Como integrar o papel de parede "vintage" na decoração da casa
Decorar as paredes da casa é mais do que apenas pendurar quadros e espelhos. Ao cobrir espaços com papel de parede vintage, você muda a aparência total dos cômodos, oferecendo um ar de elegância, estilo e nostalgia.
A tendência do papel de parede, típica dos anos 70, voltou com mais força na decoração de interiores, oferecendo cores e motivos que facilmente se ligam ao passado, mas se adaptam à moda do presente.
Esse método de revestimento é ideal para camuflar imperfeições; ao mesmo tempo, destaca-se pela simplicidade de montagem, pelas características laváveis de alguns e pela longa vida útil atribuível à qualidade do material. Como há uma infinidade de padrões, explicamos porque você deveria escolher o vintage.
Qual é a decoração com papel de parede “vintage”?
Vintage alude ao passado, ao antigo e ao clássico. Esse conceito, apontado pela Corporação Nacional Unificada de Ensino Superior, expandiu-se para as áreas de moda e design em geral.
Especificamente, a versão “atualizada” do antigo encontrou no papel de parede uma forma de entrar nas casas por meio de estampas discretas ou muito vistosas que dão à casa vibes psicodélicas, pop art ou detalhes minimalistas.
A versatilidade do papel de parede permite impressões personalizadas e a combinação de padrões, desenhos e formas para animar a área escolhida. Por recomendação de especialistas, os melhores resultados em uma decoração vintage são obtidos se você cobrir apenas parte da sala e pintar o restante, pois, caso contrário, ficaria excessivamente ornamentado.
Em lojas especializadas você encontra papéis vintage feitos com tintas e procedimentos ecológicos.
Desenhos de papel de parede vintage para a casa
Graças à sua praticidade, o adesivo pintado em todas as suas variações se encaixa perfeitamente nas novidades, tornando-se um recurso conveniente no embelezamento de residências, aponta a revista Ars Bilduma.
Partindo dessa valorização, é comum ver diversos cômodos com papel de parede. É adequado para quartos, área de trabalho e cozinha; a chave está na moderação, pois se trata de dar um toque sem exagerar na intenção.
Os papéis vintage podem ser unicolores, em faixas como ocre, verde, bege e azul; eles geralmente são usados para não saturar. No entanto, o verdadeiro visual retrô é fornecido por padrões como os seguintes:
- Texturizado.
- Natureza selvagem.
- Estampas florais.
- Figuras geométricas.
- Listras horizontais e verticais.
Veja: Decoração da casa no outono: o que você deve considerar?
Dicas para incluir papel de parede “vintage” na decoração da casa
O sucesso no uso do papel de parede está na especificação de uma área apropriada. Não cubra todas as paredes; em vez disso, escolha aquela com falhas ou aquela que você deseja destacar.
Além disso, é possível instalá-lo como fundo de algum móvel; cabeceiras de cama, estantes ou bares refrescam a aparência se atrás tiverem uma decoração vintage. Nos pontos onde se deseja definir espaços, o papel de parede é um excelente aliado.
Salas de estar em casas de praia e campo valorizam o estilo que esse tipo de papel de parede transmite. Mas há mais maneiras de integrá-lo à decoração da casa.
Sala de entrada
Modifique a entrada tradicional adicionando papel de parede vintage nas paredes da sala de entrada . Além de causar uma boa primeira impressão, seu caráter antigo é combinado com móveis de estilo clássico, o que é uma vantagem se você já tiver móveis com esse estilo.
Sala principal
A sala precisa de pinturas marcantes e nada melhor do que uma lâmina de papel vintage. Nesse caso, é aconselhável usar uma parede larga para que o design pareça imponente.
As cores devem corresponder ao resto da decoração; embora sejam geralmente escolhidos em tons de preto e branco, devido à sua intemporalidade e maleabilidade para se adequarem ao estilo de qualquer peça de mobiliário. Antigas gravuras botânicas destacam-se tanto quanto as palmeiras, árvores, bambus e flores.
Quartos de dormir
No quarto principal, crie uma vibe totalmente vintage com papel de parede em desenhos florais ou unicolores, desde que adicione móveis de madeira e combine a roupa de cama com a paleta das paredes. Para o quarto das crianças, não faltam padrões clássicos que ficam maravilhosos complementando com os brinquedos tradicionais.
Cozinha e sala de jantar
Muitas reuniões com convidados costumam terminar na cozinha, por isso é uma sala que requer um embelezamento especial. E nada melhor do que cozinhar em um ambiente agradável aos olhos, que você ganha com papel de parede.
Os padrões não precisam necessariamente estar relacionados à atividade culinária. Localize impressões claras com acabamento em aquarela, flores silvestres, motivos selvagens ou desenhos abstratos.
Ao colocar papel de parede com adesivo vintage, certifique-se de que o design não ofusque outros elementos, como azulejos e móveis. Claro, evite forrar a área de preparação de alimentos e a pia, pois o vapor dos queimadores e os respingos danificariam o estofamento ou exigiriam uma manutenção meticulosa e diária.
Com papel de parede vintage, você cria separações atraentes entre a cozinha e a sala de jantar.
Veja: 6 dicas para acertar na decoração animal print da casa
Garanta um bom papel de parede com tapeçaria “vintage”
Depois de identificar o projeto que combina com seus gostos e saber qual área da casa merece a mudança, resta fazer um acabamento impecável. A dimensão responde à relevância de aderir cuidadosamente a folha para que as bolhas de ar não estraguem a decoração.
Muitos papéis vêm com adesivo no verso, mas para outros é preciso preparar a cola. Em todos os casos, o correto é seguir as instruções do fabricante.
Por fim, a manutenção não será complicada se o modelo for fabricado com tecnologia à prova d’água. Nesse caso, basta limpar com uma esponja úmida. Quando não forem revestidos ou selados, pule a limpeza úmida e use um aspirador.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Bartolomé García F. La popularización del papel pintado en España a lo largo del siglo XIX. Ars Bilduma. Vol. 11. 127-154. España; 2021. https://www.mendeley.com/catalogue/c5209cf7-21f8-353d-9e86-e19942b51daf/?utm_source=desktop&utm_medium=1.19.4&utm_campaign=open_catalog&userDocumentId=%7Bbe8b2416-68b1-4493-b854-809bfb4b3827%7D
- Sarmiento Rodríguez I. El vintage como parte del futuro. Corporación Unificada Nacional de Educación Superior. Colombia; 2022. https://repositorio.cun.edu.co/handle/cun/106
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.