados a título pessoal. Por isso o egípcio afirmou que sua nutricionista permite que ele coma bastante variedade, já que seu percentual de gordura corporal é baixo.

Esse valor é fundamental na elaboração de planos nutricionais para esportes. Na verdade, hoje em dia é difícil um atleta não ter sido estudado com técnicas de bioimpedância, que consiste em balanças tecnológicas que estabelecem o percentual de gordura corporal, além de músculo e água.

Como estimativa, uma pessoa com as demandas de Mohamed Salah, por volta dos 30 anos, deveria ter menos de 12% de gordura corporal. Se for mantido o treino contínuo, esse valor permite uma dieta mais relaxada que não se refletirá num aumento perceptível do peso total.

Balanço de bioimpedância.
As balanças de bioimpedância não registram apenas o peso corporal total, mas também as porcentagens dos tecidos.

As refeições diárias do jogador de futebol

Como sabemos pelas suas declarações, Mohamed Salah come frequentemente paratha no café da manhã. Paratha é um pão de origem oriental feito com farinha de trigo integral e óleo vegetal de canola. Uma porção fornece apenas 56 quilocalorias, principalmente derivadas de carboidratos.

Frutas e um copo de leite acompanham essa primeira refeição do dia para que seja complementada a contribuição de fitonutrientes e proteínas de alto valor biológico.

Para o almoço, a estrela do Liverpool baseia seus pratos em esquemas nutricionais clássicos para esportes de alto rendimento. Portanto, o frango é a carne por excelência.

A carne de frango é uma fonte de proteína adequada para acompanhar treinos intensos. Possui 22 gramas de proteína por 100 gramas de produto, o que contribui para a reparação dos tecidos e o aumento do tamanho das fibras, fornecendo ao corpo a matéria-prima para ambas as tarefas.

A sobremesa de Mohamed, depois da porção proteica, é o iogurte. Dessa forma, seu corpo recebe probióticos e a saúde digestiva é fortalecida.

O jantar é com legumes assados quando ele está longe do Egito. Também opta por saladas e sucos de frutas sem açúcar. Mas nas temporadas livres ele aproveita para se deliciar com kushari, principalmente quando vai de férias ao seu país.

Esse prato típico egípcio é uma ótima mistura de lentilhas, grão-de-bico, macarrão e arroz. É coberto com alho e molho de tomate rico em especiarias. Como ele mesmo revelou:

Quando volto ao Egito, ligo para meu amigo no aeroporto para comprar kushari para comermos no carro. Coloco meu moletom, entro no carro e como imediatamente.

~ Mohammed Salah ~

O treinamento de Mohamed Salah

O rendimento de Mohamed Salah em campo não se deve apenas à alimentação. O jogador também segue uma rotina rígida de treinamento. E para isso é preciso acordar cedo, para que o dia seja aproveitado ao máximo.

A calistenia e o uso de pesos após o café da manhã são a norma. No entanto, não se exige em excesso. Ele dedica cerca de 2 horas à recuperação muscular com descanso, natação suave ou ioga.

Quebras na rotina são fundamentais, embora muitos tendam a ignorá-las. O corpo precisa reparar as quebras de fibras que ocorrem quando fazemos um esforço. Sem essa cura, não há crescimento de massa muscular, por exemplo.

A academia do Liverpool é o segundo lugar de treinamento. Nem todos os jogadores a usam, mas Salah sim. Dessa forma, ele chega às sessões de treinamento com o resto da equipe já tendo passado por duas modalidades de exercício.

À tarde, ele volta a nadar e complementa com atividades de baixo impacto para as articulações. Dessa forma, protege as extremidades de possíveis lesões por uso excessivo.

O que o jogador de futebol faz no Ramadã?

Ramadã é o nome dado ao nono mês do calendário muçulmano. Para quem pratica essa fé, como Salah, ele é sagrado e envolve a realização de práticas como jejum e suspensão de atividades.

Nem sempre cai nas mesmas datas. No ano de 2022, por exemplo, foi comemorado entre 1º e 30 de abril.

Para tentar se ajustar a esses critérios de fé, Mohamed Salah muda sua rotina e seus horários. Ele consegue acordar mais cedo, quando ainda está escuro, para praticar seus exercícios e depois respeitar a suspensão das atividades que começa do nascer ao pôr do sol.

Mês do Ramadã.
O Ramadã é um mês especial para a fé muçulmana. Os crentes devem adaptar as suas rotinas para cumprir certos preceitos.

Jogador de futebol de elite com planos de elite

A dieta e o treinamento de Mohamed Salah são projetados para ter um desempenho do mais alto nível. Jogar por um clube da estatura do Liverpool não pode ser encarado levianamente.

É bom conhecer suas rotinas para pegar alguns elementos e aplicá-los no nosso dia a dia. Mas saiba que o apoio de um treinador profissional e de um nutricionista faz a diferença.

Enquanto isso, o egípcio deslumbra a todos com sua capacidade de fazer gols e seu físico invejável. Ainda veremos mais conquistas suas daqui para frente.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Lagunes Carrasco, José Omar, et al. “Comparación de la grasa corporal a través de dos métodos de medición en futbolistas.” Revista de Técnicas de Enfermería 2.4 (2018): 7-13.
  • Dattilo, Murilo, et al. “Sleep and muscle recovery: endocrinological and molecular basis for a new and promising hypothesis.” Medical hypotheses 77.2 (2011): 220-222.
  • Hawley, Christopher J., et al. “Overtraining syndrome: a guide to diagnosis, treatment, and prevention.” The Physician and sportsmedicine 31.6 (2003): 25-31.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.