Logo image
Logo image

Como tratar aftas e feridas na boca?

5 minutos
As razões pelas quais as feridas podem aparecer na boca são variadas, mas as soluções são semelhantes. Hoje nós contaremos como aliviar o problema e como você pode evitar a sua aparição no futuro.
Como tratar aftas e feridas na boca?
Escrito por Yamila Papa Pintor
Última atualização: 25 maio, 2022

As aftas são pequenas feridas que surgem na mucosa da boca. Elas geralmente são pequenas em tamanho, embora sua localização as torne desconfortáveis ​​e dolorosas. Principalmente os alimentos quentes ou frios, crocantes e ácidos as irritam, causando um maior desconforto.

A dificuldade de sua cicatrização está na umidade da boca e no consumo de alimentos. Portanto, procuramos encontrar uma solução rápida que trate e alivie as dolorosas aftas e feridas na boca. Nós falaremos sobre tudo isso neste artigo.

Por que as aftas e feridas aparecem na boca?

Embora sejam feridas que ocorram com muita frequência, a verdade é que não se sabe exatamente por que elas aparecem. O que se sabe é que as aftas e feridas causam dor e desconforto, tanto quando conversando quanto quando estamos comendo. Elas podem ser de dois tipos: simples ou complexas.

Confira ademais: 6 tratamentos de origem natural para aliviar as aftas na língua

As aftas simples aparece algumas vezes por ano e duram cerca de uma semana. As complexas são menos frequentes e acometem quem já sofreu algum tipo de úlcera na boca. O aparecimento de feridas pode estar relacionado a várias causas. Alguns fatores que podem desencadeá-las são:

  • De acordo com este estudo da Faculdade de Odontologia da Universidade Complutense de Madri, o estresse pode estar relacionado à sua aparição.
  • Ingestão de alimentos ácidos ou cítricos.
  • Lesões causadas por qualquer alimento ou utensílio.
  • Problema nutricional ou doença gastrointestinal (embora não haja evidências para apoiar essa afirmação).
  • Ortodontia.

Você precisa prestar atenção às aftas e herpes, que podem ser iguais em termos de aparência. A herpes labial é causada por um vírus simples e é contagiosa, as aftas não. Além disso, a primeira pode aparecer em outros locais do rosto, como os lábios, nariz e sob o queixo.

No caso de você ter uma afta, os sintomas que você provavelmente vai sentir são: sensação de formigamento ardente e doloroso, feridas arredondadas, brancas ou cinzas com vermelhidão nas bordas. Além disso, pode haver febre e inchaço dos gânglios linfáticos.

A boa notícia sobre as aftas e feridas é que elas desaparecem, quase sempre, sozinhas. A dor pode ser muito irritante, mas o importante é não passar a língua ferida nos dentes, mesmo que seja uma “tentação”. Em um período de sete a dez dias, esse problema será apenas uma lembrança ruim.

Remédios naturais para tratar aftas e feridas

Sal

Some figure

O sal possui propriedades antissépticas. Portanto, é dito que ele é um aliado para curar feridas. Para usá-lo como remédio, basta misturar uma colher de chá de sal em um copo de água morna e enxaguar a boca, enfatizando a região onde está a ferida. Cuspa a água e repita esse processo pelo menos três vezes ao dia. Aos poucos, a dor e o desconforto vão diminuindo.

Bicarbonato de sódio

Costuma-se dizer que o bicarbonato de sódio funciona como o sal, agindo como um antisséptico eficaz. No entanto, especialistas em química (como Deborah García Bello tanto em seu livro ¡Que se van las vitaminas!, como em diferentes mídias digitais) indicam que se trata de uma substância extremamente abrasiva e que não deve ser usada como remédio caseiro, nem mesmo de forma pontual.

Se ainda assim você quiser experimentar, deve misturar um pouco de bicarbonato em meio copo de água e depois enxaguar a boca com o líquido, agitando sem engolir o líquido. Você também pode formar uma pasta com um pouco de água e aplicá-la na ferida. Deixe por um momento para fazer efeito. Em seguida, enxágue com água fria sem esfregar.

Água oxigenada

O peróxido de hidrogênio é outro remédio para feridas na boca, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Barcelona. Pegue uma bola de algodão ou cotonete e mergulhe na água oxigenada. Aplique diretamente na lesão três vezes ao dia. Isso acalma o desconforto e ajuda a prevenir possíveis infecções.

* Este remédio não deve ser usado por longos períodos de tempo. 

Antisséptico bucal

Some figure
A chave para tratar as aftas é aplicar antissépticos que não infectem a área.

Os antissépticos bucais são um bom remédio que pode servir para aliviar o desconforto na boca, proporcionando um alívio imediato que irá controlar a formação de bactériasNão use-o em excesso, principalmente se for muito forte, porque é provável que queime você.

Gelo

A propriedade de um cubo de gelo reduzem a inflamação e aliviam a dor. Segundo este estudo da Universidade das Américas, o frio atuaria como um sedativo. Coloque um cubo de gelo na área afetada quantas vezes for necessário.

O iogurte é recomendado?

Acreditava-se que, graças ao ácido no leite e às bactérias que ele contém, isso ajudaria a alterar a composição do pH da boca e a controlar a formação de novas bactérias. No entanto, vários estudos garantem que o aparecimento das aftas possa estar diretamente relacionado ao consumo de produtos lácteos, bem como farinhas, casca de tomate ou  oleaginosas.

Dicas para evitar aftas e feridas

Some figure
Às vezes, uma dieta pobre pode causar feridas na boca.

A deficiência de minerais ou vitaminas causa aftas. Portanto, é melhor incluí-los em sua dieta. Outras condições que também podem causar feridas são a anemia por deficiência desses elementos  (às vezes causada por má absorção intestinal), a doença celíaca e a doença de Crohn, entre outras. Não hesite em adicionar à sua dieta alimentos que contenham ferro, como vegetais de folhas verdes, grãos integrais ou leite, entre outros.

Não deixe de ler também: Como tratar as aftas na boca com remédios caseiros

Além disso, tenha cuidado ao escovar os dentes, pois isso pode gerar feridas semelhantes às aftas ou irritações. O mesmo acontece quando você come alguns alimentos crocantes, como biscoitos, pães, torradas, etc. Finalmente, evite alimentos ácidos ou picantes, chicletes e, não menos importante, não se esqueça de passar o fio dental após cada refeição para manter a boca sempre limpa e saudável.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


Edgar NR, Saleh D, Miller RA. Recurrent Aphthous Stomatitis: A Review. J Clin Aesthetic Dermatol. 2017;10(3):26-36.

Ediriweera ERHSS, Premarathna NYS. Medicinal and cosmetic uses of bee′s honey – A review. Ayu. 2012;33(2):178. doi:10.4103/0974-8520.105233

Huynh NC-N, Everts V, Leethanakul C, Pavasant P, Ampornaramveth RS. Rinsing with saline promotes human gingival fibroblast wound healing in vitro. PLoS One. 2016;11(7). doi:10.1371/journal.pone.0159843

Madeswaran S, Jayachandran S. Sodium bicarbonate: A review and its uses in dentistry. Indian Journal of Dental Research. 2018;29(5):672-677. doi:10.4103/ijdr.IJDR_30_17

Rafieian N, Abdolsamadi H, Moghadamnia A, et al. Efficacy of alum for treatment of recurrent aphthous stomatitis. Caspian J Intern Med. 2016;7(3):201-205. PMID:27757206.

Scully C, Gorsky M, Lozada-Nur F. Aphthous ulcerations. Dermatologic Therapy. 2002: https://doi.org/10.1046/j.1529-8019.2002.01528.x.

Scully C, Shotts R.. Mouth ulcers and other causes of orofacial soreness and pain. Western Journal of Medicine. 2001: https://doi.org/10.1136/ewjm.174.6.421.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.