Em que consiste a terapia ocupacional?
Revisado e aprovado por o médico Carlos Fabián Avila
A terapia ocupacional é responsável por ajudar as pessoas com limitações devido a lesões ou doenças físicas, dificuldades de aprendizagem, pobreza ou diferenças culturais com o objetivo de ajudar a prevenir afecções e melhorar a saúde.
Tem como conceito fundamental o homem como ser ativo em sua vida cotidiana.
Uma pessoa se manter ocupada ajuda no processo de cura. O sedentarismo é a principal causa de muitas doenças e deficiências físicas e cognitivas.
Com base nisso, a terapia ocupacional coloca a pessoa em atividades fundamentais para melhorar o funcionamento do corpo.
A cultura grega foi uma das primeiras a usar o esporte para curar o homem. Entende-se então que a ocupação é o melhor médico para ajudar a felicidade do homem.
Nos últimos anos, a terapia ocupacional conseguiu se consolidar como uma carreira profissional e existem cada vez mais especialistas nessa área.
O esporte na terapia ocupacional
Não é um segredo que para levar uma vida saudável é necessário incorporar o exercício como atividade diária.
Com a terapia ocupacional, busca-se que, durante o desenvolvimento da atividade, a pessoa estabeleça laços sociais. Desta forma, você encontrará uma maneira mais agradável de se condicionar fisicamente.
Nesta área, encontramos esportes como:
- Futebol
- Basquete
- Ginástica
- Atletismo
- Natação
- Ioga
Esses esportes ajudam a fortalecer 90% das articulações e músculos do corpo, além de melhorar o desenvolvimento da parte motora e social da pessoa.
Atividades lúdicas para a terapia ocupacional
A realização de atividades lúdicas, como as artes cênicas, ajuda o desenvolvimento cognitivo e social da pessoa.
O teatro ajuda as pessoas a se desenvolverem na parte social, pois fortalece as características que lhes permitem se expressar melhor e de maneira mais confortável.
As atividades lúdicas e de grupo podem ser:
- Grupos de cinema
- Peças de teatro
- Karaokê
- Excursões
- Oficinas de arte
- Oficinas de música
Terapeuta ocupacional
Ela é encarregada de acompanhar o paciente no processo através do qual ele busca melhorar sua área deficiente.
O terapeuta procura a atividade apropriada para tratar o paciente. Utiliza atividades terapêuticas no desenvolvimento da vida cotidiana da pessoa.
Estar acompanhado por um terapeuta é essencial para alcançar um bom desenvolvimento das habilidades cognitivas e físicas do paciente. Assim, um melhor resultado é alcançado após as atividades planejadas.
Funções principais
Entre as principais funções realizadas pelo terapeuta ocupacional são:
- Treinamento em atividades da vida cotidiana
- Terapias em grupo
- Orientação e reorientação do trabalho
- Valorização em integração sensorial
- Avaliação e intervenção em problemas sensoriais
- Estimulação cognitiva
- Musicoterapia
- Terapias com jogo
- Aconselhamento sobre próteses
- Aconselhamento familiar sobre doenças
Ioga como terapia
A ioga é uma atividade com abordagem terapêutica, uma vez que sua prática pode ser útil diante de várias dificuldades em relação à saúde.
Essa atividade ajuda todos os tipos de pessoas, sem qualquer exceção. Por meio de posturas e pontos de meditação, favorece a autoestima e o processo de cura das condições que geralmente podemos apresentar, como:
- Estresse
- Ansiedade
- Dificuldade para respirar
- Pressão alta ou baixa
- Desconforto geral em toda a coluna
Outras formas
Além da Ioga, para ter um bom ritmo de vida, podemos levar em conta alguns tipos de terapias. Empregar rotinas de exercícios ou uma vida mais ativa trabalha para aumentar a autoestima e melhora nossa saúde geral.
Outra maneira pode ser se reunir com um grupo de amigos para praticar algum esporte em comum. Fazer caminhadas ao ar livre pode nos ajudar a limpar nosso corpo e nossa mente.
É fundamental e importante fugir da rotina de longas jornadas de trabalho. Nosso corpo nos agradecerá e começaremos a ter uma vida mais saudável.
Assim, na companhia de nossos amigos ou parentes mais próximos, podemos procurar uma série de atividades para sair da rotina que pode nos causar estresse e doenças.
Entre as atividades recomendadas, encontramos:
- Vários exercícios
- Caminhada pela natureza
- Assistir a jogos
- Desfrutar de uma tarde fora da cidade
- Passar o tempo com os amigos
Se houver complicações persistentes, recomenda-se consultar um médico.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- González-Francisco, L. (2009). Terapia ocupacional. Anales de Pediatria Continuada. https://doi.org/10.1016/S1696-2818(09)71103-5
- Polonio B. Durante P. Noya B. (2001). Conceptos fundamentales de terapia ocupacional. Madrid: Médica Panamericana. https://doi.org/10.1016/j.jneumeth.2008.11.006
- Barros, D. D., Ghirardi, M. I. G., & Lopes, R. E. (2002). Terapia ocupacional social. Revista de Terapia Ocupacional Da Universidade de São Paulo. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v13i3p95-103
- Organización Mundial de la salud (OMS). (2016). Atención médica y rehabilitación. https://doi.org/10.1177/1751143715610133
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.