Como diminuir as dores quando temos uma cãibra

· 23 de março de 2018
Para evitar o aparecimento de cãibra, você deve se manter hidratado, evitar um estilo de vida sedentário, mudar a postura e usar roupas adequadas.

Causados por exercício excessivo, gravidez ou falta de potássio, esses “puxões”, principalmente nas pernas, são dolorosos e não nos permitem caminhar corretamente. Portanto, neste artigo, daremos algumas dicas para reduzir a dor de uma cãibra.

Dicas para reduzir a dor produzida por uma cãibra

A dor aguda nas pernas ou panturrilhas conhecida como “cãibra” pode durar entre alguns segundos e vários minutos. Para reduzi-la, você pode realizar essas técnicas:

1. Flexionar os dedos dos pés

Câimbra no pé

Assim que você sentir o “puxão” estique sua perna, por exemplo, na cama, no sofá ou em uma cadeira. Dobre os dedos para trás (como se estivessem apontando para os joelhos).

Leve o torso para frente e segure os dedos dos pés com uma mão para ajudar a flexionar. Mantenha esta posição por pelo menos 1 minuto. Descanse e repita duas vezes mais.

Veja também: Remédios naturais para combater a cãibra

2. Caminhar sobre os calcanhares

Retire os seus sapatos (deixe suas meias, se preferir) e levante os pés para que apenas os seus calcanhares estejam apoiando o chão. Você pode se apoiar em uma peça de mobiliário para que não caia até dominar a técnica. Dê alguns passos curtos.

A pressão no calcanhar e a posição dos músculos são perfeitas para dizer adeus a essa cãibra dolorosa. Além disso, esta técnica melhora a circulação sanguínea das extremidades inferiores.

3. Massagem

Mulher com dor por cãibra

Não importa qual parte do corpo está sendo afetada. As massagens podem ser muito úteis para reduzir a dor e a incapacidade de continuar nossas atividades. Por sua vez, estimulam o fluxo sanguíneo na área afetada e acalmam o desconforto.

Tente esticar os músculos gradualmente para relaxar. Você pode fazer as massagens com as mãos ou ajudar com um objeto, como uma bola de tênis ou um rolo.

Recomendamos que você leia: Cãibras: por que se produzem e como tratá-las naturalmente?

4. Estique as panturrilhas

Se as cãibras ocorreram nessa área, você pode acalmar a dor de uma maneira muito simples:

  • Fique de pé na frente de uma parede.
  • Coloque a perna afetada atrás da outra a uma distância de aproximadamente 30 cm.
  • Flexione o joelho frontal de modo que a perna traseira fique esticada. Você pode apoiar as mãos na parede para que não perca o equilíbrio.

Outra opção para esticar as panturrilhas é a seguinte:

  • Na mesma posição inicial que o exercício anterior, apoie a parte superior da planta do pé na parede (incluindo os dedos). O calcanhar deve tocar o chão.
  • As mãos devem estar apoiadas na parede. Exerça pressão dos braços flexionados aos cotovelos. Assim, a panturrilha se estica.

5. Caminhar na ponta dos pés

Mulher com cãibra na perna

Este exercício permite reduzir a dor produzida por uma cãibra porque estica as panturrilhas e melhora a circulação sanguínea na área. É tão fácil como “caminhar em pontas” por toda a sala.

Uma segunda alternativa para gerar o mesmo efeito é manter os pés separados à largura dos quadris e elevar os calcanhares. Você pode se apoiar em uma mesa, uma cadeira, parede, etc. Deixe passar alguns segundos e pouse o pé no chão. Comece de novo. Repita até que a dor desapareça.

6. Aplique calor

Se você tiver uma dessas bolsas térmicas, você pode usá-las quando aparecer uma cãibra. Não aplique mais de 15 minutos. Você também pode usar uma compressa aquecida no forno ou uma toalha molhada com água muito quente.

Tomar um banho quente (tão quente quanto você conseguir suportar) é uma excelente técnica também para reduzir cãibras. Tente colocar a queda da água bem na área afetada. Molhe por cerca de 5 minutos.

7. Adote uma postura confortável

Se a cãibra for causada por estar sentado na frente do computador na mesma posição por horas, tente se mover um pouco e não flexionar a área afetada. Levante-se, estique sua perna, deite-se em um sofá, etc.

8. Levante suas pernas

Levantar as pernas alivia dor por cãibra

Este truque é para cãibras que ocorrem durante a noite (quando estamos dormindo). Coloque uma almofada ou alguma roupa sob as panturrilhas para que fiquem mais altas do que o resto do corpo. Tente dormir assim todos os dias.

Se você for propenso a cãibras noturnas, recomendamos que, antes de ir para cama, faça o seguinte exercício:

  • Deite-se com a cabeça nos pés da cama. Levante as pernas e descanse os calcanhares na parede atrás da cabeceira. 
  • Mantenha essa posição por alguns minutos (tanto quanto você conseguir) para que o sangue circule.

Como evitar o aparecimento de uma cãibra

Além dos exercícios ou técnicas para reduzir a dor causada por uma cãibra, você deve prestar atenção às seguintes dicas que impedem seu aparecimento:

Mantenha-se hidratado

Beber bastante água alivia dor por cãibra

Beba pelo menos 2 litros de água ao longo do dia. No verão, ou se você se exercitar, aumente para 3 litros por dia.

Use roupas adequadas

O calçado deve ser acolchoado, ter suporte para a planta do pé e permitir que o pé se mova confortavelmente.

As meias não devem pressionar as panturrilhas com muita força. Nem as calças podem ser muito apertadas.

Mude de posição

Durante as horas de trabalho, levante-se da mesa, passeie um pouco pelo escritório, use as escadas em vez do elevador, etc.

Aproveite os tempos “mortos” para exercer as panturrilhas através de flexões ou movimentos circulares.