12 mitos e verdades sobre pintar os cabelos
Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já pensou em colorir os cabelos. Seja para cobrir os fios brancos que aparecem com o tempo ou mesmo para mudar radicalmente o visual com uma cor bem diferente da natural. Contudo, muita gente acaba ficando com medo devido aos diversos mitos e verdades sobre pintar os cabelos.
A coloração, por exemplo, vem carregada de muitas informações erradas ou exageradas. E isso é um fator que acaba desencorajando muitas pessoas de fazer o procedimento, com medo de estragar os cabelos e não gostar do resultado. Mas a verdade é que é, sim, possível colorir as madeixas e mantê-las bonitas e saudáveis.
12 mitos e verdades sobre pintar os cabelos
Nesse sentido, e para acabar com a desinformação sobre o assunto, trazemos para você os principais mitos e verdades sobre pintar os cabelos para que você possa decidir sem medo e arrasar com um novo cabelo.
1. Devemos deixar o cabelo sem lavar alguns dias antes de pintar
Verdade. Sim, é muito indicado deixar os cabelos sem lavar alguns dias antes da coloração. Isso porque os óleos naturais do couro cabeludo agem protegendo os fios durante a coloração. Aliás, eles reduzem consideravelmente a sensação de irritação no couro cabeludo durante o procedimento de coloração.
2. Clarear os fios é mais difícil do que escurecer
Também é verdade! No caso, a tinta de cabelo só consegue clarear até três tons. Então, para chegar a um tom muito mais claro, dependendo da cor dos fios, será necessário passar por uma descoloração para remover os pigmentos naturais do cabelo. Contudo, quando o intuito é escurecer o cabelo, o processo é muito mais simples e menos danoso.
E quanto à quantidade de dias sem lavar o cabelo, isso vai depender do seu tipo de fio, mas de modo geral, a recomendação é não lavar o cabelo de 24 a 48 horas antes do procedimento.
3. A coloração agride os fios
Verdade! A coloração tende a agredir a saúde dos fios, até porque estamos falando de um processo químico que muda a estrutura do cabelo. Desse modo, acaba enfraquecendo-a.
Mas calma, isso não é um fator determinante para você desistir. Para lidar com essa questão, existem diversos tratamentos como reconstruções, hidratações e nutrições que têm a finalidade de preparar o cabelo para evitar maiores danos.
4. É preciso reparar o cabelo depois da coloração
Verdade! Por mais que seja usado um produto de qualidade e o procedimento seja feito com um profissional qualificado, as alterações químicas acabam danificando o cabelo. Sendo assim, após a coloração, os fios ficam mais elásticos e fragilizados e por isso é necessário devolver os nutrientes perdidos durante a coloração. Portanto, é preciso reparar o cabelo com máscaras hidratantes e reconstrutoras no dia a dia.
5. Usar xampu para cabelos tingidos não funciona
Mito! Muito pelo contrário, para quem tem os cabelos coloridos, usar xampus e outros produtos próprios para fios tingidos é fundamental para manter a cor do cabelo. Isso porque esses produtos específicos para cabelos coloridos ajudam a manter os pigmentos por mais tempo nos fios, além, é claro, de ajudar nos cuidados com os fios tingidos.
6. Cabelo virgem é mais fácil de colorir
Verdade! Até porque coloração não clareia coloração. Então, no caso de um cabelo que já foi colorido, só será possível clarear caso se faça uma decapagem, que é a remoção dos pigmentos colocados pela coloração existente no cabelo.
7. Decapagem é melhor do que descoloração
Depende! Isso porque se trata de dois procedimentos distintos. Enquanto a decapagem age retirando os pigmentos artificiais do cabelo com coloração, a descoloração é feita para remover os pigmentos naturais do fio virgem. Sendo assim, se você já tem o cabelo pintado e quiser mudar de cor, o mais recomendado é fazer a decapagem para tirar a cor anterior.
8. Quanto mais tempo a tinta ficar no cabelo mais intensa será a cor
Mito! Essa ideia na verdade se baseia mais pelo senso comum de que deixar um produto agindo por mais tempo melhorará o resultado. Na verdade, a tintura deve ser deixada no cabelo apenas o tempo indicado na embalagem do produto.
Deixá-la por mais tempo que o recomendado não vai produzir uma cor mais viva, podendo até agredir mais os fios. Além disso, tirar o produto antes do intervalo recomendado também não é indicado. O certo é seguir as instruções do fabricante.
9. Qualquer tinta cobre fios brancos
Depende! No caso de quem quer apenas cobrir poucos fios brancos, mantendo um visual mais natural, o tonalizante pode ser a melhor opção. Contudo, se a pessoa tem mais de 40% dos cabelos brancos e deseja cobrir 100%, o mais indicado é usar a tinta permanente, que oferece uma cobertura completa.
10. Não é recomendado fazer alisamento e tingir no mesmo dia
Verdade! Não que não possa fazer os dois procedimentos no mesmo dia, mas nesse caso o resultado não será o melhor possível. Na verdade, o recomendo é fazer os dois procedimentos em datas alternadas, mantendo um intervalo entre ambos.
Aliás, alguns dos produtos usados nesses procedimentos são incompatíveis e podem acabar danificando o cabelo e levando até ao “corte químico”, ou seja, a queda brusca dos fios. Na maioria dos casos, isso acontece devido à combinação de alisamento e colorações ou descolorações. Então, o melhor é se informar com seu profissional antes de qualquer coisa.
11. Banho de piscina pode deixar o cabelo verde
Verdade! Quem tem o cabelo loiro claro deve tomar muito cuidado, especialmente no verão. Isso porque, além de o sal do mar ser prejudicial aos cabelos, a piscina também pode trazer problemas para o cabelo tingido. O sulfato de cobre, que é usado no tratamento da água, pode fazer com que os fios loiros fiquem com um tom esverdeado.
Sendo assim, a dica para evitar que isso aconteça é usar produtos como cremes com filtro solar ou específicos para piscina.
12. Não se pode pintar o cabelo durante a gravidez
Depende! Todo mundo já ouviu falar isso alguma vez na vida. O fato é que até as primeiras 16 semanas de gestação, os médicos não recomendam que a mulher pinte o cabelo. Isso porque a região do couro cabeludo é muito vascularizada, e pode facilitar a entrada de substâncias tóxicas na corrente sanguínea.
No entanto, depois dos três meses já é mais tranquilo fazer isso. Mas, ainda assim, é recomendado usar produtos menos agressivos, como tinturas não permanentes e sempre consultar previamente seu médico.
Com informações de Área de Mulher.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.