O deslocamento da rótula ou luxação da patela ocorre quando o osso do joelho é forçado fora do seu lugar. Pode ocorrer por diversos fatores, como uma queda, um golpe direto no joelho ou um giro ou torção dele.
Com frequência, o deslocamento da rótula ocorre na parte externa da perna. É mais provável que ocorra durante a prática de uma atividade esportiva. A maioria dos deslocamentos não resulta do trauma direto no joelho.
A patela ou rótula é um pequeno osso coberto de cartilagem e de forma triangular. Está localizada na parte da frente do joelho e sobre ele estão inseridos o tendão do quadríceps e o ligamento patelar.
Quais são as causas do deslocamento da rótula?
Odeslocamento da rótula ocorre frequentemente como resultado de uma mudança repentina da direção da perna quando a pessoa pisa no chão. No entanto, também pode ocorrer quando é produzida uma lesão direta no joelho.
Quase sempre se deve a alguma anomalia ou característica biomecânica, que predispõe a pessoa para que esta aconteça em condições de mínima energia.
Quando ocorre a deslocamento da rótula, a articulação perde estabilidade e a pessoa pode cair. Além disso, esta sentirá uma dor intensa e não poderá dobrar o joelho. O deslocamento é visível a olho nu e o joelho parece deformado.
No entanto, se a luxação da patela ocorrer devido a um trauma direto, todos os elementos de fixação poderão ser quebrados, incluindo a cápsula articular.
Fatores que aumentam o risco de sofrer um deslocamento da rótula
Há vários fatores que aumentam o risco de sofrer uma luxação da patela. Entre estes, se incluem a estatura alta, estar acima do peso, ou ter sofrido um deslocamento da rótula ou outra lesão no joelho anteriormente.
Além disso, as características físicas que aumentam o risco de sofrer uma luxação na rótula devem ser levadas em consideração. Entre elas estão:
Rótula alta: ter a inserção do tendão patelar na tíbia muito alta pode fazer com que o quadríceps luxe a rótula.
Valgo dos joelhos: ter as pernas em forma de X aumenta o ângulo formado pelo quadríceps com o tendão patelar, favorecendo o deslocamento da rótula.
Inserção do tendão patelar lateralizada.
Ruptura do ligamento patelo-femoral medial: esse ligamento une a patela ao fêmur pela parte interna. Impede que a rótula saia quando o joelho está estendido, que é quando ocorre o deslocamento na maioria dos casos.
Para o diagnóstico de um deslocamento da rótula o médico apalpará a rótula e dobrará o joelho, movendo-o em direções diferentes. Através do uso de radiografias, ressonância magnética (RM) ou tomografia computadorizada (TC) podem ser vistas imagens de uma rótula deslocada e qualquer outra lesão no joelho. Esses exames são definitivos para detectar esta lesão no joelho.
Por outro lado, quando você sofre um deslocamento na rótula os seguintes sintomas geralmente aparecem:
Inchaço e joelho deformado.
Incapacidade de dobrar o joelho ou suportar o peso na perna.
Rótula deslocada em direção à parte externa do joelho.
Para aliviar os sintomas causados por um deslocamento da rótula e outras lesões no joelho, recomenda-se:
Anti-inflamatórios não esteroides: o uso desses medicamentos ajuda a reduzir a inflamação e a dor. E devem sempre ser tomados de acordo com as orientações indicadas pelo seu médico.
Aplique gelo: o gelo ajuda a reduzir a inflamação e a dor, além de prevenir danos nos tecidos. Coloque-o no joelho seguindo as orientações dadas pelo seu especialista.
Mantenha a perna elevada: tente elevar o joelho acima do nível do coração o mais rápido possível. Dessa forma você ajuda a reduzir a dor e a inflamação no local.
Finalmente, em alguns casos o deslocamento da rótula não pode ser evitado, principalmente se os fatores físicos tornarem você mais suscetível de sofrê-lo. No entanto, pratique exercícios com técnicas adequadas e tente manter seu joelho forte e flexível.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.