Cristiana Oliveira vai às compras e se assusta com os preços altos

"Quase tive um infarto": a atriz usou seu Instagram para relatar o absurdo dos preços no supermercado.
Cristiana Oliveira vai às compras e se assusta com os preços altos

Última atualização: 16 maio, 2022

A atriz Cristiana Oliveira se mostra desesperada em um vídeo, explicando que foi fazer a compra do mês e quase infartou. Ela perguntou aos seguidores se essa sensação está igual para todos que a seguem e mostrou revolta com a situação que todos estão enfrentando nos últimos meses.

Da gasolina ao supermercado, o Brasil está realmente mais caro?

Os brasileiros estão sentindo no bolso há alguns meses o momento difícil da economia — alguns mais do que outros. Além do preço dos alimentos, frentes como energia elétrica e combustível pressionam o custo de vida.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que, desde 2003, a inflação não subia tanto como nos últimos 12 meses. Além disso, em março deste ano, a taxa chegou a subir 1,62%, índice que não era constatada no país desde 1994, antes de o Plano Real ser implementado. Dessa forma, em busca de frear o aumento dos preços, economistas preveem alta na Selic, a taxa de juros do país.

Os economistas explicam que o grande problema é que a alta nos preços de itens essenciais é acompanhada por uma renda que pouco cresce — ou inclusive diminui — para a maioria da população.

Essa alta no valor dos alimentos é sentida por todos os cidadãos, inclusive famosos, como mostrou a atriz Cristiana Oliveira em seu Instagram.

Alguns colegas de profissão, como Elizabeth Savala, fizeram questão de reforçar que, além do valor estar impraticável, as coisas são ainda mais difíceis para as famílias brasileiras mais pobres.

Anônimos e famosos apoiaram a atriz

Outros famosos e anônimos apoiaram a atriz na observação da alta dos preços dos alimentos. Assim que ela compartilhou seu vídeo, Elizabeth Savala respondeu com vários emojis batendo palmas e logo em seguida escreveu: “Sim, Cris, essa é a reação de todos, a palavra é essa, SOCORRO. Imaginemos os desempregados ou quem ganha um salário mínimo”, disse a artista, que ainda pediu ajuda para todos os brasileiros e brasileiras.

A apresentadora Márcia Goldschmidt também usou o espaço para reclamar. No entanto, reforçou que na Europa está muito pior. O ator Miguel Roncato disse que também tinha feito a compra do mês no mesmo dia e que tinha achado os preços desesperadores. A atriz Cássia Linhares foi outra famosa que reclamou, assim como a jornalista Lu Lacerda.

Andrea Avancini e Nany People foram outras personalidades que confirmaram o desespero e a angústia ao fazer a compra habitual dos alimentos. Seguidores e fãs também aproveitaram os comentários para contar um pouco do que passam ou para fazer um apelo pelos mais necessitados.

Cristiana Oliveira

O aumento dos preços esvazia o carrinho de compras de trabalhadores

De acordo com os Índices de Preços dos Supermercados, os preços dos produtos dos supermercados subiram 2,64% em março, sendo o grupo de alimentos o mais afetado pela alta das commodities. Os legumes e as verduras subiram 18,75% e 13,77%, respectivamente. Entre os que mais sofreram com a alta estão o repolho (34,24%), a cenoura (32,23%) e o tomate (41,27%).

O reajuste salarial para 2022 acompanhou a taxa de inflação de 10,06% de 2021, mas os preços superaram esse índice, o que significa que o aumento no salário mínimo não foi suficiente para acompanhar o movimento da economia brasileira.

Segundo Simão Davi Silber, pesquisador da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, que mede o IPC, índice inflacionário no município de São Paulo, a resposta sobre o quanto o Brasil ficou mais caro é “depende”.

“Os preços aumentaram para todo mundo. Mas como a sociedade brasileira é muito desigual, para alguns grupos esse aumento chega a ser quase irrelevante”, diz Silber, que é também professor da Faculdade de Economia da USP. “Já se pegarmos a base da pirâmide, é devastador”.

Pode interessar a você...
9 famosos que abandonaram a TV e agora têm profissões bem diferentes
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
9 famosos que abandonaram a TV e agora têm profissões bem diferentes

São muitos os famosos que já fizeram sucesso e decidiram mudar o rumo de suas vidas. Atualmente, eles têm as mais diferentes profissões.