3 erros que cometemos sempre que começamos uma dieta

Se vamos começar uma dieta, é essencial procurar um especialista para elaborar um cardápio adaptado às nossas necessidades e combiná-lo com os exercícios para obter melhores resultados. Descubra aqui quais são os erros que cometemos com mais frequência.

Existem alguns erros cometidos ao fazer dieta que não permitem que você obtenha os resultados que está buscando. Não importa qual é o tipo de dieta, nem o quão rigoroso você é. Existem várias coisas que podem estar sendo negligenciadas.

Hoje vamos descobrir 3 erros comuns nas dietas. Alguns deles irão surpreendê-lo. Vamos descobri-los para resolvê-los a partir de agora.

Erros cometidos ao fazer dieta

Seria muito importante que você anotasse todos os erros que vamos mencionar a seguir. Às vezes, por inércia, continuamos cometendo-os sem nem perceber.

1. Escolher comer apenas alimentos light

Mulher lendo rótulos de alimentos

publicidade que é realizada sobre os alimentos light é muito grande. Eles nos vendem esse tipo de produto como uma alternativa saudável. Mas isso é verdade? Quando você inicia uma dieta, optar por este tipo de alimento pode não ser muito recomendado.

Muitos produtos light reduzem suas calorias em relação ao produto normal, no entanto, a porcentagem de gorduras e açúcares ainda é muito alta.

Pense em um refrigerante de cola lightSe estamos iniciando uma dieta, o mais inteligente seria optar pela água. Esses tipos de produtos podem não conter açúcar, mas eles contêm adoçantes.

O melhor é ingerir produtos naturais. Água, vegetais, frutas…

  • Por exemplo, em vez de optar por um suco de laranja industrializado, mesmo que a embalagem afirme conter açúcar natural ou zero açúcar, é sempre preferível comprar as laranjas e espremê-las. É muito mais saudável.

2. Não se permitir nenhum capricho

É engraçado, não? Dieta e caprichos parecem ser dois conceitos completamente antagônicos, mas os caprichos têm sua razão de existir.

O que acontece quando não nos permitimos comer um tipo de comida que realmente queremos? No final, não vamos parar de pensar nele e você pode cair na tentação de comer sem controle.

Por exemplo, se eu gosto muito de chocolate, não comê-lo nunca pode ser contraproducente. O melhor seria comprar um chocolate o mais puro possível e comer um quadradinho.

Alguns nutricionistas recomendam uma barra pequena por dia, este é o limite. Estamos de acordo. No entanto, nosso conselho é que você coma quando o seu corpo pedir.

Se você precisa de algo doce, permita-se comer uma barrinha de chocolate amargo. Apenas uma por dia! Você vai se permitir um capricho saudável. Além disso, em momentos específicos como festas, aniversários ou Natal, modere seus caprichos.

Se você se recusar a dar estes “presentes” a si mesmo, no final cairá em tentação e poderá mandar a dieta para o inferno e parar de segui-la.

3. Você fica com fome

Mulher com fome

O terceiro dos erros cometidos ao fazer dieta é ficar com fome. Isso é terrível! Uma dieta não implica passar fome. Esta é uma crença que devemos erradicar a partir de agora.

A palavra dieta implica saúde, e saúde não significa passar fome. Não importa se você quer perder peso. Coma mais verduras, mais frutas, mais produtos naturais em porções apropriadas que ajudarão você a perder quilos, se assim o desejar.

Começar uma dieta não significa que você tem que reduzir sua ingestão de calorias ao mínimo.

Se formos a um nutricionista, ele nos fará um planejamento semanal em que temos que consumir uma quantidade diária de calorias distribuída por 5 refeições.

  • Não se trata de reduzir as refeições ou a ingestão de alimentos.
  • Quantas mais refeições fizermos, em porções adequadas e com alimentos saudáveis, mais isso vai nos permitir não passar fome e alcançar as metas que estabelecemos.
  • Ir a um nutricionista pode resolver muitas questões como estas.

Cada dieta deve ser personalizada

Alimentação saudável

Há também um erro muito comum, que é seguir as dietas que podemos encontrar online ou que um amigo nosso está fazendo.

Temos que ter muito cuidado com isso, porque o que funciona para outras pessoas não necessariamente funciona para nós.

O fato de existirem profissionais qualificados em nutrição tem a sua razão de ser. Eles estudarão nossos hábitos, nossos objetivos e também o tempo que temos.

Certamente um ou outro desses erros cometidos ao fazer dieta chamou a sua atenção, porque você os colocou em prática sem estar consciente disso.

Se até agora nenhuma dieta lhe deu o que você precisa, não hesite. Um nutricionista pode ajudá-lo.

Recomendados para você