Como evitar as picadas de mosquito noturnas?

Saiba quais são os melhores métodos que você tem à sua disposição para dizer adeus às picadas de mosquito noturnas que o atormentam enquanto dorme.

As picadas de mosquito noturnas são bastante irritantes. Causam coceira, inchaço e, às vezes, reações alérgicas. A fêmea é responsável pelos ataques. Utiliza seu aparelho bucal afiado (probóscide) para extrair o sangue de suas vítimas e favorecer a produção de seus ovos.

Embora a picada não costume causar dor, a saliva liberada pelo inseto deixa uma marca vermelha na pele. Em seguida, aparecem sintomas como prurido, bolhas ou erupção cutânea. No entanto, o maior risco é a propagação de doenças como a dengue, a malária, entre outras.

Por que os mosquitos picam?

Picada de mosquito

Os mosquitos são comuns em todo o mundo. Diz-se que existem cerca de 3.500 espécies e que cada fêmea coloca cerca de 3.000 ovos por ano.

Portanto, evitar completamente uma picada é quase impossível. No entanto, há pessoas que (pela genética) são mais propensas a receber suas picadas. Além disso, existem outros aspectos que influenciam a escolha dos insetos.

Aqueles que usam roupas escuras são mais propensos a tomar picadas de mosquito. Isto ocorre pela predileção única desses animais pelo preto e o azul.

O tipo de sangue também influência. Estudos sugerem que as pessoas com sangue do tipo O atraem mais mosquitos do que as de tipo A. Outros aspectos de influência incluem a liberação de substâncias como colesterol, suor, amônia e ácido lático, além da presença de bactérias cutâneas e altas temperaturas corporais.

Outros fatores que atraem os mosquitos

Os insetos espreitam em qualquer momento do dia, mas as picadas de mosquito noturnas são muito comuns. Eles não fazem isso por capricho, nem por acaso. Aparentemente eles têm um relógio biológico, como os humanos. Isso é o que os leva a sair à noite para procurar alimento.

Geralmente os mosquitos são atraídos pelas pessoas que emitem maiores quantidades de dióxido de carbono, como idosos e grávidas. Também por aqueles que não tomam banho, se movem demais, usam perfumes doces ou sofrem de transpiração excessiva nos pés.

Os mosquitos não têm boa visão, mas têm um bom olfato. O olfato o leva até a sua vítima, e é a predisposição individual que determina a intensidade de resposta à picada.

O que fazer para prevenir as picadas de mosquito noturnas?

Grávida passando repelente

A primeira indicação para evitar picadas de mosquito noturnas é o uso de repelentesApesar de serem eficazes, a sua aplicação deve ser feita com cautela. Mantendo a área da boca e os olhos afastados, bem como feridas ou áreas danificadas pelo sol. Esses produtos não os matam, mas os afastam.

Seus efeitos geralmente duram até 8 horas, e são oferecidos em várias apresentações: spray, cremes, pomadas, óleos, e assim por diante. Seja qual for o escolhido, deve ser de baixa toxicidade, reduzidas interações e eficácia contra várias espécies.

A instalação de mosquiteiros é outra solução. Idealmente, seus orifícios devem medir 1,2 mm e ser colocados em portas, janelas e ao redor da cama. Existem inseticidas leves que podem ser borrifados sobre eles para maiores cuidados.

Outras ações para repelir mosquitos

Rede para repelir mosquitos

  • Nada do que se faça para controlar o surto de mosquitos em casa é exagerado. Além de picar, esses insetos interrompem o sono com seu poderoso zumbido. Com estas medidas, você pode lutar contra eles sem esforço.
  • Use pulseiras antimosquito. Sua composição de citronela e outros repelentes fornece segurança.
  • Erradicar o habitat. Eles se reproduzem nas fontes de água parada, então estas devem ser eliminadas.
  • Use roupas apropriadas. As roupas longas e de cor clara servem de proteção.
  • Use remédios naturais. Perto dos pontos de acesso e das janelas, você pode ter plantas ou substâncias que afugentem os mosquitos. Vinagre, manjericão, eucalipto e tomilho são adequados para esse objetivo. Os aromatizadores são práticos e fáceis de usar.
  • Manter a higiene. Embora pareça óbvio, é necessário desinfetar os lençóis com água quente e aspirar. Também é necessário limpar e higienizar a estrutura da cama e a cabeceira.

Após as picadas, recomenda-se lavar a região afetada, evitar coçar e aplicar compressas frias. Se estiver coçando demais, você pode tomar um anti-histamínico recomendado pelo médicoSe a ferida inflamar ou infeccionar, é melhor recorrer à unidade de saúde mais próxima.

Recomendados para você