Descubra a lenda do dente de Buda e seu templo

O dente de Buda é uma relíquia encontrada no templo Sri Dalada Maligawa. Por trás deste objeto há uma lenda interessante.
Descubra a lenda do dente de Buda e seu templo

Última atualização: 05 julho, 2022

O Sri Dalada Maligawa ou Templo da Relíquia do Dente Sagrado é um complexo arquitetônico localizado na cidade de Kandy, capital do Sri Lanka. No seu interior encontra-se um santuário que guarda uma das relíquias mais importantes do budismo: o canino esquerdo de Buda. Atrai milhares de devotos e turistas de todo o mundo.

Esta relíquia, de apenas 2,5 cm, tem mais de 2.500 anos. E histórias interessantes foram contadas em torno dele. Vamos conhecê-las abaixo.

A lenda do dente de Buda

Segundo a lenda, quando Gautama Buda morreu em 483 a.C., seu corpo foi cremado e suas cinzas foram posteriormente distribuídas para quatro destinos diferentes ao redor do mundo. Diferentes templos foram construídos lá para a veneração do asceta.

Durante este trabalho, um de seus discípulos encontrou entre as cinzas um pedaço que não foi queimado: o canino esquerdo de Buda. Convencido de que era um objeto de grande valor, o discípulo o entrega ao rei de Kalinga, região localizada no leste da Índia, para ser venerado.

Conflitos ao redor do dente

A partir daí, diferentes histórias começaram a ser forjadas sobre o dente do Buda. Uma delas afirma que quem possuísse o canino teria o direito e o poder de governar seu território. Assim, como esperado, começaram as disputas pela posse da relíquia.

No século IV d.C., 800 anos após a morte de Buda, o dente estava nas mãos do rei Guhaseeva de Kalinga, que se converteu ao budismo e começou a adorar a relíquia. Mas para evitar conflitos, Guhaseeva decidiu esconder o dente para sempre, enviando-o para um lugar escondido (Sri Lanka).

Para fazer isso, o rei deu o dente do Buda à princesa Hemamala, que o transferiu para seu novo destino. Reza a lenda que Hemamala, acompanhada pelo príncipe Danta, escondeu a relíquia no cabelo como enfeite para passar despercebida. Assim, juntos, eles deixaram a Índia pelo Ganges e chegaram ao norte do Sri Lanka para esconder o dente.

Templos de Buda.
O budismo contém várias lendas que foram transmitidas de geração em geração.

Chegada do dente no Sri Lanka

O rei Kitsirimevan recebeu a relíquia sagrada de ambos os príncipes e, com grande reverência, construiu um templo em seu próprio palácio para abrigá-la. Depois disso, ele ordenou que um festival (Esala Perahera) fosse realizado anualmente em homenagem ao dente.

No entanto, com o passar do tempo, o dente do Buda mudou de dono e de lugar. Bem, os conflitos ainda estavam surgindo sobre a posse da relíquia.

Conta-se que no início do século XVI, o dente caiu nas mãos dos portugueses, que cobraram um alto resgate pela sua devolução. E eles o esconderam na mesma cidade de Kandy.

Mais tarde, devido às boas relações entre os habitantes locais e os colonos holandeses, decidiu-se construir um templo para guardar o dente. Hoje conhecido como o Sri Dalada Maligawa.

Atualmente, sem saber se o dente de Buda está realmente ali ou não, o templo é um dos pontos turísticos mais visitados do Sri Lanka. A relíquia é guardada em uma câmara cercada por sete estupas (tipo de urna) de ouro cravejadas de pedras preciosas; e as portas do hall são esculpidas em marfim.

Esta relíquia é considerada uma representação simbólica da vida do Buda, razão pela qual recebe inúmeras oferendas e é objeto de rituais e cerimônias. Da mesma forma, o festival Esala Perahera continua a ser celebrado todos os anos.

Procissão de dente de Buda

O dente está no centro da vida social de Kandy e é o principal protagonista do maior festival da cidade: uma celebração anual que dura 10 dias e acontece entre os meses de julho e agosto para homenagear o Buda.

A atração é o desfile noturno de elefantes, vestidos com roupas bordadas e iluminados por lâmpadas. A dita procissão é encabeçada pelo maior elefante; que tem a honra de carregar nas costas um pesado palanquim dourado no qual a relíquia é transportada.

Somente neste feriado, o dente de Buda sai do templo e passeia pela cidade. No entanto, diz-se que uma cópia da relíquia é usada, enquanto o original está guardado dentro do prédio.

Esta celebração representa um importante evento cultural e econômico, pois este é o momento chave em todo o calendário turístico da cidade de Kandy. E isso resulta nos dias mais importantes de todo o Sri Lanka.

Templo do Dente de Buda.
O templo Kandy é um ponto turístico e religioso que atrai pessoas de todo o mundo.

O dente de Buda hoje

Atualmente, a relíquia do dente é altamente protegida e elogiada por milhares de pessoas. No entanto, os céticos geram o debate sobre se o dente está realmente lá, já que está guardado em uma caixa de vidro onde não pode ser visto claramente.

Mesmo assim, a lenda do dente de Buda continua. Continua a ser um símbolo importante para o budismo.

Pode interessar a você...
Mão de Buda: características nutricionais e propriedades
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Mão de Buda: características nutricionais e propriedades

A mão de Buda é uma fruta exótica originária da Ásia. Descubra quais são os seus principais benefícios e como introduzi-lo na dieta.