Como saber se estou em um relacionamento tóxico?

· 7 de março de 2015
Pode ser que você siga amando seu par; no entanto, nas relações tóxicas ocorre algo curioso: você só consegue relaxar quando está sem ele. Você encontra "ar" e se relaxa.

Sabemos que o amor é cego, por isso, quando estamos apaixonados, é difícil ser racional e enxergar algumas coisas que parecem óbvias para quem está vendo de fora. Certamente conhecemos pessoas que estão “presas” em relações que fazem mais mal do que bem; mas cada um de nós deve perceber por si só se estamos na verdade vivendo um relacionamento tóxico.

Sinais de um relacionamento tóxico

Se não estamos felizes com o nosso parceiro na maior parte do tempo em que estamos juntos, há algo errado; por isso fique atento aos sinais característicos das relações tóxicas para identificar se o seu relacionamento é saudável ou não.

Em caso negativo precisamos entender e aceitar que, provavelmente, estaríamos nos sentindo muito melhor se estivéssemos sozinhos.

  1. Comportamento hostil

Se o seu parceiro apresenta um comportamento hostil e parece bravo o tempo todo, saiba que este não é um bom sinal.

Se você está vivendo com muita tensão, se sentindo estressada e sem conseguir se expressar por ter medo da reação dele, este relacionamento não é saudável.

Em suma, uma relação feliz transmite proteção e segurança, e não o oposto.

  1. Críticas exageradas

Fique atento se seu parceiro a critica exageradamente e se você fica sempre “pisando em ovos” por pensar que nunca poderá agradá-lo totalmente.

Se ele faz piadas ou critica suas características e capacidades na frente de amigos e família, bem como age sempre como se fosse superior, saiba que se trata de uma relação claramente infeliz e disfuncional.

  1. Falta de demonstrações de afeto

Coração preso em relacionamentos tóxicos

Algumas pessoas têm mais facilidade em demonstrar afeto do que outras; porém, para tudo há um limite. Se o seu parceiro nunca demonstra que a ama, seja com palavras, com um carinho ou com um beijo. Além disso, reclama que você é carente demais quando fala sobre o assunto, pode ser um sinal de alerta.

  1. Não conversar sobre os problemas

O seu parceiro divide os problemas dele com você e escuta os seus? Se você expressar como se sente e pedir algo, ele irá se esforçar para ajudá-la a conseguir o que você precisa?

Se ele não ouve o que você diz e se recusa a dar a importância que os seus sentimentos merecem; você pode estar em um relacionamento tóxico.

Leia mais: 7 formas de melhorar a comunicação entre o casal

  1. Desrespeito

Discussões eventuais são normais na vida de todos os casais. No entanto, se elas são constantes e seu parceiro costuma perder o respeito, sendo grosseiro ao extremo e fazendo uso de palavrões e xingamentos; saiba que este é um claro sinal de toxicidade da relação.

O desrespeito magoa profundamente e nunca é totalmente esquecido, tornando difícil criar intimidade e uma conexão verdadeira entre ambos.

  1. Você não pode ser você mesma

Você muda as suas opiniões e altera o que gosta ou não gosta quando está junto com o seu parceiro? Se você tem medo de ser você mesma por temer retaliações ou por não saber como ele pode reagir; saiba que este é um indicador importante de relações tóxicas.

Para que o amor autêntico surja, evolua e cresça com o tempo, precisamos nos sentir confortáveis para sermos nós mesmos no relacionamento.

  1. Ele toma decisões por você

Ele quer decidir o que você deve fazer nos estudos, na carreira, com quais amigos você deve conviver e quais roupas você pode usar?

Se ele é autoritário e não se importa com as suas opiniões, seu relacionamento provavelmente não é saudável.

Em uma relação amorosa, o parceiro deve entender e respeitar as escolhas do outro, apoiando ou discutindo de forma construtiva, quando necessário.

  1. Sentimento de culpa

Tristeza no relacionamento tóxico

Ele faz você se sentir culpada o tempo todo? Ele dá um jeito de fazer com que todas as situações que ocorrem pareçam ser sua responsabilidade? Bem como resultado dos seus comportamentos e decisões?

Ninguém pode se sentir continuamente culpado em um relacionamento saudável, portanto fique atento a este importante sinal de alerta.

Talvez te interesse: Como evitar se sentir culpado por tudo?

  1. Você se sente exausta

Um relacionamento amoroso não pode drenar sua alegria e suas energias até fazê-la chegar à exaustão. Muito pelo contrário! Uma relação saudável faz com que nos sintamos revigorados, enérgicos, dispostos e confiantes.

Além disso, costuma ter uma influência muito positiva em nosso estado de ânimo, causando bom humor e sensação de felicidade.

Se o que você sente é exatamente o oposto disso; há grandes chances de que você esteja em um relacionamento tóxico.