Brinquedos Montessori: benefícios e usos na educação infantil.

Embora à primeira vista possa parecer que a criança está apenas brincando, ela também está aprendendo. Continue lendo e contaremos mais sobre como estimulá-la para seu melhor desenvolvimento com os brinquedos Montessori.
Brinquedos Montessori: benefícios e usos na educação infantil.
José Padilla

Revisado e aprovado por o psicólogo José Padilla.

Última atualização: 14 julho, 2023

O nome dos brinquedos Montessori, assim como o método homônimo, deve-se a uma renomada médica italiana, nascida no final do século XIX. Suas contribuições para a pedagogia e teorias sobre como as crianças aprendem são consideradas essenciais.

Já os brinquedos Montessori, utilizados na educação infantil, estimulam o aprendizado, estimulando a criança a investigar sozinha o seu ambiente, em clima de liberdade. Por sua vez, ajudam a desenvolver diversas habilidades, tanto cognitivas como motoras, e até sociais e emocionais. Continue lendo que vamos te contar um pouco mais.

Ideias Pedagógicas Montessorianas

Em The Method of Scientific Pedagogy, obra seminal de Maria Montessori, publicada em 1909, é descrita sua abordagem para o trabalho nas escolas. Posteriormente o título foi alterado para A Descoberta da Criança, mas preservando a essência dos conceitos.

  • Cada criança aprende no seu próprio ritmo.
  • As crianças têm uma inclinação natural e motivação para querer aprender. Portanto, os esforços de pais e professores devem ser direcionados para encontrar a melhor forma de estimulá-las.
  • Devido à mente absorvente da criança, ela explora e aprende a respeito de tudo ao seu redor, sem limites, seja consciente ou inconscientemente.
  • As crianças passam por vários estágios em seu desenvolvimento. Nesse sentido, a autora considerou três fases diferenciadas: infância (0 a 6 anos), infância (6 a 12 anos) e adolescência (12 a 18 anos).
  • Existem alguns períodos sensíveis, durante os quais os pequenos estão mais ativos para aprender a linguagem, habilidades motoras ou habilidades sociais.
  • Elas podem aprender através do jogo e da ação. Isso permite que elas experimentem os elementos que estão no ambiente, deduzindo dele várias ideias sobre o mundo.
  • Todas querem agir de forma independente, então você deve tentar ajudá-las, mas sem exceder o apoio. Claro, sabendo colocar limites para as crianças quando necessário.
As ideias pedagógicas de Montessori ainda são válidas e são aplicadas aos brinquedos que descreveremos mais adiante.

Brinquedos Montessori: tipos e características

O termo brinquedos Montessori é aplicado, de forma geral, a elementos concebidos com a intenção explícita de estimular alguma área do aprendizado. Da mesma forma, aos objetos e jogos tradicionais que podem ser incorporados à prática pedagógica para tais fins.

Estes incluem quebra-cabeças, patins, bicicletas, bolas, cubos, dominós, ábacos, instrumentos musicais, utensílios de cozinha, relógios e carrinhos para desmontar.

Tipos

No mercado existe uma grande variedade de brinquedos que são comercializados com esta marca, que se adaptam a diferentes idades. Você pode encontrar estas opções:

  • De acordo com as faixas etárias: de 0 a 6 meses, de 6 meses a um ano, de 2 a 3 anos, entre outras.
  • Para estimulação sensorial: auditiva (musical, chocalhos), visual (móbiles), táctil.
  • De acordo com sua finalidade: lógica, expressão, exploração, socialização.
  • Para vários modos de uso: mesa, armado ou desarmado, ação, artesanato.

Características

Todos esses elementos têm ou deveriam ter algumas características, que são o que os permitem ser considerados propriamente brinquedos Montessori:

  • Eles são feitos com materiais naturais. Isso é muito importante, pois são objetos que serão manipulados pelas crianças.
  • Eles exigem uma ação. Com efeito, se implicarem que a criança assuma uma atitude passiva, não cumprem o princípio fundamental.
  • Permitem várias formas ou possibilidades de uso. Embora o ideal seja aplicá-los para desenvolver uma habilidade de cada vez.
  • Eles são semelhantes aos elementos que são usados na vida real.
  • Eles promovem a interação entre o cognitivo e o motor.
  • As crianças aprendem explorando, mas ao mesmo tempo se divertem.
  • Despertam e mantêm a curiosidade da criança.
Brinquedos Montessori semelhantes à realidade.
Os brinquedos do método são semelhantes aos objetos do cotidiano.

Uso de brinquedos Montessori na educação infantil

Existem várias considerações que devemos levar em conta ao usar os brinquedos Montessori na educação infantil, para que atendam aos propósitos a que foram destinados. Vamos ver algumas dicas.

Espaço e companhia para brincar

O ideal é que a brincadeira ocorra em um espaço onde a criança possa agir livremente. De preferência ao ar livre, em contato com a natureza e, na medida do possível, com outras crianças.

Para cada fase um brinquedo

Os brinquedos Montessori são adaptados a cada uma das fases da infância. Lembre-se que existem certos períodos sensíveis e durante estes, a criança presta mais atenção a determinados estímulos, por isso pode aproveitar para aproveitar ao máximo os recursos.

Progressão natural

Na mesma ordem de ideias, os brinquedos a serem utilizados devem estar de acordo com o grau de maturidade cognitiva, o que implica passar de menos para mais difícil de manipular.

Diferentes tipos de habilidades

Nem todos os seres humanos têm as mesmas habilidades. A mesma coisa acontece com as crianças: algumas aprendem mais facilmente ouvindo, enquanto outras o fazem observando.

É importante observá-los para saber se é mais conveniente para eles interagir com elementos lógicos ou mais lúdicos. Embora, claro, todas as áreas de aprendizagem devam ser estimuladas: sensorial, leitura, matemática, habilidades motoras.

Jogando para explorar

Uma característica fundamental dos brinquedos Montessori é que eles entretêm, mas estimulam o aprendizado. No entanto, para que isso aconteça, deve ser dada à criança a oportunidade de usar o brinquedo e descobrir e explorar por si mesma.

Reduzir o suporte

Se a liberdade é limitada e restrita, as possibilidades de aprendizagem são reduzidas. Nesse sentido, o adulto deve apenas apresentar o brinquedo à criança ou mesmo permitir que ela o escolha. Mas quanto menor o número de instruções, maior a interação com o elemento.

Menos é mais

Sugere-se apresentar um único elemento ou alguns de cada vez, permitindo um longo período de jogo, observação e análise, aumentando os níveis de concentração.

Deixar fazer

O resto é sentar, observar e deixar o cérebro da criança trabalhar, construindo hipóteses sobre como as coisas funcionam. Esse “soltar” inclui permitir que a criança pegue um carrinho e decida fazê-lo voar como um avião, por exemplo. A menos que surja uma situação inapropriada, como uma pancada ou uma tentativa de engolir, o adulto deve intervir o menos possível.

Acesso a brinquedos Montessori para crianças
Os pequenos devem ter acesso aos brinquedos por seus próprios meios, sem que eles fiquem em locais inacessíveis.

Benefícios dos brinquedos Montessori

São vários os benefícios do uso dos brinquedos Montessori na educação infantil. Por exemplo, descobriu-se que eles ajudam as crianças a desenvolver maior autoconfiança e habilidades de resolução de problemas, de acordo com um estudo sobre o método Montessori.

Outra investigação menciona o uso de um brinquedo tangível para trabalhar com crianças com transtornos do neurodesenvolvimento, concebido de acordo com os princípios Montessori. Foi demonstrado que essa classe de elementos melhora a motricidade fina, proporcionando estímulos multissensoriais.

Em geral, os brinquedos Montessori permitem que você trabalhe na consolidação de várias habilidades. Entre outros, os benefícios que lhes são atribuídos prendem-se com melhorias nas seguintes áreas:

  • Inteligência emocional.
  • Criatividade e expressão artística.
  • Desenvolvimento sensorial e motor.
  • Melhoria das habilidades sociais.
  • Autonomia e descoberta do ambiente.
  • Estimulação da memória, atenção, percepção e concentração.
  • Apoia o processo de aprendizagem de ciência, tecnologia e matemática.

Importância do jogo para a vida

Maria Montessori nasceu em 1870, em Chiaravalle, cidade italiana localizada a poucos quilômetros do mar Adriático. Ela se interessou pela ciência, escolhendo a carreira de medicina. Ela foi a primeira mulher a se formar em medicina no país.

A formação pedagógica de Montessori foi autodidata, pois ela revisou praticamente todas as obras sobre educação escritas nos séculos anteriores, de Rousseau a Pestalozzi e Froebel. Com isso, ela moldou sua teoria, que ficou conhecida como método Montessori e que a levou a ser reconhecida no mundo.

Graças ao seu legado, muitos profissionais do ensino têm claro que o jogo é decisivo no desenvolvimento de diferentes habilidades. Quando somos adultos, esquecemos muito do que fizemos em nossos primeiros anos. E acima de tudo, esquecemos a forma como aprendemos na infância.

Se queremos ajudar nossos filhos em seu crescimento saudável, não devemos apenas dar-lhes espaço, tempo e elementos, mas também brincar com eles. Isso nos permitirá ficar mais próximos deles e das crianças que fomos.


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