
A alimentação de cães e gatos é tão importante como qualquer outro tipo de cuidados que você dá a eles. Por isso ensinaremos a você quais são as necessidades alimentares dos animais de estimação para que possa nutrir o seu…
A gastroenterite é um quadro clínico que apresenta diarreia e vômitos como resultado da inflamação do trato gastrointestinal.
A gastroenterite é uma síndrome que ocorre com diarreia e vômitos causados por inflamação do trato gastrointestinal. Além desses sintomas, podem ocorrer dor abdominal e cãibras e casos mais graves podem causar desidratação severa.
A causa mais frequente de gastroenterite é de origem infecciosa. Nesse sentido, os micro-organismos causais mais comuns são vírus em crianças e bactérias em adultos.
A gastroenterite é uma das síndromes mais comuns atualmente, com entre 3 e 5 bilhões de casos por ano. É um dos principais motivos de consulta nos países desenvolvidos, o que implica um custo econômico muito elevado.
O maior risco de infecção ocorre durante as estações chuvosas ou durante o inverno, devido à diminuição da qualidade da água.
Isso pode afetar qualquer pessoa, mas o grupo mais afetado de indivíduos são crianças, especialmente aquelas menores de 5 anos, uma vez que os adultos desenvolveram imunidade adquirida.
Os países em desenvolvimento têm uma alta taxa de incidência da síndrome. Isto é muitas vezes devido à cólera, uma vez que existem muitas áreas onde a higiene é escassa e as águas estão contaminadas, com as quais existe um alto risco de epidemias.
Conforme mencionado acima, vírus e bactérias são a principal causa da síndrome, embora haja casos de gastroenterite causada por parasitas. Existe uma menor porcentagem de casos por causas não infecciosas, como a doença de Crohn ou a intolerância à lactose.
O rotavírus é o principal agente infeccioso em crianças, sendo também o risco de infecção muito alto devido à falta de imunidade e à menor higiene destes. Em adultos, a principal causa de gastroenterite é o norovírus, especialmente na América.
Os vírus são responsáveis por mais de 70% de diarreia infecciosa na infância, porque as crianças não possuem um sistema imunológico tão competente como um adulto.
As bactérias muitas vezes causam gastroenterite por contaminação de alimentos. Se o alimento for mantido à temperatura ambiente, a bactéria irá proliferar e as chances de contrair uma infecção aumentam.
Campylobacter jejuni contamina especialmente a carne crua ou pouco cozida.
A cólera é uma doença, causada por V. cholerae, que é transmitida através de alimentos contaminados e / ou água. A cólera é uma das principais causas de gastroenterite, especialmente em países da África e da Ásia.
O uso de antibióticos, por vezes, também favorece o aparecimento de gastroenterite. Uma das causas da diarreia em idosos e em pacientes hospitalizados é a infecção por Clostridium difficile.
Recomendamos que você leia: 6 infusões para desintoxicar o corpo naturalmente
A transmissão pode ser feita por vários mecanismos, o mais comum é o que ocorre por contato físico com pessoas infectadas ou com água ou alimentos contaminados.
O maior risco de infecção ocorre durante as estações chuvosas ou durante o inverno, devido à diminuição da qualidade da água.
A transmissão também está associada a uma falta de higiene e a situações de desnutrição, que geralmente ocorre em crianças. No entanto, as causas da gastroenterite são tão diversas que é impossível definir um único método de transmissão.
Os sintomas da gastroenterite geralmente aparecem 1 a 3 dias após a contração da infecção.
A duração da gastroenterite é variável, a diarreia e os vômitos geralmente desaparecem entre os primeiros 3 e 8 dias. No entanto, se não for tratado adequadamente, a diarreia pode se tornar crônica.
Por outro lado, é digno de nota que os adultos podem desenvolver tolerância, por isso podem ser portadores de alguns agentes infecciosos e não ter uma infecção. Em outras palavras, os indivíduos podem continuar a sendo contagiosos após o período sintomático, pelo que devem ser tomadas precauções.
Não sabia? Diarreia nas crianças: como tratar?
A gastroenterite viral também apresenta febre, cansaço e dor muscular.
A complicação mais comum da gastroenterite é a desidratação, como conseqüência da diarreia. A desidratação é classificada como leve (<5%), moderada (5-9%) e grave (> 10%). Na desidratação moderada e grave, os olhos ficam sem vida, falta de lágrimas e a boca seca, além disso, o indivíduo fica menos ativo e o turgor cutâneo é deficiente.
O diagnóstico de gastroenterite é clínico, pelo que é necessário descartar outras patologias.
O tratamento da gastroenterite será baseado principalmente na reidratação e boa nutrição. Não é aconselhável administrar bebidas com açúcar porque podem agravar a diarreia.
A reidratação será realizada por meio de sais de reidratação oral ou com água pura, caso os primeiros não estejam disponíveis.
Recomenda-se manter a dieta normal, diminuir a ingestão de açúcares e aumentar a ingestão de probióticos. Alguns casos de gastroenterite podem ser tratados com antieméticos, antibióticos e antiespasmódicos, mas é excepcional.
As principais medidas preventivas são a boa higiene e o consumo de água e alimentos não contaminados. A lavagem das mãos diminui para 30% de incidência de gastroenterite.
Atualmente, estão sendo realizados programas de vacinação contra rotavírus, que estão sendo muito eficazes em todo o mundo.