5 conselhos para uma dieta de perda de peso bem-sucedida

· 1 de julho de 2018
Perder peso pode ser fácil, mas manter a dieta pode ser entediante. A seguir, daremos cinco conselhos para ser bem-sucedido neste objetivo.

Se você costuma falhar nas dietas que começa toda segunda-feira, se não consegue perder peso, mas sim ganhar, não se preocupe. Neste artigo nós trazemos 5 conselhos para iniciar uma dieta de perda de peso bem-sucedida.

Perder os quilos que tanto prejudicam sua saúde física e mental é um objetivo difícil. Isso não significa que você tenha cometido um erro. Em muitos casos, o difícil é manter intacta, dia após dia, a perseverança na alimentação adequada.

É difícil dar continuidade a um plano alimentar que entrou em sua vida para mudar seus hábitos e restringir os alimentos que você tanto gosta. No entanto, a principal motivação é saber que você vai recuperar sua saúde e que você estará em melhores condições para enfrentar os desafios da vida.

Identifique as razões para fazer uma dieta de perda de peso

Antes de falar sobre as 5 chaves, o ideal é que você identifique o que deseja alcançar com a dieta de perda de peso. Parece óbvio porque a motivação está em seu nome (perder peso), mas há sempre algo além do óbvio.

Faça uma lista e coloque na balança as vantagens e desvantagens que virão deste processo. Isso fará com que você fique ciente do contexto no qual inicia este caminho que será cheio de mudanças. Ele servirá para limpar sua mente e impulsionar seu espírito quando você pensar em abandonar a dieta.

Mulher feliz com seu peso

5 dicas para ter sucesso com uma dieta de perda de peso

1. O objetivo deve ser claro e realista

Todas as pessoas gostariam de ter corpos esculturais, mas isso não é tão simples. A ideia é que a quantidade de quilos que você deseja perder possa ser eliminada no tempo apropriado e, além disso, que você consiga manter o peso sem comprometer sua saúde.

O primeiro passo é aprender a comer e, para isso, será necessário mudar seus hábitos alimentares. Estes devem ser adaptados às suas necessidades. Cada indivíduo é diferente e, portanto, para cada um deve haver uma dieta personalizada.

Seus tempos e conquistas não devem se adaptar ou corresponder aos de outra pessoa. Lembre-se de que o ideal é perder cerca de um quilo por semana. Essa deve ser sua principal motivação. Com esse objetivo, o processo pode ser lento, mas o resultado poderá ser mantido ao longo do tempo.

2. O peso não deve ser uma obsessão

Às vezes o peso é uma medida um pouco enganosa. Portanto, recomendamos que você avalie sua evolução de acordo com suas roupas. Talvez a melhor escala seja o seu vestuário. Se você quiser saber se está no caminho certo, coloque as calças que não cabiam antes e você verá se a dieta de perda de peso está funcionando.

Você deve saber que o peso pode variar de acordo com condições tão diferentes quanto a quantidade de água que você ingere durante o dia, se tiver problemas digestivos ou trânsito intestinal lento, se estiver no período da sua menstruação, entre outros.

Durante uma dieta de perda de peso, você não deve controlar seu peso diariamente. Este não deve ser o único parâmetro usado para medir sua evolução.

3. Planeje várias refeições por dia

Vegetais verdes

Lembre-se: você não deve pular nenhuma refeição. É um erro grave não tomar o café da manhã ou eliminar o jantar. Se você não se alimentar, sentirá mais fome e vontade de comer, o que pode levar a ingerir alimentos pouco saudáveis.

Faça mais de três refeições e complete sua dieta com lanches saudáveis, nos quais você pode incluir frutas, oleaginosas ou geleias. Este processo merece uma programação séria. Reserve algum tempo no início da semana para definir suas refeições.

Tente fazer uma lista semanal de compras onde você incluirá suas refeições. Se você pular esta etapa, pode acabar comprando (e consumindo) produtos que atrapalham a dieta de perda de peso que você iniciou.

Leia também: Por que devemos deixar as oleaginosas e as sementes de molho?

4. Planeje cada refeição com o método do prato

É uma estratégia muito fácil. Este método permitirá que você faça refeições mais saudáveis ​​e nutricionalmente equilibradas. Funciona assim: metade do prato deve ser preenchida com legumes e verduras que podem estar crus ou cozidos. Tente variar.

Um quarto do prato com proteínas, que podem ser carnes, ovos, peixe, leguminosas ou proteínas vegetais. A outra parte do prato deve conter carboidratos como arroz, macarrão, pão ou batatas. A ideia é que eles sejam integrais. Você pode comer uma sobremesa, como uma fruta.

5. Inclua exercícios e água

Aula de spinning

Há muitos benefícios que você obterá se praticar alguma atividade física. De fato, praticar algum exercício irá ajudá-lo a perder gordura corporal, evitar o estilo de vida sedentário e melhorar suas condições físicas e de saúde. Além disso, proporcionará endorfinas e você se sentirá muito melhor psicologicamente. Dieta e exercício se complementam.

Durante a sua dieta de perda de peso, sua rotina deve ser acompanhada pelo consumo de água, já que é o principal componente do nosso corpo. Durante o dia, beba de um litro e meio a dois litros de água.