Causas da dor articular noturna e dicas para aliviá-la

25 Novembro, 2019
Os alongamentos são uma maneira muito eficaz de amenizar as dores causadas pela artrite à noite. Se essas dores afetam as mãos, opte por atividades como tecer, que ajudam a movimentar mais os dedos.
 

Quem sofre de artrite com certeza já passou noite em claro, sem conseguir dormir devido à dor articular noturna. É um incômodo muito comum que pode reduzir a sua qualidade de vida se você não receber tratamento adequado. Você sabe como reduzir a dor articular noturna?

Antes de tudo, devemos deixar bem claro que os problemas de artrite geralmente não são curados. Ou seja, conforme indicado pela Arthritis Foundation, existem tratamentos eficazes para aliviar a dor, mas estamos enfrentando uma condição médica que não é reversível.

Para encontrar um maior bem-estar atualmente e, principalmente, aliviar a dor articular noturna, as dicas que daremos a seguir podem ser úteis.

1. Por que a dor articular é mais intensa durante a noite?

dor-articular-noturna

A atividade diária

Ao longo do dia, nos movimentamos, manipulamos coisas, subimos escadas, nos movemos… tudo isso faz com que a articulação fique “quente”, e apesar de podermos sentir uma certa dor nesses momentos, é à noite e perante a imobilidade que o sofrimento se torna mais aguçado.

Fadiga adrenal

É provável que você já tenha ouvido falar sobre a fadiga adrenal, também conhecida como fadiga crônica. Este estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Brasil), afirma que o termo não é correto, porque as glândulas adrenais não “sentem” fadiga.

 

Ela tem a ver com as glândulas suprarrenais e com uma estimulação do sistema nervoso que nos causa dor, cansaço, ansiedade, insônia, falta de apetite…

Esta doença está relacionada, por sua vez, com as noites de sofrimento mais intenso.

O estresse

Se ao longo do dia a pessoa passa por situações cheias de pressão, preocupações, ansiedade e estresse, e não gerencia isso de forma saudável, tudo isso fará com que seu nível de cortisol no sangue aumente, principalmente nos homens, de acordo com este estudo realizado pelo AF2R-Centre Hospitalier de Rouffach (França).

A alimentação

Como muitos já sabem, há determinados componentes nos alimentos que consumimos diariamente, que são capazes não apenas de causar inflamações, como também de fazer com que armazenemos toxinas no corpo.

Leia também: As frutas que ajudam a eliminar toxinas

Uma dieta inadequada pode causar o aparecimento das dores articulares noturnas.

Sedentarismo e imobilidade

Naqueles dias em que nos mexemos apenas em cima do sofá, em que pensamos, por exemplo, que é melhor manter a articulação quieta durante o dia inteiro, o mais provável é que quando chegue a noite, a dor aumente.

A razão? Quando as articulações ficam imóveis, surgem a rigidez e a ossificação. Se praticarmos exercícios simples de alongamento pela manhã e pela noite, conseguimos minimizar a dor. Vale a pena!

Dicas para aliviar a dor articular noturna

pepino-contra-dor-articular-noturna
 

1. Cuide melhor da alimentação

Apesar da origem da artrite ser muito variada, uma forma de encontrar uma melhor qualidade de vida é através da alimentação. Uma alimentação adequada permitirá proteger a cartilagem, nutrir os ossos ou evitar inflamações.

Remédios muito simples, como tomar infusões de gengibre diariamente ou priorizar as frutas e os alimentos frescos ao invés de pratos pré-cozidos, são simples segredos que é preciso considerar.

Alguns alimentos recomendados são: 

  • Peixe azul. Contém ácidos graxos ômega 3 que, de acordo com a Spanish Heart Foundation, ajudam a manter os níveis de colesterol.
  • Azeite extravirgem. Segundo este estudo realizado pela Universidade de Gdansk (Polônia), contém antioxidantes e uma grande capacidade anti-inflamatória.
  • Tomate, cenoura e pimentão. Eles contêm licopeno que, segundo este estudo realizado pela Universidade Autônoma de Yucatan (México), contém vários antioxidantes.
  • Alcachofras. Segundo este estudo realizado pelo Institute of Sciences of Food Production (Itália), eles também previnem o envelhecimento.
  • Limões e frutas cítricas. Segundo esta pesquisa realizada pelos Centros de Pesquisa em Nutrição e Saúde (Espanha), eles fortalecem o sistema imunológico graças ao seu conteúdo de vitamina C.
  • Abacaxi. Ele contém bromelina, caracterizada, segundo este estudo da Universidade Sri Ramachandra, por promover e melhorar a circulação.
  • Cereais integrais. Segundo a Clínica Mayo, eles são essenciais para uma dieta equilibrada.

2. Terapia frio-calor

Para evitar a dor articular noturna, de acordo com este estudo realizado pela Universidade das Américas (Chile), a crioterapia também é recomendada, uma terapia específica com intervalos de quente e frio, uma hora antes da hora de dormir:

 
  • Prepare uma bolsa com cubos de gelo.
  • Encha uma bacia com um litro de água quente (sem ferver) com 3 ramos de alecrim.
  • Aplique essa bolsa de gelo onde a articulação dói. Mantenha ali por 20 segundos.
  • Depois, mergulhe essa mesma articulação na bacia de água quente com alecrim. Repita o procedimento 5 vezes. Você verá como a dor será aliviada.

3. O melhor analgésico natural

Gengibre-contra-dor-articular-noturna

Infusão de gengibre

Ingredientes

  • 1 colher de chá de gengibre fresco ( g). De acordo com este estudo da Isfahan University of Medical Sciences (Irã), o gengibre é um alimento anti-inflamatório realmente benéfico.
  • 1 copo de água (200 ml).
  • 1 colher de sopa de mel (25 g) que, segundo este estudo realizado pela clínica central Cira García (Cuba), é cicatrizante e previne a inflamação.

Descubra: Como perder peso com a raiz de gengibre?

Preparo

  • Preparar é muito simples. Coloque o copo de água para ferver e, quando o mesmo chegar em ebulição, adicione o gengibre e o mel. Deixe que cozinhe por 15 minutos e depois deixe descansar.

Quando tomar?

  • Uma xícara no café da manhã e outra uma hora antes de ir dormir.

4. Pequenos alongamentos antes de ir dormir

 

Se fizermos exercícios suaves com as articulações afetadas, tanto a cartilagem quanto a própria articulação ficarão menos rígidas e dormentes.

  • Assim, um modo eficaz de aliviar a dor articular noturna é, por exemplo, tecer à mão caso você tenha artrite nessa região do corpo, ou fazer alongamentos com ambas as pernas se o seu problema estiver nos joelhos. Isso, de acordo com esta pesquisa realizada pela Universidade de Málaga, também evita lesões futuras.
  • Você pode, por exemplo, colocar um pequeno peso nos tornozelos e levantá-lo 5 vezes. Assim, você notará muito alívio na hora de ir dormir.

Você tem dor articular noturna constantemente? O diagnóstico nem sempre é a artrite. É importante que você consulte o médico para determinar qual é sua origem e qual tratamento é apropriado para o seu caso.