7 coisas que as crianças podem aprender sobre o Natal

Dezembro traz mais do que férias e presentes. Aproveite esses dias para compartilhar com as crianças, brincar, ensinar tradições e promover valores.
7 coisas que as crianças podem aprender sobre o Natal
Elena Sanz

Revisado e aprovado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 18 julho, 2023

Existem coisas que as crianças podem aprender com o Natal? Sim, a gratidão é uma delas; saúde, família, amigos e, porque não, também presentes, são motivos para agradecer. Nesta época é propício promover o aprendizado na infância.

Outras formas de ensinar nas férias têm a ver com atividades didáticas. Fazer artesanato, entender o significado da noite de Natal e ouvir canções tradicionais são alguns exemplos.

Aproveite que as emoções estão à flor da pele para alimentar o conhecimento, partilhar com a família e mostrar às crianças que a essência do Natal transcende o material.

Coisas que as crianças podem aprender com o Natal

À medida que as crianças crescem, elas se tornam mais conscientes do que o Natal representa. O comum é que associem a comemoração à chegada do Papai Noel.

Enquanto chega no dia 25 de dezembro aproveite o ínterim para realizar tarefas divertidas e educativas, além de cultivar nelas valores e virtudes. Propomos ensinamentos como os seguintes.

1. Rodada de agradecimentos

Já falamos da gratidão, valor aplicável a qualquer momento. Mas no Natal é bom frisar que o mais importante a agradecer não são os presentes, mas sim o esforço e entusiasmo com que os presentes foram obtidos, bem como boa saúde, estar em família e divertir-se.

Na véspera de Natal, sugira uma dinâmica em que cada criança e os demais presentes apresentem os motivos de agradecimento.

Em relação à gratidão, vários estudos concordam que é uma atitude que ajuda as pessoas a serem mais felizes, a melhorar seus relacionamentos e a serem mais positivas. Reviva esse atributo desde a infância e ajude a criar um adulto feliz.

Gratidão pelo Natal em menina.
A gratidão vai além dos presentes. Apreciamos o que há de bom na vida, especialmente o imaterial.

2. Exercícios de consciência

O último mês do ano se presta a criar um equilíbrio de travessuras, progresso na escola e comportamento em casa, ações de peso para considerar as resoluções de ano novo.

Explique às crianças o que é um exercício de consciência, usando exemplos simples. Lembrar-se de um dia em que ela não se comportou tão bem, por exemplo.

Com base em suas experiências, e proposto o que deve ser mudado, melhorado ou fortalecido no próximo período. Esta ferramenta é útil para toda a vida e é uma das muitas coisas que você pode aprender com o Natal.

3. Doar e compartilhar

Os Programas KITS relatam que mostrar às crianças a importância de compartilhar as encoraja a fazê-lo com mais frequência. Considere o uso de frases como as mencionadas abaixo:

  • “Compartilhar é divertido!”
  • “Compartilhar faz você se sentir bem.”
  • “Quando você compartilha, você faz os outros se sentirem bem.”
  • “Compartilhar é uma boa maneira de ser um amigo.”
  • “Quando compartilhamos, é mais provável que os outros compartilhem conosco.”

Como fazer isso? Incentive as crianças a incluir seus amigos nas cartas ao Papai Noel. Da mesma forma, verifiquem juntos se existem brinquedos em bom estado que não usam mais e doem para quem precisa.

4. Jogos para desenvolver o pensamento

Trava-línguas, piadas e enigmas animam as férias de Natal, especialmente se você permitir que as crianças apresentem suas ideias. Por meio dessas dinâmicas, elas enriquecem o vocabulário, aplicam a lógica e desenvolvem o pensamento.

5. Leituras de Natal

As histórias alusivas à época são divertidas e educativas. As histórias de Natal são uma grande ajuda para aprender as tradições e saber qual é o significado e o espírito da celebração.

A origem da Coroa do Advento, o nascimento do Menino Jesus, a lenda dos Reis Magos e centenas de histórias contemporâneas compõem um maravilhoso cardápio de contos infantis apropriados para essas datas.

Educared observa que a leitura estimula a imaginação, contribui para o aprendizado, favorece a concentração e é divertida. Por seu lado, a Children’s Health Foundation diz que é conveniente incentivar a leitura diária para que se torne uma atividade normal e habitual.

Não deixe dezembro ser a exceção e convide as crianças para a leitura. Você pode comprar os livros, solicitá-los em bibliotecas ou pesquisar na internet; opções não faltam.

6. Músicas tradicionais

As canções natalinas são características do Natal. Se as crianças detalharem essas músicas, elas entenderão a história do Natal, pois todas as letras se referem aos fatos.

Baixe playlists com músicas desta temporada exclusivamente para crianças. Se elas dominarem a leitura, cantá-los no karaokê será divertido.

Canções de Natal para cantar com as crianças.
As canções de Natal podem nos ensinar valores e tradições.

7. Artesanato

A revista Para el Aula destaca o artesanato como estimulante do aprendizado infantil, capaz de determinar a motricidade fina e grossa, ao mesmo tempo em que permite que as crianças proponham novas situações para criar.

Entre as coisas que as crianças podem aprender no Natal está fazer enfeites para pendurar na árvore ou colocar em qualquer cômodo da casa. Use material reciclado e dê asas à sua imaginação.

Com picolés, tinta e purpurina, desenhe lindos mini pinheiros. Encontre galhos secos e monte guirlandas, encha meias e faça lindos bonecos de neve. Existem muitas ideias para fazer decorações com crianças.

Veja: Como incluir plantas na decoração de Natal?

A importância do natal na infância

É um erro perder a oportunidade que o Natal oferece de contribuir para a educação das crianças. Arte, música e história são temas com os quais, por meio de dinâmicas lúdicas, você fortalece a cultura e a comemoração do mês de dezembro.

Além disso, a convivência no Natal fortalece o apego, já que costumam ser dias em que as emoções estão à flor da pele. Da mesma forma, dezembro chega carregado de nostalgia e alegria, sentimentos primordiais na formação de memórias que as crianças guardam ao longo de suas vidas.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.