Diferentes tipos de amor, qual é o ideal?
Existem diferentes tipos de amor? Do que falamos quando mencionamos a palavra “amor”?
Os “eu te amo” são comuns nas redes sociais e com essa expressão as pessoas se referem aos amigos, animais de estimação, imagens, paisagens, situações ou comidas.
Porém, em seu sentido mais profundo, o amor é aquele sentimento intenso em relação a outra pessoa, com o qual tenta-se alcançar a reciprocidade.
Esse é o tipo de amor mais difícil de sentir. Amar alguém e que essa pessoa corresponda implica circunstâncias e coincidências que, por si só, fazem esse tipo de amor ser algo complexo.
No mais profundo de cada pessoa existe o desejo de amar e de ser amado. Se apaixonar e que o amor dure para sempre é um objetivo natural das pessoas.
Porém, o mundo mostra que esse desejado amor eterno parece não ser possível nestes tempos. Vemos que as relações, formalizadas ou não, entre as pessoas, são cada vez menos duradouras.
Tipos de amor segundo os gregos
Em temas de amor, os gregos foram especialistas. Analisando sua própria cultura, conseguiram algumas definições que esclarecem as manifestações do amor.
O amor fugaz
Há um tipo de amor fugaz que corresponde à atração sexual, ao desejo.
- É esse tipo de amor que se manifesta no início da relação, onde a paixão e a curiosidade sexual desempenham um papel importante.
- Este amor é vivido como o início de uma aventura que depois poderia se transformar em algo mais profundo mas que, em seu começo, é idealizado e carnal.
Na cultura grega, é o amor representado por Eros, o deus do amor.
O amor fraternal
O amor fraternal é o que as pessoas sentem por suas famílias, por seus amigos, por seus companheiros.
É um amor leal, que supõe compromisso e conhecimento profundo da pessoa, e em geral surge lentamente. E também o amor que se sente por algum animal de estimação.
Os gregos o chamavam de amor storgé.
O amor social
Existe também um amor que nasce em relação a uma pessoa em particular ou em relação a um determinado grupo e move causas notáveis.
- É o sentimento que leva a promover o bem comum e a cooperação entre as pessoas.
- Caracteriza-se pela solidariedade e é o amor que nos move a ser amáveis e a trabalhar em equipe para alcançar uma causa.
Vincula-se muito estreitamente com a psicologia social.
O amor ágape
Por amor “ágape” os gregos entendiam o amor mais amplo que um ser humano pode experimentar.
Seria o amor à própria natureza, a um deus ou a toda a humanidade. É um tipo de amor deteriorado nestes tempos em que os sentimentos individualistas e egocêntricos prevalecem.
Qual é o ideal entre os diferentes tipos de amor?
Em um sentido amplo, os quatro tipos de amor que foram descritos são ideais.
Quem consegue experimentar todos será a pessoa mais completa no âmbito amoroso, pois será dona dos sentimentos mais nobres que podem nos fazer felizes e beneficiar o mundo.
O amor ideal é compostos por estes amores diferentes, que supõem linguagens e manifestações diferentes. O grave problema que afeta às pessoas é mantê-los vigentes para que não se degradem.
As pessoas falam linguagens de amor muito diferentes, e essas diferenças podem causar falta de entendimento e até conflitos.
Portanto, para que as pessoas se mantenham unidas e vivam felizes, devem aprender a linguagem do amor das outras pessoas que amam.
É uma aprendizagem recíproca, e vale tanto para os casais quanto para os irmãos, grupos de amigos e companheiros. Ou seja, para todo grupo social em que o amor seja um vínculo importante.
As linguagens do amor
O doutor Gary Chapman, especializado em temas familiares, reconhece que existem cinco linguagens do amor. Conhecê-las é chave para alcançar sentimentos duradouros.
- As palavras de afirmação, elogios, elogios verbais, palavras de ânimo, palavras amáveis. São aquelas que estimulam e fazem com que as pessoas se sintam valorizadas e amadas.
- Tempo compartilhado, tempo de qualidade, dedicado realmente à outra pessoa.
- Os presentes. Presentes, que podem ser humildes, que mostram ao outro que é amado.
- Atos de serviço. Ações simples e solidárias que aliviem a tarefa do outro: cozinhar, atender às crianças, por exemplo.
- Contato físico. Pegar nas mãos, beijos, abraços, relações sexuais, se é o caso de relacionamento amoroso, são expressões de amor para com o outro.
Atender a estas linguagens que manifestam amor contribui para satisfazer as necessidades emocionais das pessoas. Assim, isso fará com que o amor perdure e se potencialize.
O amor está presente na vida das pessoas, mas é preciso aprender a expressá-lo. É uma questão de decisão.
Imagem principal oferecida por © wikiHow.com
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Zeki, S. (2007). The neurobiology of love. FEBS Letters. https://doi.org/10.1016/j.febslet.2007.03.094
- Sternberg, R. J. (2004). A triangular theory of love. In Close Relationships: Key Readings. https://doi.org/10.4324/9780203311851
- Berscheid, E. (2010). Love in the Fourth Dimension. SSRN. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.093008.100318
- Hazan, C., & Shaver, P. (1987). Romantic Love Conceptualized as an Attachment Process. Journal of Personality and Social Psychology. https://doi.org/10.1037/0022-3514.52.3.511
-
Barbosa, S. D. S., Ayala, J. B., Orozco, B. P., Méndez, D. R., & Tallabas, A. O. (2011). Relación entre el tipo de apoyo y el estilo de amor en parejas. Enseñanza e investigación en psicología, 16(1), 41-56.
- Chapman, G. 5 Love Languages – The 5 Love Languages®. Retrieved 27 September 2020, from https://www.5lovelanguages.com/5-love-languages/
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.