Dicas úteis para combater a dor de garganta naturalmente

· 18 de abril de 2018
Embora não o relacionemos, o repouso é essencial para promover a cura da dor de garganta, principalmente em caso de infecção ou esforço excessivo. Evite também forçar a voz

Saiba como combater a dor de garganta, um sintoma desconfortável que geralmente aparece quando temos uma infecção no sistema respiratório ou nas amígdalas.

É um incômodo que pode afetar qualquer pessoa, causando, entre outras coisas, irritação, uma sensação de azia e problemas para engolir alimentos.

Na maioria das vezes não se trata de algo grave e é resolvido em poucos dias. No entanto, às vezes pode apresentar complicações, exigindo a intervenção de um médico.

Hoje em dia existem muitos tratamentos farmacológicos e naturais que podem ajudar a minimizar o problema. Apesar disso, é conveniente ter outras dicas para acelerar sua recuperação.

Nesse artigo compilamos as mais importantes para que você não hesite em colocá-las em prática para combater a dor de garganta.

Recomendações para combater a dor de garganta

Tome muita água

Mulher tomando água

Para controlar a irritação sofrida pela garganta, é importante aumentar o consumo de água. Este fluido vital lubrifica a área e ajuda a acelerar a recuperação dos tecidos afetados.

  • Uma vez que o frio pode piorar a condição, é melhor consumi-la em temperatura ambiente.
  • Tomar entre 6 e 8 copos por dia, em pequenos goles, é muito benéfico.

Faça gargarejos com água salgada

Uma simples combinação de água e sal pode ser suficiente para desinfetar a boca e a garganta. Esta solução impede o crescimento de bactérias e ajuda a reduzir a inflamação.

  • Dissolva um pouco de sal em água morna e gargareje por 2 minutos, 3 vezes ao dia.

Tome caldo de galinha

Caldo de galinha

O caldo de galinha é um dos remédios clássicos para doenças que afetam a saúde respiratória. Seus nutrientes reforçam o sistema imunológico e aumentam as defesas contra micro-organismos

É ideal para controlar episódios crônicos de tosse e congestão. Graças a isso, também é um bom remédio para a dor de garganta.

  • Consuma uma xícara de caldo de galinha por dia em caso de resfriado ou infecções.

Evite o cigarro

As toxinas do cigarro ressecam a garganta e causam irritação nos tecidos. Ao fumar durante uma infecção respiratória é comum ter sintomas mais graves .

  • É essencial evitar o contato com o tabaco, ou seja, você não deve fumar nem respirar fumaça.

Descanse conforme o necessário

Mulher descansando

Se a dor de garganta aparecer devido a uma infecção ou esforço, é essencial descansar o quanto for necessário. Ao submetê-la a mais esforço, o período de cicatrização será prolongado.

  • Portanto, é melhor relaxar a garganta e descansar adequadamente.
  • Evite cantar alto, gritar e exercitar as cordas vocais.

Controle a umidade do ambiente

Existem algumas medidas simples que podem ajudar a controlar a umidade do ambiente para que a garganta não resseque. Embora seja fácil negligenciar, esta pode ser a causa da sensação de dor.

  • Colocar um umidificador na sala e evitar ligar o ar condicionado ajuda a manter um clima adequado.

Prepare um chá

Mulher tomando chá

Existem vários tipos de chás ou infusões que têm propriedades para controlar infecções e dores. Suas propriedades anti-inflamatórias relaxam a garganta e aceleram o período de recuperação.

  • Chás de ervas como camomila, hortelã ou gengibre são ideais.

Tome vinagre de maçã

Os ácidos orgânicos contidos no vinagre de maçã ajudam a regular o pH da garganta para evitar o crescimento de bactérias e azia.

Seus nutrientes fortalecem o sistema imunológico e ajudam a melhorar a resposta contra patógenos que interferem na saúde respiratória.

  • É melhor diluí-lo em água para facilitar o seu consumo.

Coma um dente de alho cru

Dentes de alho cru

Não é necessário sentir dor de garganta para aproveitar as propriedades do alho. Este ingrediente é um antibiótico natural que ajuda a proteger o corpo contra vários tipos de infecções.

Isso significa que, quando ingerido regularmente, é um bom complemento para evitar as doenças que causam irritação nessa área.

  • Recomenda-se consumir um dente de alho cru em jejum.

Consuma mel

Devido às suas propriedades hidratantes, curativas e anti-inflamatórias, o mel orgânico é uma das melhores soluções para os problemas que afligem a garganta.

É recomendado para o tratamento de infecções ou para aquela dor que ocorre devido o ressecamento excessivo.

  • O ideal é consumir 3 ou 4 colheres de sopa por dia para acalmar o desconforto.

Siga estas recomendações simples e alivie essa dor irritante. Se depois de vários dias você não notar uma melhora, consulte o médico para combater a dor de garganta.