Combater a halitose com um remédio de salsa e cravo-da-índia
Revisado e aprovado por a nutricionista Eliana Delgado Villanueva
Combater a halitose é uma questão que todos nós, em maior ou menor grau, em algum momento de nossas vidas, tentamos fazer. Isso ocorre porque não se trata um problema estranho ou incomum.
Todos podemos ter mau hálito em algum momento, seja depois de várias horas seguidas sem beber água, por ter fumado ou comido algum alimento específico ou simplesmente um alimento apimentado.
Os médicos comentam que há muitas incógnitas sobre suas causas, métodos diagnósticos e tratamentos. No entanto, de acordo com a sabedoria popular, um remédio caseiro com ingredientes naturais pode ser preparado para lidar com esse problema irritante.
Por que eu tenho mau hálito?
O mau hálito não tem uma única causa. No entanto, costuma-se dizer que a falta de uma boa higiene bucal é a principal.
A esse respeito, os especialistas da Clínica Mayo comentam que se não escovarmos os dentes diariamente ou usarmos fio dental, haverá partículas que ficarão na boca e causarão mau hálito.
As bactérias formarão placas nos dentes e gengivas e isso pode levar à periodontite. A língua também pode abrigar bactérias produtoras de odores.
Por outro lado, se não mantivermos uma boa higiene oral, podemos desenvolver cáries e outros problemas dentários que podem nos fazer desenvolver halitose crônica.
Recomendações para combater a halitose
Como já mencionamos, é bem possível que a causa do mau hálito seja um problema de higiene bucal. Se você acha que esse é o seu caso, pode seguir as seguintes recomendações para combater a halitose e melhorar seu hálito.
Em primeiro lugar, beba água suficiente ao longo do dia, a baixa produção de saliva pode causar halitose. Por isso, recomenda-se beber água. Fazendo isso, você manterá sua boca hidratada e assim evitará o mau cheiro.
Em segundo lugar, escove os dentes após cada refeição: é possível que a causa do seu mau hálito seja causado por problemas de higiene oral. Escove os dentes e a língua, pelo menos após cada refeição e antes de ir para a cama. Essa será uma boa maneira de controlar o desenvolvimento de maus odores na boca.
Em terceiro lugar, use fita ou fio dental. Embora sua escovação seja boa, os restos de comida podem se esconder nos pequenos espaços entre os dentes. O uso do fio dental é ideal para chegar até esses lugares difíceis e limpar bem toda a boca.
Em quarto lugar, mantenha um bom controle odontológico. Muitas vezes, um dente quebrado ou a presença de tártaro nos dentes é responsável pelo aumento da halitose. São cenários ideais para que mais bactérias apareçam. Consulte seu dentista regularmente para evitar as cáries, a placa bacteriana, e o tártaro, e monitore as boas condições de suas gengivas e dentes.
Adicionalmente, é recomendável evitar o consumo de alimentos que causem mau hálito. Se você tiver tendência a desenvolver halitose, é melhor ficar longe de alimentos com sabor muito intenso, como o alho e a cebola. Você também deve evitar o consumo de álcool, café e tabaco.
Da mesma forma, você pode combater o mau hálito com chicletes sem açúcar entre as refeições, pois elas são uma maneira de manter uma produção constante de saliva.
Verifique isso com seu médico, pois há tipos de chicletes especialmente criados para manter a boca livre de bactérias e mau odor.
Descubra: Sangramento nas gengivas: o que é e por que ocorre?
Remédios para combater a halitose com cravo-da-índia e salsa
Embora ainda faltem evidências científicas para comprovar a eficácia de alguns dos remédios caseiros contra a halitose, há quem seja estimulado a utilizá-los, como tratamento adjuvante, por considerarem que poderiam dar bons resultados.
No âmbito popular, considera-se que existem alguns remédios que, por suas propriedades aromáticas, como a salsa e o cravo-da-índia, são ideais para preparar um enxaguante bucal caseiro que ajuda a combater a halitose e a melhorar o hálito naturalmente.
Ingredientes
- 2 cravos-da-índia.
- 1 ramo de salsa fresca.
- 2 xícaras de água (500 ml).
Preparo
- Em uma panela, ferva as duas xícaras de água junto com a salsa e os cravos.
- Quando estiver pronto, deixe esfriar e coe a mistura.
- Com o líquido resultante da preparação, faça gargarejos e enxágue a boca duas vezes ao dia.
Leia também: Guia sobre o uso de enxaguantes bucais
Para aproveitar ao máximo os remédios, sempre cuide da sua higiene oral
Você deve acompanhar esse tratamento com uma boa higiene bucal para que seja mais eficaz. Por outro lado, evite comer com muita frequência alimentos que causam mau hálito.
Lembre-se de que se você não conseguir combater a halitose com as recomendações que demos aqui, é possível que a causa do seu problema não seja a higiene. Nesse caso, recomendamos consultar seu médico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Veerappan, G. R., & Lewis, J. H. (2010). Halitosis. In Practical Gastroenterology and Hepatology: Esophagus and Stomach. https://doi.org/10.1002/9781444327311.ch26
- Scully, C., & Greenman, J. (2008). Halitosis (breath odor). Periodontology 2000. https://doi.org/10.1111/j.1600-0757.2008.00266.x
- Charles, D. J. (2012). Parsley. In Handbook of Herbs and Spices: Second Edition. https://doi.org/10.1533/9780857095671.430
- Ceylan, E., & Fung, D. Y. C. (2004). Antimicrobial activity of spices. Journal of Rapid Methods and Automation in Microbiology. https://doi.org/10.1111/j.1745-4581.2004.tb00046.x
- Cortés-Rojas, D. F., de Souza, C. R. F., & Oliveira, W. P. (2014). Clove (Syzygium aromaticum): A precious spice. Asian Pacific Journal of Tropical Biomedicine. https://doi.org/10.1016/S2221-1691(14)60215-X
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.