Deslocamento da rótula

O deslocamento da rótula ocorre frequentemente como resultado de uma mudança repentina de direção da perna ao pisar no chão. Saiba mais neste artigo.
Deslocamento da rótula

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 15 dezembro, 2022

O deslocamento da rótula ou luxação da patela ocorre quando o osso do joelho é forçado fora do seu lugar . Pode ocorrer por diversos fatores, como uma queda, um golpe direto no joelho ou um giro ou torção dele.

Com frequência, o deslocamento da rótula ocorre na parte externa da perna . É mais provável que ocorra durante a prática de uma atividade esportiva. A maioria dos deslocamentos não resulta do trauma direto no joelho. 

A patela ou rótula é um pequeno osso coberto de cartilagem e de forma triangular . Está localizada na parte da frente do joelho e sobre ele estão inseridos o tendão do quadríceps e o ligamento patelar.

Quais são as causas do deslocamento da rótula?
Dor por deslocamento de rótula

O deslocamento da rótula ocorre frequentemente como resultado de uma mudança repentina da direção da perna quando a pessoa pisa no chão. No entanto, também pode ocorrer quando é produzida uma lesão direta no joelho.

Quase sempre se deve a alguma anomalia ou característica biomecânica, que predispõe a pessoa para que esta aconteça em condições de mínima energia.

Quando ocorre a deslocamento da rótula, a articulação perde estabilidade e a pessoa pode cair . Além disso, esta sentirá uma dor intensa e não poderá dobrar o joelho. O deslocamento é visível a olho nu e o joelho parece deformado .

No entanto, se a luxação da patela ocorrer devido a um trauma direto, todos os elementos de fixação poderão ser quebrados , incluindo a cápsula articular.

Fatores que aumentam o risco de sofrer um deslocamento da rótula

Há vários fatores que aumentam o risco de sofrer uma luxação da patela. Entre estes, se incluem a estatura alta, estar acima do peso , ou ter sofrido um deslocamento da rótula ou outra lesão no joelho anteriormente.

Além disso, as características físicas que aumentam o risco de sofrer uma luxação na rótula devem ser levadas em consideração. Entre elas estão:

  • Rótula alta: ter a inserção do tendão patelar na tíbia muito alta pode fazer com que o quadríceps luxe a rótula.
  • Valgo dos joelhos: ter as pernas em forma de X aumenta o ângulo formado pelo quadríceps com o tendão patelar, favorecendo o deslocamento da rótula.
  • Inserção do tendão patelar lateralizada.
  • Ruptura do ligamento patelo-femoral medial: esse ligamento une a patela ao fêmur pela parte interna. Impede que a rótula saia quando o joelho está estendido, que é quando ocorre o deslocamento na maioria dos casos.

Diagnóstico e sintomas do deslocamento da rótula

Para o diagnóstico de um deslocamento da rótula o médico apalpará a rótula e dobrará o joelho, movendo-o em direções diferentes. Através do uso de radiografias, ressonância magnética (RM) ou tomografia computadorizada (TC) podem ser vistas imagens de uma rótula deslocada e qualquer outra lesão no joelho. Esses exames são definitivos para detectar esta lesão no joelho.

Por outro lado, quando você sofre um deslocamento na rótula os seguintes sintomas geralmente aparecem:

  • Inchaço e joelho deformado.
  • Incapacidade de dobrar o joelho ou suportar o peso na perna.
  • Rótula deslocada em direção à parte externa do joelho.
  • Sensibilidade e dor.
  • Hipermobilidade patelar.
  • Lesões na cartilagem. Isso aumenta o risco de desenvolver osteoartrite e outras doenças.

Você também pode estar interessado em saber sobre: Controle a inflamação e alivie a dor nos joelhos com esta receita medicinal

Como aliviar os sintomas

Gelo para tratar a dor

Para aliviar os sintomas causados ​​por um deslocamento da rótula e outras lesões no joelho, recomenda-se:

  • Anti-inflamatórios não esteroides: o uso desses medicamentos ajuda a reduzir a inflamação e a dor. E devem sempre ser tomados de acordo com as orientações indicadas pelo seu médico.
  • Aplique gelo: o gelo ajuda a reduzir a inflamação e a dor, além de prevenir danos nos tecidos. Coloque-o no joelho seguindo as orientações dadas pelo seu especialista.
  • Mantenha a perna elevada: tente elevar o joelho acima do nível do coração o mais rápido possível. Dessa forma você ajuda a reduzir a dor e a inflamação no local.
  • Fisioterapia: O fisioterapeuta lhe ensinará exercícios para melhorar o movimento do joelho. Certamente, através de exercícios você fortalece o joelho e aumenta a estabilidade, aliviando a dor e o incômodo.

Conclusão

Finalmente, em alguns casos o deslocamento da rótula não pode ser evitado, principalmente se os fatores físicos tornarem você mais suscetível de sofrê-lo. No entanto, pratique exercícios com técnicas adequadas e tente manter seu joelho forte e flexível.

 


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.