Aprenda a destampar o ouvido de forma natural

· 17 de novembro de 2014
O acúmulo de cera pode criar obstruções que dificultam a audição. Para não chegar a estes extremos, é importante que antes façamos uso de remédios caseiros.

Podemos acabar com o ouvido tampado por diferentes motivos. Seja por o excesso de cera ou porque entrou bastante água, por exemplo. Usando remédios caseiros é possível destampar o ouvido, evitando os incômodos, falta de audição e possíveis infecções.

Por que ficamos com o ouvido tampado?

Uma das razões mais comuns são as infecções respiratórias, ou seja, aquelas que ocorrem no trato respiratório superior, como é o caso da sinusite ou dos resfriados. O conduto das passagens nasais, como o ouvido interno, fica cheio de mucosidade e isso pode provocar a obstrução do ouvido.

A segunda causa é o acúmulo de cera, principalmente quando formam-se “camadas” muito grossas que só podem ser retiradas com ferramentas e conhecimentos adequados.

Como já foi dito antes, o contato com a água pode fazer com que o ouvido se tampe. Por isso os nadadores sofrem bastante com este problema de acúmulo de água no canal interno.

Isso explica porque, no verão, aumentam os casos de ouvidos obstruídos, pois as pessoas mergulham na piscina, no mar ou no rio sem prestar atenção na água (e em outros organismos) que podem entrar no seu corpo.

Veja o que fazer com o ouvido tampado

Altas altitudes, diferentes das quais você está acostumado, também causam obstrução no ouvido. Por isso é comum o surgimento desde incômodo ao viajar de avião, principalmente durante a decolagem. Sendo que também pode acontecer ao visitar lugares que tenham uma altitude muito alta.

Como destampar o ouvido de acordo com a causa

No caso do ouvido começar a tampar devido ao acúmulo de cera (e antes que se obstrua totalmente) é possível destampar com remédios caseiros:

Misture, em partes iguais,  álcool e vinagre, incline a cabeça e coloque algumas gotas, usando um conta-gotas. Mantenha a posição durante cinco minutos. Coloque um pouco de algodão na orelha e volte a posição vertical.

Outra opção para esta causa é misturar gotas de água morna, com gotas de azeite de oliva ou óleo para bebê. Coloque no ouvido, de lado, e deixe por cinco minutos. Limpe o resto que pode sair do ouvido com um pano limpo. Enxágue com água morna para amolecer a cera e secar com uma toalha, suavemente.

E, em qualquer dos casos, resista à tentação de usar cotonetes, pois o que eles fazem é compactar a cera, ajudando na formação do tampão.

Dor de ouvido tampado

No caso da obstrução ser causada por avião ou diferença de pressão, é possível aliviar mascando chiclete ou chupando bala. Juntar uma boa quantidade de saliva na boca e engolir de uma só vez ajuda a equilibrar a pressão.

Outra boa opção é abrir a boca o máximo possível para forçar um bocejo. O ar que entrar, vai equilibrar a pressão. Você também pode tampar o nariz e expirar com a boca fechada, mas não muito forte; pois isso pode danificar os tímpanos.

Se o ouvido for obstruído por causa de resfriado ou da sinusite, fazer um banho de vapor pode ser uma solução perfeita e principalmente, completa. Inale o vapor para descongestionar não somente o ouvido, como também o nariz.

Aprenda a tratar a sinusite de forma natural.

Mais dicas para tratar o ouvido tampado…

Se você acrescentar algumas gotas de azeite de lavanda ou de eucalipto ou um pouco de sal grosso à água fervente, vai conseguir melhores resultados. Você também pode assoar o nariz com um lenço, várias vezes, para expulsar toda a mucosidade extra e aliviar a congestão em geral.

Além dos já indicados anteriormente, você pode usar água oxigenada, colocando uma ou duas gotas no ouvido tampado. Aconselha-se estar deitado com a orelha afetada livre, porque talvez sejam necessários alguns minutos para aproveitar do alívio.

Inflamação no ouvido tampado

Se a congestão for causada por morar em um ambiente seco, use um umidificador de ar na sala ou no quarto. Isso vai ajudar a remover a mucosa acumulada e destampar o canal auditivo e nasal.

Uma receita caseira que era usada há muitos anos é colocar água quente em um garrafa e tampá-la. Você também pode usar a típica bolsa de água quente ou, para os mais modernos, uma almofadinha elétrica.

Deite sobre a água quente, apoiando o ouvido e logo você vai sentir como a cera começa a derreter.

Por último, é aconselhável sempre procurar um médico se a obstrução se tornar contínua e nenhum dos tratamentos surtir efeito. É importante não exceder a sua aplicação, nem a quantidade aplicada, pois pode causar problemas piores.