Logo image
Logo image

Própolis para os primeiros sintomas de gripe e resfriado

3 minutos
Você conhece os benefícios do própolis para a saúde? Sabia que ele pode ser um adjuvante para melhorar os sintomas de gripe e resfriado? Hoje vamos contar tudo sobre esse produto natural.
Própolis para os primeiros sintomas de gripe e resfriado
Gilberto Adaulfo Sánchez Abreu

Revisado e aprovado por o médico Gilberto Adaulfo Sánchez Abreu

Última atualização: 01 outubro, 2022

A própolis é um dos produtos de origem natural que podem contribuir para o alívio dos sintomas de gripe e resfriado. Embora não seja um tratamento de primeira linha para esses problemas de saúde, pode ser um coadjuvante com benefícios interessantes. Você tem interesse em prová-lo?

A composição desse ingrediente natural pode variar de acordo com a localização das abelhas e das árvores e flores a que se têm acesso. Contudo, em geral, contêm flavonoides e outros compostos bioativos com potencial medicinal. A seguir, vamos contar mais sobre seus benefícios.

Primeiros sintomas de gripe e resfriado

Com frequência, as pessoas não sabem distinguir entre gripe e resfriado, pois seus sintomas são bastante semelhantes. No entanto, conforme detalhado em uma publicação em Centers for Disease Control and Prevention, os resfriados são mais leves que a gripe e geralmente não causam complicações graves.

Pelo contrário, a gripe pode vir acompanhada pelos seguintes sintomas:

  • Febre moderada ou alta.
  • Calafrios.
  • Tosse e dor de garganta.
  • Coriza ou nariz entupido.
  • Dores musculares.
  • Dores de cabeça.
  • Fadiga.

Por isso, é importante saber como tratá-los. Nesse sentido, o mais conveniente é solicitar atendimento médico, pois o profissional possui todos as condições para dar um diagnóstico mais preciso e, em função disso, sugerir um tratamento.

Além disso, o médico poderá determinar se é conveniente suplementar o tratamento com produtos coadjuvantes, como o própolis.

Some figure
Embora os sintomas do resfriado sejam leves, os da gripe tendem a se complicar. A principal diferença é a presença de febre na gripe.

Veja também: Por que ficamos resfriados?

O que é o própolis?

Como aponta um estudo publicado na Advances in Pharmacological Sciences, o própolis é uma resina que as abelhas extraem das plantas, dos brotos de árvores e de outras fontes de origem vegetal. Elas o utilizam para revestir e proteger suas colmeias.

Entre seus componentes, destacam-se as resinas e as ceras, bem como ingredientes preciosos, como flavonoides, minerais, vitaminas e óleos essenciais. Da mesma forma, é um ingrediente ao qual são atribuídos usos terapêuticos devido à sua atividade antioxidante, anti-inflamatória, e antibacteriana.

Em geral, é frequentemente recomendado como remédio complementar contra vários tipos de infecções, lesões e doenças. Embora as evidências continuem sendo limitadas, existem descobertas que apoiam alguns de seus usos terapêuticos.

Benefícios do própolis contra os sintomas da gripe e resfriado

Embora até o momento ainda não seja aceito como tratamento de primeira linha contra a gripe e o resfriado, o própolis é um produto recomendado como complemento para aliviar os sintomas desses problemas de saúde.

Coincidindo com uma pesquisa publicada na Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine, é um produto com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antivirais e imunomoduladoras que, sem dúvida, contribuem para o tratamento desses problemas respiratórios.

Conforme detalhado nesse estudo, é um bom complemento para fortalecer o sistema imunológico e melhorar a resposta do organismo contra os agentes patógenos que causam infecção. Além disso, seus efeitos antivirais podem até mesmo combater o vírus que causa a gripe.

Some figure
As evidências científicas respaldam os efeitos positivos da própolis contra os sintomas da gripe e do resfriado.

Leia este artigo: Como a gripe afeta o corpo?

Como consumir o própolis?

Até o momento, não há uma dose medicamente recomendada para o consumo de própolis. Por isso, nos estudos realizados a respeito, são sugeridas mais pesquisas. No entanto, em geral, esse produto não é considerado de alto risco e não há relatos de efeitos adversos, exceto em pessoas alérgicas ao mel ou às abelhas.

Um estudo recomenda uma concentração diária de aproximadamente 70 miligramas por dia, mas essa não é uma recomendação do FDA (Food and Drug Administration). Muitas vezes, os fabricantes do produto sugerem uma dose nos rótulos. De qualquer forma, o ideal seria perguntar ao médico antes de tomar esses tipos de suplementos.

O própolis pode ser comprado em farmácias e lojas de produtos naturais. Está disponível na forma de cremes, pomadas e loções. Além disso, pode ser tomado por via oral, já que também vem em comprimidos, extrato líquido e cápsulas. Você usaria o própolis contra os sintomas de gripe e resfriado?


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Centers for Disease Control and Prevention (CDC). (2018). Key Facts About Influenza (Flu). Retrieved from https://www.cdc.gov/flu/about/keyfacts.htm?CDC_AA_refVal=https%3A%2F%2Fwww.cdc.gov%2Fflu%2Fkeyfacts.htm
  • Wagh VD. Propolis: a wonder bees product and its pharmacological potentials. Adv Pharmacol Sci. 2013;2013:308249. doi:10.1155/2013/308249
  • Silva-Carvalho R, Baltazar F, Almeida-Aguiar C. Propolis: A Complex Natural Product with a Plethora of Biological Activities That Can Be Explored for Drug Development. Evid Based Complement Alternat Med. 2015;2015:206439. doi:10.1155/2015/206439
  • Miguel MG, Antunes MD. Is propolis safe as an alternative medicine?. J Pharm Bioallied Sci. 2011;3(4):479–495. doi:10.4103/0975-7406.90101
  • Lotfy, M. (2006). Biological activity of bee propolis in health and disease. Asian Pacific Journal of Cancer Prevention. Asian Pacific Organization for Cancer Prevention.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.