Fisiculturista morre aos 30 anos vítima de aneurisma
O fisiculturista alemão Jo Lindner, conhecido nas redes sociais como Joesthetics, morreu vítima de aneurisma na Tailândia aos 30 anos. A doença é uma dilatação dos vasos sanguíneos, uma fragilidade na parede da artéria, a via onde circula o sangue do nosso organismo. No entanto, o aneurisma só se torna um problema grave quando a bolsa se rompe.
A notícia foi confirmada pela namorada do influenciador, Nicha, no sábado (1º julho). Ela contou que três dias antes Lindner disse que estava com uma dor no pescoço, mas eles não perceberam que poderia ser aneurisma, “até que fosse tarde demais”.
O alemão tinha mais de 8 milhões de seguidores no Instagram e mostrava sua rotina de treinos e dieta para aumentar os músculos.
Em um vídeo recente, ele revelou ser portador da doença muscular de rippling, complicação rara que deixa músculos altamente sensíveis e irritáveis diante de alguns movimentos e pressões.
Em seu último post no Instagram, feito há três dias, o fisiculturista comparou seu shape de quando usava esteroides com o físico do período em que “perdeu seus ganhos” após um ano sem anabolizantes. Disse também que estava retomando o tratamento para repor testosterona.
“Acredite em mim, tentei parar, mas esteja ciente de que isso [usar anabolizantes] pode ter efeitos de longo prazo em sua vida. Trt (testosterona) é um grande comprometimento. Tenha isso em mente”, afirmou na publicação.
Qual a relação dos anabolizantes com o aneurisma?
Segundo o profissional de educação física Paulo Gentil, doutor em ciência e saúde e presidente do Gease (Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercício), o uso de anabolizantes gera efeitos colaterais que aumentam o risco de complicações (como o aneurisma, por exemplo). Outras complicações:
- Maior resposta cardíaca ao estresse (ou seja, os batimentos ficam mais acelerados).
- Retenção hídrica e aumento de pressão arterial.
- Enfraquecimento de vasos sanguíneos, facilitando seu rompimento.
- Maior risco de doenças cardiovasculares, incluindo AVCs em jovens entre 15 a 39 anos.
- Risco de morte precoce três vezes maior, em comparação a quem não usa anabolizantes.
Os riscos de um aneurisma não aumentam devido à prática de atividades físicas. Entretanto, o uso de anabolizantes e de suplementos hormonais pode alterar a pressão cardíaca e levar a uma dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro.
O uso de anabolizantes não aumenta somente o risco de doenças cardiovasculares, como também de problemas no fígado e nos rins, transtornos psiquiátricos, disfunções sexual e alguns tipos de câncer, conforme explicou o endocrinologista Clayton Macedo, que coordena o núcleo de Endocrinologia do Exercício e do Esporte no Hospital Israelita Albert Einstein e o Serviço de Endocrinologia do Exercício e do Esporte da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
“Essas complicações, muitas vezes, são irreversíveis e potencialmente fatais”, afirma o médico.
Além disso, os anabolizantes também podem causar:
- Acne.
- Falta de libido e impotência sexual.
- Calvície.
- Hepatite e outras doenças no fígado.
- Problemas nos rins.
- Aumento do colesterol.
- Hipertensão arterial.
- Trombose.
- Diabetes.
- Ansiedade.
- Comportamento agressivo.
- Câncer.
- Arritmias, infarto, AVC e insuficiência cardíaca.
- Morte súbita.
- Morte prematura.