Como desinflamar as amígdalas naturalmente
Escrito e verificado por médico Nelton Abdon Ramos Rojas
Como é sabido, a amigdalite é a inflamação das amígdalas causada por uma infecção viral ou bacteriana.
Note que quando uma pessoa mantém maus hábitos de higiene, o risco de infecção é consideravelmente maior. Daí a importância de manter bons hábitos.
Agora, o principal desconforto causado por esta doença são: dor de garganta, falta de ar e febre alta. Por outro lado, também pode causar os seguintes sintomas:
- Dor de cabeça
- Dor de ouvido.
- Perda de voz.
- Mal-estar e incomodo geral.
- Dor ao engolir.
- Pus na garganta.
- Glândulas inchadas.
- Sensação de boca seca.
Remédios caseiros para desinflamar as amígdalas
Embora tenha sido demonstrado que a amigdalite requer um tratamento farmacológico prescrito por um médico para obter uma cura de verdade, há quem acredite que ela possa ser “reforçada” com a ajuda de alguns remédios caseiros, preparados com ingredientes naturais comumente usados.
A maioria dos ingredientes utilizados nessas preparações tem propriedades antioxidantes, antissépticas, antibacterianas, entre outras de grande utilidade no combate aos agentes infecciosos.
1. Tomilho, mel e limão
O mel é um alimento que ajuda a suavizar a garganta, aliviar a sensação de ressecamento e, ao mesmo tempo, combater as bactérias que estão afetando as amígdalas.
Por outro lado, o tomilho e o limão têm propriedades que também combatem os agentes invasores. Para tirar proveito da ação desses três ingredientes, em caso de doença, uma infusão pode ser preparada da seguinte maneira:
Ingredientes
- 1 copo de água (250 ml).
- O suco de meio limão.
- 2 colheres de sopa de mel (20 g).
- 1 colher de sopa de tomilho seco (10 g).
Preparo
- Coloque a água para ferver.
- Quando atingir o ponto de ebulição, adicione o tomilho, abaixe a chama do fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 a 7 minutos.
- Quando estiver pronto, coe a água, adicione o mel e, uma vez morno, adicione o limão e beba.
2. Mel e limão
Com a ajuda deste remédio, você poderá aliviar parte do desconforto causado pela amigdalite. Você só precisa misturar um pouco de suco de limão com uma colher de mel. Para diluir, você pode adicionar um pouco de água à temperatura ambiente. Gargareje com este líquido 3 a 5 vezes ao dia para obter resultados.
3. Figos e mel para desinflamar as amígdalas
Este remédio é especialmente projetado para aliviar a garganta seca quando há infecção. Portanto, possui dois ingredientes de textura muito suave que, juntos, funcionam muito bem. Além disso, o sabor do xarope obtido de ambos é agradável ao paladar. Para prepará-lo, você deve ter o seguinte:
Ingredientes
- 3 a 4 figos;
- 2 colheres de sopa de mel (50 g);
- Água (quantidade necessária);
Preparo
- Descasque os figos e corte-os em cubos.
- Em seguida, coloque os figos descascados em uma tigela de água morna (não muito). Deixe-os em repouso por cerca de 15 minutos.
- Adicione o mel e mexa com a ajuda de uma colher. Depois de obter uma mistura homogênea, você poderá usar o xarope.
- Recomenda-se guardá-lo em um recipiente de vidro com tampa hermética por uma semana.
4. Água, sal e limão
Este é um dos remédios clássicos que ajudam a aliviar o desconforto da dor de garganta. Consiste na combinação de três ingredientes: suco de limão, sal e água morna. Gargarejar com esta mistura combate bactérias alojadas na garganta e, portanto, ajuda a eliminá-las.
5. Rabanete, abacaxi e alho
Outro remédio caseiro que pode ajudá-lo a complementar seu tratamento medicamentoso para amigdalite é uma batida muito saudável. Embora a mistura de ingredientes seja um pouco diferente, a verdade é que o seu sabor lhe fará uma agradável surpresa.
Ingredientes
- 1 rabanete maduro
- 3 fatias de abacaxi.
- 2 dentes de alho.
- Água (quantidade necessária).
Preparação
- Descasque e corte o abacaxi em fatias. Faça o mesmo com os dentes de alho e rabanete.
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador junto com um pouco de água e processe tudo.
- Misture bem para que fique uma batida homogênea.
- Beba logo em seguida.
6. Camomila e sálvia para desinflamar as amígdalas
Essas duas plantas, juntas, constituem um poderoso remédio capaz de combater as bactérias alojadas na garganta. Além disso, não esqueça que a camomila é uma erva com propriedades anti-inflamatórias que são muito convenientes em caso de amigdalite. Para preparar este remédio, você deve combinar o seguinte:
Ingredientes
- 1 colher de chá de flores de camomila (5 g).
- 1 colher de chá de sálvia (5 g).
- Água (quantidade necessária).
Preparação
- Coloque a água para ferver. Quando atingir o ponto de ebulição, adicione as flores de sálvia e camomila.
- Deixe as duas ervas cozinharem em fogo baixo por cerca de 5 minutos.
- Retire do fogo, tampe e deixe por mais 15 minutos.
- Coe o líquido e, quando estiver quente, gargareje com ele a cada 2 horas.
A considerar
Esses remédios caseiros ajudarão você a fortalecer seu tratamento medicamentoso a partir de uma abordagem natural e saudável. Lembre-se de que você deve manter bons hábitos de higiene para obter uma recuperação completa. Não se esqueça de consultar o médico se você tiver alguma dúvida; ele será a pessoa ideal para lhe dar os melhores conselhos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Perry, M., & Whyte, A. (1998). Immunology of the tonsils. Immunology Today. https://doi.org/10.1016/S0167-5699(98)01307-3
- Buckley, C. D., Gilroy, D. W., Serhan, C. N., Stockinger, B., & Tak, P. P. (2013). The resolution of inflammation. Nature Reviews. Immunology. https://doi.org/10.1038/nri3362
- Bogdanov, S., Jurendic, T., Sieber, R., & Gallmann, P. (2008). Honey for nutrition and health: A review. Journal of the American College of Nutrition. https://doi.org/10.1080/07315724.2008.10719745
- Jigisha, A., Nishant, R., Navin, K., & G. Pankaj. (2012). Green tea: A magical herb with miraculous outcomes. International Research Journal of Pharmacy. https://doi.org/10.1002/2015JA021154
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.