Como as pessoas envelhecem de acordo com o sexo

· 27 de outubro de 2017
Ainda que no aspecto físico sejam as mulheres que envelhecem de maneira mais evidente, é comprovado que na questão psicológica são eles quem levam a pior parte.

Você já pensou no envelhecimento de homens e mulheres?

Alguns dizem que para elas o envelhecimento é menos perceptível, pois se cuidam desde jovens; também há quem afirme que para eles se nota menos o passar do tempo.

Neste artigo lhe explicaremos como vamos passando os anos conforme o sexo.

Como as pessoas envelhecem de acordo com o sexo
Como as pessoas envelhecem juntas

É evidente que os anos passam para todos sem importar se somos homens ou mulheres. No entanto, a maneira de envelhecer para eles é diferente do que para elas.

No caso dos homens, desde crianças foram estimulados a se manter ativos para sustentar a família e também manter a autoridade.

Enquanto trabalham, eles possuem e mantêm a boa aparência, mas uma vez que se aposentam, ficam doentes e envelhecem em um piscar de olhos.

Leia este artigo: Homens e mulheres: duas realidades cerebrais diferentes

Quanto às mulheres, a situação é completamente diferente. Elas vivem por mais tempo, têm mais facilidade de se adaptar às mudanças, e a sossegar em casa assim que se aposentam.

Por quê? Porque, ainda que tenham trabalhado todas suas vidas, desde crianças elas foram ensinadas a desempenhar as funções de donas de casa, esposas, mães ou cuidadoras.

Isso permite que elas saiam do mercado de trabalho mais tranquilas e se mantenham com boa saúde até idades mais avançadas.

Outra questão que devemos ter em conta é que elas são mais ativas e estão mais acostumadas a socializar.

As mulheres tendem a ter amizades desde a infância e, quando acabam sozinhas (ficam viúvas, ou os filhos se casam) se “juntam” com outras que estão na mesma situação.Como o casal envelheceu

A maneira como elas são educadas permite que desenvolvam melhores estratégias de sobrevivência, sejam mais astutas e busquem soluções a problemas, desde os mais simples aos mais complexos.

Se a isso somarmos o fato de que as mulheres se cuidam mais, vão mais ao médico, e consomem alimentos mais saudáveis, é possível explicar por que elas vivem mais tempo ou se sentem melhor durante a velhice.

Os homens consultam os médicos quando a dor é insuportável ou incapacitante, não desejam comer de maneira saudável, e muito menos falam sobre suas doenças ou problemas.

Isso se relaciona com a condição de masculinidade, virilidade e coragem.

Como envelhecem homens e mulheres conforme a biologiaCasal que envelheceu feliz

Quanto ao aspecto físico, as mulheres possuem hormônios contra o perigo mais desenvolvido, pois a elas foi conferido o dever de cuidar dos filhos.

Isso também conduz a um comportamento mais preventivo no que se refere à própria saúde.

  • As gestações são um fator determinante no envelhecimento feminino. A qualidade delas e dos partos podem modificar sua vida no futuro.

Por exemplo, se durante uma gravidez não houve uma alimentação correta, ou não teve um devido acompanhamento médico (como ocorre sobretudo em países em desenvolvimento) isso irá influenciar na velhice.

  • Também podemos comparar como envelhecemos conforme o grupo étnico ao qual pertencemos, e ao lugar onde nascemos ou vivemos.

O envelhecimento de um homem ou mulher brancos, que passaram toda a vida em um país desenvolvido, como Alemanha ou Inglaterra, não é o mesmo que ao dos indígenas do México (independentemente do sexo).

Os primeiros tendem a uma velhice de melhor qualidade que os segundos.

Além da etnia, o tipo, e a quantidade de trabalho interferem intensamente na qualidade de vida dos últimos anos.

  • Os nativos da América Latina ou Ásia realizam atividades muito mais árduas durante muitas horas por dia, independente dos gêneros.
  • Tanto eles quanto elas devem trabalhar muito para conseguir comida e moradia.
  • Ao chegar à terceira idade as doenças são comuns, mas o atendimento médico não é tão completo.

Como envelhecemos esteticamenteCasal que envelheceu com o tempo

Cada gênero tem particularidades e características que são inerentes a toda raça humana, sem distinção.

Ainda que os fatores sociais e estéticos tenham muito a ver com a forma na qual envelhecemos, também devemos ter em conta outros aspectos, tais como:

  • O tipo de trabalho.
  • A prevenção de doenças.
  • A alimentação.
  • O exercício físico.

As alterações hormonais são fundamentais nessa etapa.

As mulheres apresentam mais alterações de que os homens a partir da menopausa. Nesse momento, o período menstrual vai diminuindo, as ondas de calor aparecem até mesmo em pleno inverno, há uma redução na libido, etc.

O sexo masculino também sofre algumas alterações hormonais. No entanto, elas são mais graduais e, dessa forma, menos perceptíveis.

Quando os níveis de testosterona baixam, pode haver um ganho de peso, transtorno de sono ou disfunção erétil, mas sem perder a capacidade de reprodução.

Quanto à pele, a dos homens é mais grossa, logo se enrugam menos (ou mais tarde).

Quanto às mulheres, além da questão biológica da pele, também devemos abordar a exigência de beleza imposta pela sociedade.

Em relação ao cabelo, as mulheres possuem uma pequena vantagem. Ainda que o delas tenda a afinar, ficar mais curto, e tenha uma aparência mais “apagada”, o dos homens cai com maior facilidade.

Além disso, os cabelos brancos aparecem com maior frequência no sexo masculino