Como construir uma casa na árvore para as crianças

A seguir, falaremos sobre como você pode construir uma casa na árvore para os seus filhos de uma maneira fácil, segura, e perfeitamente integrada com a natureza.

Saiba como construir uma casa na árvore, um dos lugares dos sonhos durante a infância de qualquer jovem. Muitas crianças pedem a seus pais constantemente para construí-las, principalmente quando moram em casas com jardins.

Este tipo de construção se integra muito bem com a natureza e a aproveita ao máximo (a árvore serve de suporte). Elas podem ser tão elaboradas ou simples quanto quisermos. Independentemente disso, as crianças sempre gostam muito delas.

Como todos gostamos de ver nossos filhos brincando e se divertindo ao ar livre, então vamos ajudá-lo a construir uma casa na árvore para eles. 

Uma casa na árvore consiste em uma estrutura que é construída sobre os galhos das árvores ou perto de seu tronco. Essas casas constituem um novo lugar para brincar para as crianças (além dos espaços que já possuem dentro de suas casas).

Dicas para construir uma casa na árvore

Primeiro passo: a escolha da árvore

Como construir uma casa na árvore para as crianças

A árvore deve ser firme, com um tronco largo, galhos fortes e raízes profundas. Esta é a estrutura adequada para sustentar a casa que construiremos.

Por outro lado, é muito importante verificar se ela está em boas condições, isto é, se não tem sinais de doença ou parasitas.

As espécies de árvores recomendadas para essas estruturas são: faia, bordo, carvalho e abetos de grande porte. Se você não sabe muito sobre botânica, pode consultar um especialista para aconselhá-lo melhor de acordo com as espécies de árvores que são mais comuns em sua área.

Quando a árvore for escolhida, devemos decidir que tipo de casa na árvore queremos. Para isso, vamos elaborar um projeto que, pouco a pouco, iremos modificar de acordo com diferentes fatores.

Para calcular o diâmetro, meça o contorno do tronco com uma fita métrica. O resultado é dividido por π (3,14) e obteremos a medida do diâmetro. Você deve verificar o caminho em que a base da nossa casa na árvore será colocada.

Meça com precisão onde você precisa cortar o tronco e os galhos da árvore. A espessura das vigas de suporte dependerá do tamanho e localização específica da base.

É preciso notar que uma casa na árvore padrão consiste em 3×3 metros. Este tipo de estrutura requer um tronco de pelo menos 30 cm de diâmetro.

Segundo passo: consulte a comunidade e as leis de planejamento urbano

É muito importante que, antes de começar a trabalhar, você consulte as leis comunitárias e de planejamento urbano. Desta forma, você saberá se precisa de uma autorização para realizar o trabalho. Por outro lado, isso vai lhe poupar problemas com os vizinhos.

Outro aspecto importante do fato de consultar as leis é que elas foram estabelecidas para impedir que a estética da urbanização seja prejudicada. Por exemplo, devemos ter em mente que nossa casa na árvore pode atrapalhar a visão das janelas de nossos vizinhos, etc.

Terceiro passo: a estrutura da casa da árvore

Construir uma casa na árvore para as crianças

Quando tivermos o sinal verde para construir nossa casa na árvore, devemos começar a pensar nos detalhes da estrutura. Para isso, é muito importante levar em conta fatores ambientais como o vento. Se não criarmos uma estrutura firme o suficiente, o vento pode causar um colapso e a casa pode cair.

A estrutura base da casa da árvore

  • Parafusada à árvore. Na base, as vigas de suporte serão parafusadas diretamente no tronco da árvore. Tenha em mente que é o método com maior probabilidade de danificar a árvore, mas também podemos reduzir esse risco usando os materiais apropriados.
  • Casa “flutuante”. Com a ajuda de cabos, cordas ou correntes, ajudamos a casa da árvore a ser suspensa nos galhos mais altos e fortes. Você deve ter certeza de que o tipo de árvore que você está usando funciona para esse método.
  • Com postes de suporte. Este método é o que causa menos danos à nossa árvore, uma vez que os postes de suporte serão presos ao solo, perto da árvore, mas não fixados a ela. Deixe bastante espaço ao redor da base para que a árvore possa balançar livremente com o vento.

Processo de montagem, passo a passo:

Quando a árvore tem ramos em forma de V, ela oferece um suporte sólido extra para a casa e permitirá que ela tenha 4 pontos de fixação em vez de apenas 2. Use uma broca e, nos 4 pontos de fixação dos galhos opostos, faça furos.

Para os furos, você deve usar uma broca de 10 mm. Certifique-se de que os furos estejam na horizontal e na mesma altura. Se os furos de fixação não estiverem alinhados corretamente, a plataforma pode ficar irregular.

Quando as vigas estiverem fixadas, devemos colocar os tirantes a uma distância proporcional, apoiados e fixados às vigas. É conveniente usar pedaços de madeira com tamanhos padrão para poder usarmos suportes e âncoras de ferro galvanizado.

O próximo passo é colocar os reforços necessários para eliminar qualquer possibilidade de problemas, fazer os cortes e fixá-los de maneira segura e forte.

Finalmente, você deve fazer o chão da plataforma, que precisa ter uma superfície firme para executar o resto do trabalho. Também fixe a escada na plataforma, na árvore e no chão.

Fixe os pilares aos cantos no chão da plataforma com suportes de metal. Coloque outros pilares nas extremidades das janelas e portas.

Em seguida, coloque no topo uma viga periférica ancorada em cada um dos pilares e coloque outra na altura da parte inferior da janela. As janelas devem ser colocadas com suportes de fixação aos pilares.

Agora, para o nosso telhado ser 100% impermeável, antes de fixar as telhas ou placas, devemos grampear um pedaço de tecido plástico grosso na estrutura em forma de A.

Use suportes adequados, tensionadores, cabos ou o que for necessário para prendê-lo. Se um galho cruzar a casa da árvore, deixe espaço suficiente para que o movimento natural da árvore não a danifique.

Corte no tamanho certo e coloque a cobertura da parede com pregos ou parafusos. Verifique as lacunas restantes e preencha. Após uma revisão final, você pode começar a decorá-la ao seu gosto.

Acesso à casa da árvore e segurança

Outro aspecto que deve ser levado em conta é a segurança de seus filhos ao acessar a casa. Você deve fornecer um sistema seguro e resistente. As opções mais comuns são:

  • Escada de corda. Isso é feito com uma corda e varas curtas amarradas a ela até atingir o chão. Pode ser uma maneira diferente e divertida de entrar na casa. Lembre-se de que muita prática é necessária.
  • Escada de mão. Pegue uma escada normal e use-a para subir de forma rápida e fácil.
  • Escadada fixa. Essa escada é a mais segura, já que está ancorada na sua casa na árvore. Se você optar por construir uma escada, tente colocar corrimãos nas laterais, por segurança.

O principal risco de construir uma casa na árvore é uma queda (quando a criança estiver brincando ou se distrair). Podemos tomar medidas para reduzir esse risco. Por exemplo, podemos construir a casa em uma altura não tão alta. Também podemos construir uma barra ou cerca ao redor da base e instalar uma superfície macia no solo.

Recomendados para você