Melhores alimentos contra o envelhecimento
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
O passar do tempo e o envelhecimento podem nos afetar ou não… Depende de nós.
Se acaso não quer aparentar uma pele enrugada, pode tirar proveito dos benefícios de certos alimentos contra o envelhecimento. Ricos, naturais e nutritivos.
A boa saúde da pele começa com uma boa dieta. Não se esqueça!
Os melhores alimentos para manter a pele mais jovem
Não há dúvida: todos nós queremos parecer ser vários anos mais jovens quando atingimos uma certa idade.
Se acaso não quiser se submeter a cirurgias e, ao invés disso, optar por ter uma dieta saudável, manterá a pele jovem e radiante sem nenhum problema.
Dessa maneira, preste atenção aos seguintes alimentos anti-idade:
Azeite de oliva contra o envelhecimento
Neste “grupo” também adicionaremos as azeitonas.
O azeite de oliva fornece uma boa quantidade de ácidos graxos monoinsaturados e oleicos que melhoram a saúde arterial; reduzindo, assim, a pressão sanguínea e regulando os níveis de gordura presentes no sangue.
O azeite de oliva é amplamente consumido pelos povos do Mediterrâneo e, portanto, a expectativa de vida é maior nesta região.
Além disso, mantém a pele saudável e hidratada se adicionado à saladas ou a qualquer outro prato.
Não se esqueça de que o melhor azeite é o virgem de primeira prensa. Adicione também algumas azeitonas aos seus pratos ocasionalmente.
Veja também: Misture azeite de oliva e suco de limão e obtenha benefícios maravilhosos
Sushi
É um alimento nutritivo que fornece uma boa quantidade de nutrientes, principalmente o selênio presente nas algas (um mineral com propriedades rejuvenescedoras).
O molho de soja utilizado no sushi, quando consumido em pequenas quantidades, oferece gorduras insaturadas que atuam como antioxidantes.
E não podemos esquecer do salmão ou das receitas que levam este peixe, pois possuem ácidos graxos ômega 3 que evitam os danos causados pelos radicais livres.
Portanto, uma ou duas vezes ao mês, permita-se consumir algumas peças de sushi.
Alho
O alho compartilha muitas propriedades com a cebola e por isso não podemos deixar de comê-los em conjunto.
Os voláteis derivados do enxofre e que provocam o aroma característico do alho são também grandes aliados na saúde e estética.
Os flavonoides (por exemplo, a quercetina) passam rapidamente para a corrente sanguínea e são excretados através da pele e dos pulmões.
Podem diluir o sangue, regular a pressão sanguínea e eliminar fungos e bactérias.
Açafrão
Conhecida por sua cor alaranjada e pelo sabor especial que dá aos alimentos, o açafrão contém fitoquímicos que atuam como anti-inflamatórios e têm propriedades anti-idade.
Dessa maneira, retardam o envelhecimento precoce e ajudam em tempos de estresse. Uma pitada de açafrão em seus pratos favoritos e vai se enxergar muito mais jovem.
Chocolate
Está procurando uma desculpa perfeita para comer chocolate? Aqui está a desculpa ideal: é antioxidante e previne o envelhecimento da pele.
Mas cuidado, porque não se pode comer toneladas de chocolate todos os dias, nem qualquer tipo.
Para desfrutar de seus benefícios terá que conseguir o chocolate mais puro possível, pois o cacau é o grande responsável pelo seu poder anti-idade.
Aveia
Além de usá-la como ingrediente para uma máscara facial esfoliante, este cereal consumido no café da manhã com iogurte ou leite serve para perder peso e queimar gorduras.
Além disso, ao fornecer fibra solúvel permite comer menos, eliminar o estresse e reduzir o nervosismo.
A avenina é sua substância mais importante e possui o papel de nos fazer sentir mais jovens, com a pele brilhante e, acima de tudo, um estado de espírito espetacular.
Tudo o que precisamos!
Presunto serrano
Este é um ingrediente que não falta nos lares espanhóis, e é um alimento importante por seu valor nutricional e proteico.
Ele previne a perda de massa muscular relacionada ao envelhecimento. Por ter gorduras saturadas e insaturadas, seu consumo é recomendado com moderação.
É uma grande fonte de minerais e vitaminas, mas cuidado, pois o sal é utilizado em sua fabricação (não é recomendado para aqueles que sofrem de hipertensão ou problemas cardíacos).
Pode-se comer o presunto serrano ocasionalmente. E claro, procure não refogá-lo com azeite para manter suas propriedades saudáveis.
Frutas silvestres
As frutas vermelhas, em geral, possuem antioxidantes acumulados em seus pequenos tamanhos (daí suas cores intensas).
Estas frutas são fontes de muitos nutrientes que reduzem a dor e o inchaço. Além disso, são ricas em vitaminas E e C, relacionadas com a saúde da pele.
Não hesite em consumi-las em sucos, sobremesas e smoothies. Recomendamos:
- Amoras
- Morangos
- Mirtilos
- Framboesas
- Groselha
As cerejas merecem um parágrafo a parte: cheias de fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que a tornam a melhor fruta anti-idade que existe.
A cereja evita problemas de articulação relacionados com o passar do tempo e também reduz as dores musculares após o exercício.
Manterá jovem não somente a pele, mas também o coração, enquanto limpa as artérias de gordura.
Recomendamos que leia:As 5 melhores frutas para a sua saúde hepática e renal: Descubra quais são!
Brócolis
O brócolis e toda a família de couves (Bruxelas, repolho, couve, etc.) possui substâncias que impedem o surgimento e propagação de tumores.
Além disso, o brócolis ativa a eliminação de toxinas e células cancerígenas. Para tirar proveito de todas as suas funções é melhor cozinhá-lo no vapor (caso contrário perderá muitos nutrientes, como a vitamina C).
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Li, Y., Zhang, T., Korkaya, H., Liu, S., Lee, H. F., Newman, B., … Sun, D. (2010). Sulforaphane, a dietary component of broccoli/broccoli sprouts, inhibits breast cancer stem cells. Clinical Cancer Research. https://doi.org/10.1158/1078-0432.CCR-09-2937
- Shahidi, F. (2000). Antioxidants in food and food antioxidants. Nahrung – Food. https://doi.org/10.1002/1521-3803(20000501)44:3<158::AID-FOOD158>3.0.CO;2-L
- Scalbert, A., Johnson, I. T., & Saltmarsh, M. (2005). Polyphenols: antioxidants and beyond. The American Journal of Clinical Nutrition. https://doi.org/10.1093/ajcn/81.1.215S
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.