Isso é o que acontece quando você aplica aspirina no cabelo

Graças à sua composição química, a aspirina pode nos ajudar a acabar com os fungos que provocam a caspa. Ela também ativa a circulação do couro cabeludo e estimula a oxigenação celular.
Isso é o que acontece quando você aplica aspirina no cabelo
Karla Henríquez

Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez.

Última atualização: 20 dezembro, 2022

Estamos tão acostumados aos produtos comerciais para cuidar dos cabelos que ignoramos a existência de outras alternativas para nutrir e fortalecer os fios. Pensando nisso, hoje falaremos sobre os benefícios da aspirina no cabelo.

A publicidade e a ampla variedade de cosméticos nos fizeram pensar que os tratamentos químicos são a melhor opção para manter os cabelos em boas condições e livres de todo tipo de transtorno.

No entanto, muito antes da indústria invadir o mercado com suas propostas, as mulheres empregavam ingredientes a seu alcance para aliviar o ressecamento, a caspa e todos estes problemas que afetam os cabelos.

Agora, algumas estão voltando a utilizar estas antigas receitas e puderam comprovar que seus efeitos seguem sendo tão bons quanto antes.

Entre eles encontramos uma máscara caseira que aproveita as propriedades da aspirina para aliviar as alterações no couro cabeludo e estimular o crescimento dos cabelos.

Quais são os benefícios da aspirina no cabelo?

Aspirina

A aspirina é um dos analgésicos e anticoagulantes mais utilizados em todo o mundo. De fato, é muito comum que todas as pessoas a tenham em seu armário no banheiro de casa.

Os médicos a recomendam para combater a dor e o mal-estar geral, mas também diminui a febre e protege a saúde cardiovascular.

Seu ingrediente ativo, o ácido salicílico, reduz de forma notável o risco de ataques de coração e a coagulação do sangue naquelas pessoas com problemas circulatórios.

No entanto, além de todos estes benefícios como medicamentos, a aspirina é utilizada com diferentes finalidades cosméticas que aproveitam as substâncias que a compõem.

De forma tópica, ela limpa profundamente o cabelo e remove os fungos que causam a caspa e o ressecamento.

Ela ativa a circulação no couro cabeludo, ao mesmo tempo em que aumenta a oxigenação celular para conseguir que o cabelo cresça sem dificuldades.

Além disso, a aspirina conta com uma ação esfoliante que contribui para eliminar as células mortas para melhorar a absorção dos nutrientes e fortalecer os folículos.

Como preparar um tratamento de aspirina para a saúde capilar?

Tratamento de aspirina para a saúde capilar

Para aproveitarmos os benefícios deste medicamento para o cabelo, podemos preparar um simples tratamento de uso diário.

Ingredientes

  • 3 aspirinas
  • 3 colheres de xampu (30 g)

Como fazer?

  • Coloque as três aspirinas em um pilão e triture-as até convertê-las em um pó.
  • Acrescente as três colheres do seu xampu habitual e misture-as com as aspirinas até deixá-las bem integradas.
  • Quando estiver no banho, umedeça o cabelo e aplique o produto até cobrir o cabelo por completo.
  • Deixe agir durante 5 minutos e enxágue como de costume.
  • Se quiser, você pode aplicar o seu condicionador preferido em seguida.

Como preparar uma loção de aspirina para o cabelo?

Cabelo tratado com aspirina

Esta loção de aspirina serve para realçar o tom natural do seu cabelo e diminuir as agressões que ele sofre.

Também é recomendada para aquelas mulheres que tingiram o cabelo e desejam recuperar sua cor original.

Ingredientes

  • 8 aspirinas
  • 1/2 litro de água

Como fazer?

  • Transforme as aspirinas em pó e misture-as com meio litro de água quente.
  • Coloque o líquido em uma garrafa com spray e espalhe a loção em todo o cabelo.
  • Repita seu uso todas as noites.
  • Leve em conta que você deve agitar o produto antes de usá-lo, já que o pó da aspirina tende a ir para o fundo do frasco.

Para levar em conta!

  • Os efeitos deste tratamento com aspirina podem variar de pessoa para pessoa, dependendo de seu tipo de cabelo e hábitos de vida.
  • Para conseguir melhores resultados, recomendamos incluí-los na rotina de beleza e utilizá-los de forma constante.
  • Somado a isso, é importante aumentar o consumo de água e de alimentos ricos em biotina, vitamina E e proteínas.
  • Para evitar possíveis reações alérgicas é importante experimentar o produto em uma das áreas do couro cabeludo antes de proceder a aplicá-lo em sua totalidade. Se você sentir que causa uma coceira ou irritação, evite seu uso.

Você imaginava que poderia cuidar do seu cabelo com aspirina? Agora que já sabe todos os benefícios que ela tem a oferecer, não hesite em utilizá-la seguindo as recomendações dadas.

Embora seus efeitos não surjam de forma imediata, você poderá notar que, em questão de dias, seu cabelo ficará mais limpo, sedoso e livre de danos.

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Vane, J. R., & Botting, R. M. (2003). The mechanism of action of aspirin. In Thrombosis Research. https://doi.org/10.1016/S0049-3848(03)00379-7.
  • Gonzáles, M. A. (2002). La Aspirina. Revista Médica de La Universidad Veracruzana.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.