Logo image
Logo image

Misture estes três ingredientes e aplique no seu cabelo. Você vai se surpreender!

4 minutos
A canela repara o cabelo danificado e seco e estimula o seu crescimento. Graças a suas propriedades antibacterianas, ela ajuda a acabar com problemas como os fungos e a caspa.
Misture estes três ingredientes e aplique no seu cabelo. Você vai se surpreender!
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez

Última atualização: 23 agosto, 2022

Ter o cabelo saudável e bonito é um grande objetivo das mulheres. Todos os dias temos que dar a ele diferentes cuidados com o fim de estimular seu crescimento, fortalecimento e eliminar todas as impurezas que vão se acumulando devido à exposição aos agentes contaminantes do ambiente.

No mercado existem diferentes produtos e tratamentos para melhorar a sua saúde, evitar a queda e fortalecer o cabelo para que ele fique abundante e saudável. No entanto, a maioria dos efeitos varia de pessoa para pessoa e nem em todos os casos eles cumprem com as expectativas desejadas.

Por isso, muitas pessoas estão buscando tratamentos alternativos para reparar e nutrir o cabelo com o fim de embelezá-lo sem a necessidade de investir grandes quantias de dinheiro.

Conheça: 6 remédios caseiros para combater a aparição precoce dos cabelos brancos

Hoje vamos compartilhar uma receita incrível que, com apenas 3 ingredientes, faz um tratamento muito poderoso para cuidar dos seus fios e melhorar a sua aparência.

Em que consiste o tratamento?

Esta alternativa natural para conseguir uma juba espetacular consiste em aproveitar os benefícios de ingredientes como a canela e o mel. Durante anos estes dois elementos foram usados pela indústria para a elaboração de muitos dos produtos comerciais.

Benefícios da canela

Some figure

A canela é conhecida por ser aromática e saudável, ideal para incluir em receitas e remédios que têm como finalidade melhorar a saúde e prevenir doenças.

O que muitas pessoas não sabem é que ela atua como estimulante capilar, que contribui para acelerar o crescimento dos fios graças às suas enzimas, vitaminas e compostos antioxidantes.

Entre os seus benefícios, também podemos encontrar:

  • Limpa o couro cabeludo, contribuindo para manter o bom estado dos folículos capilares.
  • Tem propriedades antibacterianas, antissépticas e antivirais, que ajudam a evitar problemas no couro cabeludo, como os fungos ou a caspa.
  • Ajuda a clarear os fios, em especial das pessoas que tem a cor castanha.
  • Contribui para reparar o cabelo danificado e ressecado.

Benefícios do mel

Some figure

O mel é um dos ingredientes naturais mais famosos do mundo, utilizado na gastronomia, na medicina alternativa e como adoçante natural.

Durante anos, ele também foi empregado como ingrediente ativo de tratamentos de beleza, já que conta com propriedades hidratantes, antissépticas e antioxidantes que melhoram a saúde da pele e do cabelo.

Os benefícios do mel para o cabelo incluem:

  • Contém vitaminas, minerais e oligoelementos que nutrem, reparam e protegem os fios e o couro cabeludo.
  • Estimula o crescimento natural dos fios
  • Ajuda a reparar e selar as pontas maltratadas.
  • Suas propriedades hidratantes ajudam a acabar com o ressecamento capilar.
  • Combate a queda e fortalece as raízes.
  • Atua como um condicionador natural.

Leia também: Os 5 melhores condicionadores naturais

Tratamento de canela, mel e bálsamo para um cabelo bonito

Some figure

A combinação destes três ingredientes dá lugar a um tratamento único para o cabelo que pode ser utilizado para acelerar o seu crescimento, repará-lo e dar a ele um brilho espetacular.

Se nos últimos dias você notou que seu cabelo está opaco, ressecado e sem vida, não perca esta incrível receita para regenerá-lo.

Ingredientes

  • 3 colheres de canela em pó (24 g)
  • 3 colheres de mel (75 g)
  • 5 ou 6 colheres de bálsamo

Preparo

  • Em um recipiente limpo, misture o mel e a canela até que fiquem bem integrados.
  • Em seguida, acrescente a quantidade de bálsamo recomendada e assegure-se de incorporá-lo perfeitamente.
  • A quantidade que rende este tratamento é para quem tem os cabelos longos. Se você tiver cabelos curtos, pode dividir a receita em duas aplicações.

Como usar

  • Para começar, você deve lavar bem o cabelo e separá-lo em camadas utilizando um pente.
  • Aplique a mistura com uma escova de pentear, garantindo que esteja cobrindo todo o cabelo, mas sem colocá-lo no couro cabeludo, já que pode causar irritação.
  • Se for mais cômodo, você pode aplicá-lo com as mãos e esfregá-lo fazendo suaves massagens.
  • Cubra o cabelo com um saco e envolva-o com uma toalha para melhores resultados.
  • Deixe-o atuar durante 30 minutos e, em seguida, retire a toalha e deixe o saco por 3 ou 4 horas mais, antes de enxaguar o cabelo.

Por ser um tratamento natural, ele requer uma aplicação constante para notar os resultados em pouco tempo. Aplique-o uma ou duas vezes por semana.

Esta receita funciona para todo tipo de cabelo, em especial de normal a oleoso. No caso do seu cabelo ser seco, é conveniente acrescentar à receita uma colher de azeite de oliva.

Nota: durante o tratamento algumas pessoas podem sentir uma leve sensação de formigamento. É normal.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Takeoka, E., Hamata, C., Suzuki, O., Tsuji, Y., Ishino, A., & Tashima, S. (1998). Hair tonic/Hair tonic capable of proliferating follicular epithelium cell containing plant extract. Jpn Kokai Tokkyo Koho. Shiseido Co., Ltd., Japan.
  • Cinnamon: A Multifaceted Medicinal Plant (2014). Pasupuleti Visweswara Rao and Siew Hua Gan.
    ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4003790/

  • Medicinal and cosmetic uses of Bee’s Honey – A review. E. R. H. S. S. Ediriweera and N. Y. S. Premarathna.
    ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3611628/


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.