Como combater a queda de cabelo com suco de limão?
Revisado e aprovado por a Doutora Karla Henríquez
Segundo a sabedoria popular, existem alguns remédios de origem natural cujas propriedades favorecem o tratamento capilar, devolvendo força e vitalidade ao cabelo. Um desses remédios é o suco de limão.
Devido à constante exposição ao sol, à contaminação, a uma má alimentação aos produtos químicos…, o cabelo pode se deteriorar. Cada vez são mais comuns os danos capilares e o desenvolvimento de transtornos como a queda de cabelo excessiva.
Por que o limão ajuda a combater a queda de cabelo?
O limão é uma das frutas cítricas mais utilizadas no mundo todo. É uma fonte significativa de vitamina C, ácido fólico, vitamina B e alguns minerais.
Afirma-se que é muito bom para o cabelo, pois, além de regular o pH natural do couro cabeludo, também elimina as células mortas e contribui para reduzir a queda dos fios.
Nesse sentido, sua aplicação regular previne transtornos comuns como a caspa e o enfraquecimento dos folículos pilosos. De forma adicional, também proporciona brilho e controla o frizz, o que, sem dúvida, pode ser uma grande ajuda para que possamos exibir uma longa cabeleira.
Xampu natural de ovo e limão
Esse xampu natural combina as propriedades do limão com as proteínas e demais nutrientes do ovo para fortalecer o cabelo da raiz até as pontas.
Ingredientes
- 1 limão.
- 1 ovo.
Preparo
- Bata o ovo com a ajuda de um garfo e incorpore pouco a pouco o suco de um limão.
Modo de aplicação
- Sobre o cabelo úmido, aplique o xampu com suaves massagens, assegurando-se de colocá-lo em contato com todas as áreas do cabelo.
- Deixe agir durante 30 a 40 minutos e enxágue com bastante água.
Suco de limão fresco
Sem a necessidade de misturá-lo com outros ingredientes, o suco de limão fresco ajuda a tratar a caspa, a queda de cabelo e outros problemas capilares que fazem com que os fios fiquem opacos e sem vida.
No entanto, é conveniente usá-lo sempre à noite, já que o contato com o sol pode clarear (um pouco) o cabelo.
Ingredientes
- 2 limões frescos.
Modo de aplicação
- Extraia o suco dos dois limões frescos e aplique-o sobre o couro cabeludo.
- Deixe agir durante 30 minutos e enxágue.
Tratamento com suco de limão e água de coco
Os minerais presentes na água de coco são um ótimo complemento para potencializar os efeitos do limão contra a queda de cabelo.
Recomendamos a leitura: Isto é o que acontece com seu corpo quando você bebe água de coco
Ingredientes
- 1/2 copo de água de coco (125 ml)
- 1/2 limão
Preparo
- Esprema o suco de meio limão e misture-o com a água de coco
Modo de aplicação
- Aplique sobre o cabelo e couro cabeludo e deixe agir durante 30 minutos.
- Lave a cabeça com o seu xampu de uso habitual.
Tratamento de aloe vera e suco de limão
O suco de limão com aloe vera é um tratamento capilar muito popular graças às suas fortes propriedades antifúngicas e hidratantes atribuídas aos seus ingredientes, os quais também ajudam a reduzir a presença dos fungos que causam a caspa.
Sua aplicação constante nutre os folículos pilosos e pode promover o crescimento saudável do cabelo sem causar efeitos negativos.
Ingredientes
- 2 colheres de gel de aloe vera
- 1/2 limão
Preparo
- Misture bem o suco de limão com o gel de aloe vera até obter um creme homogêneo.
Modo de aplicação
- Espalhe o suco de limão com o gel por todo o couro cabeludo e cabelo e cubra com um touca plástica.
- Deixe agir durante 20 ou 30 minutos e enxágue.
Você quer usar o suco de limão?
Embora a sabedoria popular recomende o suco de limão como ingrediente para vários tratamentos capilares, os especialistas em dermatologia apontam que essa substância não é recomendada, pois pode secar excessivamente o cabelo e maltratá-lo ainda mais. Também pode irritar o couro cabeludo e agravar ainda mais problemas como a caspa.
Se mesmo assim você ainda quiser usar suco de limão para melhorar sua saúde capilar, considere usar em pequena quantidade e de forma pontual, dentro de uma rotina de cuidados adequados.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.