Logo image
Logo image

Folha de sene: quais são seus benefícios e efeitos colaterais?

5 minutos
Um dos principais benefícios da folha de sene são suas propriedades laxantes. No entanto, é importante não exceder a dose adequada para evitar efeitos colaterais.
Folha de sene: quais são seus benefícios e efeitos colaterais?
Leonardo Biolatto

Revisado e aprovado por médico Leonardo Biolatto

Escrito por Angélica Quijano
Última atualização: 30 março, 2023

A senna de Alexandria, cientificamente conhecida como Senna alexandrina, Senna angustifolia, Cassia alexandrina, Cassia angustifolia ou Cassia senna, é uma planta da família Fabaceae. É nativa da África e da Ásia, particularmente Egito, Sudão, Somália e Índia. A folha de sene tornou-se popular nas últimas décadas, principalmente por seus benefícios contra a constipação.

A planta é rica em antraquinonas ou glicosídeos senósidos, mucilagens e flavonoides que contribuem para seus efeitos medicinais. Na maioria dos casos, é descrita apenas como “senna” e pode ser ingerido na forma de infusão ou comprimidos. Em relação a este último, o FDA aprova nos Estados Unidos sua variante comercial extraída da fruta como um laxante seguro. Analisamos seus benefícios e contraindicações.

3 benefícios da folha de sene

Tanto a folha de sene quanto seu fruto são comercializados como laxantes de venda livre, portanto, você não precisa de receita para comprá-los. Além disso, é usado para aliviar problemas gastrointestinais. A seguir, detalhamos seus benefícios.

1. Ajuda a aliviar a constipação

O uso mais popular da folha de sene é para aliviar a constipação. Embora sejam necessárias mais evidências a esse respeito, uma revisão publicada no Journal of Pediatric Surgery indica que é uma opção de tratamento segura para atenuar essa condição em crianças. É considerado um laxante do tipo estimulante.

Nos Estados Unidos, o sene está disponível na forma de comprimido (sennosídeos), extrato fluido, folha, vagem, solução oral e também na forma de chá. Como já mencionamos, é aprovado pelo FDA, embora o órgão máximo não recomende sua ingestão por mais de uma semana. Em geral, esta recomendação também se aplica a outros laxantes comerciais.

Some figure
As folhas de sene podem ser usadas como infusões saudáveis para diferentes condições gastrointestinais.

2. Favorece o preparo intestinal antes da colonoscopia

Graças ao seu efeito laxante, a folha de sene também é utilizada como um método alternativo para preparar o intestino grosso antes de uma colonoscopia. Este último é um exame que permite a visualização direta e completa do cólon para diagnosticar e tratar doenças intestinais.

Em relação a isso, um estudo publicado no Journal of Research in Medical Sciences mostrou que o consumo do extrato dessa planta em comprimidos teve o mesmo efeito e benefício que uma solução de polietileno glicol (PEG) no preparo intestinal de pacientes, um dia antes do procedimento.

3. Para aliviar a síndrome do intestino irritável

Um trabalho publicado no Journal of Gastroenterology and Hepatology inclui o uso de sene como remédio alternativo para a síndrome do intestino irritável, mas apenas em contextos específicos. Por exemplo, quando o paciente não respondeu à terapia principal e quando a condição é acompanhada de constipação.

Outros usos das folhas de sene

Embora os contextos anteriores tenham um certo nível de suporte em relação ao uso de folhas de sene, existem outros paralelos. Trabalhos recentes com animais publicados no PLOS ONE indicaram que a suplementação com folhas de Senna Alexandrina pode inibir a inflamação e a fibrose do fígado gorduroso, portanto, pode ser útil no tratamento da esteato-hepatite não alcoólica.

Outro estudo publicado no Journal of Herbal Medicine em 2023 relatou que a erva pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico, o que pode ser muito útil na redução do risco de várias doenças. Existem outros usos não comprovados pela ciência, como antiparasitários, para melhorar a saúde da pele e como agente de emagrecimento.

Como preparar uma infusão de folha de sene?

As preparações à base de ervas são usadas para aliviar os sintomas de algumas condições de saúde leves que não requerem tratamento médico. Em geral, a maioria dessas bebidas é aromática e de sabor suave. No entanto, no caso do sene, ele se caracteriza por ter um sabor levemente amargo.

Felizmente, algumas preparações desta planta já são misturadas com outras ervas. Isso faz com que tenha um melhor sabor e aroma. Quanto à sua preparação natural em infusão, o processo é muito simples e basta seguir os seguintes passos.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 mililitros).
  • 1/2 colher de chá de folhas de sene (2 gramas).
  • Mel (opcional).

Preparação

  • Em uma panela pequena, despeje a água e aqueça em fogo médio.
  • Antes do ponto de ebulição, adicione as folhas de sene e desligue o fogo.
  • Deixe repousar 10 minutos e coe o preparado.
  • Se quiser, adoce com mel.
  • Você pode beber uma ou duas colheres de sopa de 5 mililitros por dia.

Quanto tempo leva para fazer efeito?

A recomendação geral é consumi-lo antes de dormir para ver os resultados na manhã seguinte. Em geral, suas propriedades laxativas levam cerca de 8 horas para fazer efeito. Em relação à dose, uma publicação do Serviço Nacional de Saúde sugere que não seja superior a 1 a 2 comprimidos ou 5 mililitros por dia.

Por outro lado, pode ser tomado com ou sem alimentos. É aconselhável beber muita água enquanto estiver a tomá-lo ou o quadro pode piorar. Além disso, não deve ser administrado por mais de uma semana.

Some figure
A preparação da infusão com folhas de sene não é difícil. Lembre-se de regular a dose de consumo.

Contraindicações e efeitos colaterais da folha de sene

A folha de sene pode ter efeitos adversos se consumida em altas doses ou por muito tempo. Uma das consequências disso é que o intestino deixa de funcionar corretamente, gerando uma dependência de laxantes.

Por outro lado, o consumo excessivo da planta pode causar dores de estômago e diarreia. Da mesma forma, tem um efeito irritante que pode causar náuseas e vômitos em altas doses. Outros efeitos colaterais incluem o seguinte:

  • Urina escura
  • Confusão e desmaio.
  • Desidratação.
  • Má absorção intestinal.
  • Sangramento retal.
  • Dano hepático.

Portanto, é necessário consultar seu médico antes de ingeri-lo e informá-lo se você se enquadra em alguma dessas condições:

  • Reação alérgica anterior a sene ou a qualquer medicamento no passado.
  • Histórico de obstrução intestinal, doença de Crohn ou colite ulcerativa.
  • Diarréia e inflamação do estômago.
  • Gravidez e lactação.
  • Uso de corticoides, diuréticos, digoxina e laxantes.
  • Consumo de anticoncepcionais orais.

É considerado seguro para uso na gravidez, embora seu uso deva ser sempre informado ao médico. Isso também se aplica durante a lactação.

Um suplemento para controlar a constipação

Como você pode ver, as folhas de sene e suas preparações comerciais são usadas para aliviar e controlar a constipação. Além disso, problemas digestivos podem ser melhorados incorporando hábitos saudáveis em sua rotina diária. Procure seguir uma alimentação balanceada com alto teor de fibras, beba pelo menos 2 litros de água por dia e pratique alguma atividade física.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Chacín, Y., Del Carmen Malavé Acuña, A., Mendoza, J. J. C., & Natera, J. R. M. (2012). Constituyentes químicos de las hierbas y especias: Efectos sobre la salud humana. Revista Científica UDO Agrícola, 13(1), 1-16. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6055504
  • Drugs and Lactation Database (LactMed®). National Institute of Child Health and Human Development. (2006). Senna. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK501349/
  • Halmos, E. P. (2017). When the low FODMAP diet does not work. Journal of Gastroenterology and Hepatology, 32, 69-72. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/jgh.13701
  • Ikram, A., Khalid, W., Saeed, F., Arshad, M. S., Afzaal, M., & Arshad, M. U. (2023). Senna: As immunity boosting herb against Covid-19 and several other diseases. Journal of herbal medicine, 37, 100626. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9830937/
  • LiverTox: Clinical and Research Information on Drug-Induced Liver Injury. National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases. (2020). Senna. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK547922/
  • Luengo, M. T. L. (2000). Plantas de acción laxante en el tratamiento del estreñimiento primario. Offarm: farmacia y sociedad, 19(3), 118-123. https://www.elsevier.es/es-revista-offarm-4-articulo-plantas-accion-laxante-el-tratamiento-15469
  • Nayan, S. I., Chowdhury, F. I., Akter, N., Rahman, M. M., Selim, S., Saffoon, N., Khan, F., Subhan, N., Hossain, M., Ahmed, K. S., Hossain, H., Haque, M. A., & Alam, M. A. (2021). Leaf powder supplementation of Senna alexandrina ameliorates oxidative stress, inflammation, and hepatic steatosis in high-fat diet-fed obese rats. PloS one, 16(4), e0250261. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33878116/
  • NHS website. (2022). How and when to take senna. nhs.uk. https://www.nhs.uk/medicines/senna/how-and-when-to-take-senna/
  • Ramírez, G. (2003). Sen (Cassia angustifolia Vahl): Revisiones monográficas. Natura Medicatrix: Revista médica para el estudio y difusión de las medicinas alternativas, 21(6), 342-344. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4914530
  • Romm, A., Lee, L., & Hobbs, C. (2010). Pregnancy: Third Trimester. Botanical Medicine for Women’s Health, 370-397. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780443072772000179
  • Seethapathy, G. S., Ganesh, D., Santhosh Kumar, J. U., Senthilkumar, U., Newmaster, S. G., Ragupathy, S., Uma Shaanker, R., & Ravikanth, G. (2014). Assessing product adulteration in natural health products for laxative yielding plants, Cassia, Senna, and Chamaecrista, in Southern India using DNA barcoding. International Journal of Legal Medicine, 129(4), 693-700. https://link.springer.com/article/10.1007/s00414-014-1120-z#citeas
  • SENNA- sennosides 8.6 mg tablets tablet. (s. f.). FDA. Consultado el 28 de marzo de 2023. https://fda.report/DailyMed/91320afc-2eec-692f-e053-2a95a90a3616
  • Surh I, Dunnick JK, Brix AE, et al. (2012). NTP Genetically Modified Model Report on the Toxicology Study of Senna (CASRN 8013-11-4). https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK576229/
  • Shavakhi, A., Kianinia, M., Torabi, G., Nemati, A., Saeidian, B., Hoseinzadeh, M., Madjlesi, F., Navaei, P., Rashidinejad, F., & Minakari, M. (2011). High dose Senna or Poly Ethylene Glycol (PEG) for elective colonoscopy preparation: a prospective randomized investigator-blinded clinical trial. Journal of research in medical sciences : the official journal of Isfahan University of Medical Sciences, 16(2), 149–155. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29429768/
  • Vilanova-Sanchez A, Gasior AC, Toocheck N, et al. (2018). Are Senna based laxatives safe when used as long term treatment for constipation in children?. J Pediatr Surg, 53(4):722-727. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29429768/

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.