Como cuidar do cabelo com balaiagem? 7 dicas essenciais

Balayage é uma bela técnica de coloração que requer uma série de cuidados para manter seu acabamento espetacular. Aqui contamos mais!
Como cuidar do cabelo com balaiagem? 7 dicas essenciais

Última atualização: 18 julho, 2023

Se você acabou de fazer balaiagem, vamos dizer como você deve cuidar do seu cabelo. Esta técnica de coloração francesa permite que o clareamento do cabelo caia em cascata até as pontas, dando-lhe uma aparência muito natural.

Para isso, são utilizados produtos descolorantes e corantes que requerem uma manutenção adequada para que o efeito alcançado se mantenha por mais tempo. Justamente, nesta nota reunimos sete dicas essenciais para manter a cor e o efeito proporcionado por esta técnica.

As 7 dicas para cuidar do cabelo com balaiagem

Balayage é uma técnica que requer grande habilidade por parte do estilista, pois deve-se conseguir uma coloração uniforme em que não existam linhas que separem os diferentes tons, conseguindo uma cor de base que se clareia à medida que se aproxima das pontas..

Por isso é necessário seguir alguns cuidados para preservar aquele efeito profissional que tanto demorou para ser alcançado. Seguindo essas orientações você notará que a cor, o brilho e a saúde dos cabelos se mantêm por mais tempo. Sem mais delongas, nos aprofundamos no conselho que temos para você.

1. Use produtos para cabelos coloridos

Independentemente de seu cabelo parecer saudável, depois de aplicar técnicas de coloração como balayage, é necessário usar produtos como xampu, condicionador e tratamentos específicos para cabelos coloridos.

Esses produtos vão ajudar a manter a cor e a vitalidade, pois foram elaborados com ingredientes adequados para isso. Além disso, costumam ser livres de parabenos e sulfatos, entre outras substâncias químicas, que evitam um maior desgaste dos fios intervencionados.

Para fazer isso, você deve estabelecer uma rotina de limpeza e nutrição que vá além da lavagem. Produtos como condicionadores costumam ser negligenciados, mas, como indicam publicações especializadas, são feitos com ingredientes relubrificantes, tensoativos e nutritivos que facilitam a manipulação dos cabelos e reduzem os danos.

2. Hidrate muito bem o cabelo

Os produtos descolorantes e algumas tinturas são preparados à base de amônia e peróxido, responsáveis por destruir as camadas da cor do cabelo. Isso produz porosidade em cada um dos fios, levando a cabelos secos.

É por isso que é necessário que depois de realizar a balayage, você passe um tempo hidratando e nutrindo o cabelo. Além de usar o shampoo e condicionador especial para cabelos coloridos, use também máscaras hidratantes, entre outros produtos para isso.

3. Evite usar ferramentas de calor

Como mencionamos, o uso de produtos químicos no cabelo faz com que os fios fiquem secos e quebradiços. Nesse estado, o cabelo fica muito mais suscetível aos danos que podem ser causados pela exposição a altas temperaturas, como as produzidas por chapinhas, pinças, secadores de cabelo e chapinhas.

Caso você goste de usar penteados que incluam o uso dessas ferramentas, não se esqueça de proteger o cabelo. Para isso, existem produtos como protetores térmicos e máscaras reparadoras que minimizam os efeitos colaterais de seu uso.

4. Proteja os cabelos do sol

Independentemente de você ter feito balayage ou não, seus cabelos estão sempre expostos aos agentes agressivos presentes no meio ambiente, inclusive os raios solares. Estes afetam as fibras profundas dos fios causando ressecamento e danos. No entanto, conforme explicam os especialistas, os cabelos tingidos sofrem maior agressão.

Entre os efeitos do sol nos cabelos, encontramos danos aos aminoácidos presentes na estrutura capilar que causam cabelos quebradiços, descoloração e até alterações cuticulares que podem danificar as camadas internas do couro cabeludo. Para evitar que sua balayage estrague, use protetores solares ou use chapéus e lenços, se quiser, para evitar o contato direto com os raios UV.

5. Não lave o cabelo com tanta frequência

Lavar o cabelo com muita frequência pode fazer com que a cor desbote mais rápido. Tente espaçar as lavagens e use xampu seco ou produtos de modelagem entre as lavagens para manter o cabelo fresco e limpo.

Por outro lado, seguindo o conselho de evitar submeter os cabelos a altas temperaturas, não banhe os cabelos com água quente, pois pode abrir as cutículas do cabelo e fazer com que a cor desbote mais rapidamente. Enxágue os cabelos com água morna ou fria para manter as cutículas fechadas e prolongar a duração da cor.

6. Cuide das mechas balayage das piscinas

A água da piscina e também a água salgada podem danificar e descolorir a balayage. Antes de mergulhar, umedeça o cabelo com água limpa e aplique um condicionador com agente protetor UV. Isso evitará que o cloro e o sal alterem a cor das madeixas, principalmente se forem loiras, que podem acabar ficando esverdeadas.

Após curtir a piscina ou o mar, enxágue com bastante água morna para retirar os resíduos nocivos. Depois disso, faça sua rotina de limpeza: xampu, condicionador, máscaras e tratamentos especiais para cabelos coloridos. Desta forma, você irá neutralizar qualquer efeito nocivo mínimo.

7. Não se esqueça dos retoques

Por fim, entre os cuidados com a balayage, que você deve seguir para cuidar das madeixas, estão os retoques. Embora seja verdade que seguindo os conselhos que lhe demos, conseguirá que a técnica se mantenha por muito mais tempo, qualquer mudança de visual necessita de uma etapa de manutenção feita com retoques.

Agende consultas regulares com seu estilista para retocar suas raízes e refrescar a cor de suas madeixas, de acordo com suas expectativas.

Com esses tratamentos, sua balayage ficará linda por mais tempo

Agora que você sabe como cuidar da balayage, pode ter um acabamento profissional por mais tempo. Não se esqueça de seguir todos os cuidados que listamos para você e inclui aqueles que, de acordo com suas necessidades particulares, foram recomendados pelo seu estilista de confiança.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.