Influenciadora viraliza por baixa quantidade de banhos durante o ano: tomou só 37 em 2022
A influenciadora digital Aella, que vive em Austin, no Texas, Estados Unidos, divulgou em suas redes sociais um “balanço” feito pelo aplicativo Daylo do que ela viveu em todo o ano passado. No entanto, um detalhe na rotina da norte-americana chamou atenção dos internautas: ela teria tomado apenas 37 banhos.
Como já era de se esperar, os seguidores da influenciadora acharam aquilo bastante incômodo, afinal como pode uma pessoa tomar tão poucos banhos durante um ano inteiro?
Então, depois de receber alguns comentários pouco amigáveis sobre seus hábitos de higiene, a mulher justificou sua baixa quantidade de banhos.
Aella explicou: “Tento não perturbar muito o microbioma natural da minha pele. Se eu tomar banho com muita frequência, pareço feder mais. Uso regularmente um bidê [objeto sanitário para lavagem das partes inferiores do tronco] e lavo minhas axilas e [partes] genitais”, disse.
De alguma forma, ela não fica totalmente sem lavar o corpo, apenas prefere lavar as partes que produzem mais suor, evitando passar água e sabonete por toda a sua pele.
Ela contou que percebeu isso depois de ter passado dias acampando sem usar os produtos de banho que costumava usar em casa. De acordo com Aella, sua pele ficou mais fedida depois que ela tomou um banho usando um “sabão pesado”.
A importância do banho
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançou um guia com informações e orientações para o uso do banho como instrumento para fortalecer a higiene diária.
O objetivo é proporcionar esclarecimentos à sociedade diante de notícias falsas ou alegações infundadas. Circulam diferentes informações sobre essa prática que apontam, por exemplo, para possíveis impactos negativos, como supostos prejuízos para a pele como a retirada de camadas de proteção que ajudariam a pele a ficar hidratada.
O documento da SBD ressalta que o banho é importante para retirar as impurezas da pele adquiridas por diferentes fontes, do suor à poluição. Esse hábito também ajuda a dar uma sensação de bem-estar.
Entre os problemas que podem aparecer pela falta de higiene com a pele estão micoses, doenças infecciosas por bactérias e agravamento do envelhecimento da pele pela exposição à poluição e à oleosidade.
“O banho diário é um hábito que deve ser praticado e estimulado nas diferentes faixas etárias, pois a falta de higiene pode ser prejudicial à saúde, em especial em períodos de pandemia” explica o guia.
Informações: Agência Brasil, Dicas Online.