10 itens da sua casa que você não está limpando corretamente

17 Maio, 2020
Se houver coisas em sua casa que você não está limpando adequadamente, esse mau hábito pode favorecer a entrada de bactérias. Portanto, é necessário ter um bom plano de limpeza.

Manter uma higiene adequada em casa não significa necessariamente que tudo fique brilhando e tinindo. No entanto, se você não limpar de maneira adequada alguns pontos-chave, é provável que as bactérias se proliferem. Leia a lista a seguir e veja se você está limpando corretamente a sua casa.

Vamos correr o risco de alimentar a sua obsessão pela limpeza, mas é importante saber que convivemos com diferentes bactérias em nosso lar. Na verdade, acredita-se que milhões dessas pequenas pragas coexistam com a nossa família dentro de casa. Mas, onde elas estão? Certamente, nesses elementos que descrevemos a seguir.

Você está limpando corretamente esses 10 cantinhos da sua casa?

Você acha que está limpando corretamente toda a sua casa?
Devemos cuidar da limpeza da casa e de todos os cantinhos aos quais não damos atenção.
  • Esponjas: antes de tudo, não compre esponjas muito caras com a intenção de que durem várias semanas. Este elemento, que fica permanentemente úmido, é um potencial gerador de uma grande quantidade de germes. Portanto, o ideal é que você descarte o antigo e use um novo com frequência.
  • Cortinas de chuveiro: a frequência ideal para limpar esse elemento é a cada 15 dias. Como pode ser um trabalho tedioso, é melhor colocá-las na máquina de lavar com água morna e algumas toalhas. Para remover os fungos, uma ótima fórmula é misturar bicarbonato com vinagre.
  • Vaso sanitário: você pode não acreditar, mas o seu computador e outros aparelhos podem estar mais contaminados do que o seu vaso sanitário. Isso não significa que ele não deva ser limpo a cada sete dias, no mínimo. Uma dica: abaixe a tampa ao dar a descarga para que a sujeira fique do lado de dentro e não espirre, contaminando outras áreas do banheiro.
  • Toalhas: para saber se você está limpando corretamente todos os objetos da sua casa, pergunte-se com que frequência você lava as toalhas. Assim como as roupas e os lençóis, as células mortas se aderem a elas, o que significa um campo fértil para bactérias e germes. Portanto, é melhor não deixá-las em uso por mais de três dias.
  • Outros objetos do banheiro: certamente não será um exagero esclarecer que, no banheiro, você deve manter a limpeza de todos os componentes. Começando com os azulejos, se você os secar toda vez que tomar banho, o acúmulo de sujeira será menor. Além disso, você deve lavar a saboneteira, os vidros e os espelhos e, em geral, todas as superfícies.

Não deixe de ler: É possível pegar germes em um banheiro público?

Outros objetos e lugares para limpeza específica

Aspirar pisos e móveis para evitar a proliferação de germes
Há cantos e utensílios domésticos que precisamos limpar com muita frequência.
  • Lençóis: mesmo que você tome banho todos os dias, não use os lençóis por mais de uma semana. A pele elimina células mortas todas as noites e, embora eles possam ser aspirados todos os dias, colocá-los com água morna e sabão na máquina de lavar garante uma limpeza adequada.
  • Pisos: a limpeza do chão é relativa. Há cômodos da casa com mais ou menos circulação de pessoas, existem ou não animais de estimação que soltam pelos, há dias de chuva e umidade que deixam os pisos mais sujos, etc. Nas áreas comuns, uma limpeza profunda deve ser feita pelo menos uma vez por semana.

Isso também pode te interessar: Como limpar resíduos pegajosos do piso

  • Maçanetas e chaves: não temos nem ideia da quantidade de bactérias que se acumulam nesses objetos da casa. Se você não os estiver limpando corretamente, garantimos que existem várias colônias de germes instaladas nesses lugares. Um desinfetante poderoso é o álcool 70%.
  • Interruptores: logo que chegamos em casa, a primeira coisa que fazemos é acender a luz. Nessa ação tão simples, estamos deixando uma grande quantidade de sujeira no interruptor. Dessa forma, o mesmo álcool medicinal que você usa para as chaves e a maçaneta da porta pode ser usado nesses objetos. Outro limpador poderoso é o vinagre.
  • Computador, mouse, controle remoto, telefone celular: a essa altura, certamente você já percebeu que seus dedos podem deixar bactérias, germes ou fungos ou, o que seria pior, recebê-los. Nesse caso, também recomendamos uma limpeza com álcool pelo menos uma vez por semana.

Em conclusão

Para terminar, lembre-se de que móveis, tapetes e estofados também precisam do aspirador de pó com frequência para eliminar a poeira e a proliferação de germes e bactérias. Embora seja um excesso limpar todos os dias, se você não estiver fazendo isso corretamente, abrirá a porta para a entrada desses “intrusos” no seu lar.

  • ideasana.fundacioneroski. 2005. Limpieza sana en el hogar. Extraído de: http://ideasana.fundacioneroski.es/web/es/12/escuela_4/escuela4_limpieza.pdf
  • mheducation.es. Mantenimiento y limpieza del domicilio. Extraído de: https://www.mheducation.es/bcv/guide/capitulo/8448171470.pdf