10 coisas que nunca devemos dizer para as crianças

Se você acabou de ganhar uma criança em sua vida, uma coisa que precisa ter em mente é que tudo aquilo que você diz ou faz enquanto pai e mãe impacta na vida dela, e determinará, em grande parte, como será a vida desse ser no futuro.
10 coisas que nunca devemos dizer para as crianças

Última atualização: 11 julho, 2022

É através dos pais que as crianças começam a conhecer o mundo. Tudo o que é dito é de grande importância para os pequenos. Por isso, trouxemos um guia que poderá ajudar você a conhecer os limites saudáveis para esse relacionamento: 10 coisas que nunca devemos dizer para as crianças.

Os pais querem tanto acertar na educação dos filhos que acabam cometendo alguns erros, mesmo sem perceber. E, muitas vezes, uma palavra dita na hora errada ou uma promessa não cumprida pode ter um grande impacto na educação deles.

O relacionamento entre pais e filhos é um dos mais poderosos que construímos ao longo da vida.

São tantas as responsabilidades que assumimos com a chegada dos filhos que podemos facilmente nos perder ou sermos dominados pelo sentimento de que estamos fazendo tudo errado. Nesses momentos, precisamos sempre contar com o apoio das pessoas mais experientes, sejam nossos pais, sogros e sogras, ou até mesmo os amigos.

Os pais e as mães são os maiores guias e professores de seus filhos durante a vida toda, mesmo quando eles já se tornaram responsáveis por seus atos. Portanto, o nosso comportamento pode tanto torná-los pessoas bem-sucedidas e felizes quanto criar traumas profundos em seu interior que permanecerão até a vida adulta, sabotando os seus relacionamentos ou conquistas.

Confira abaixo 10 coisas que nunca devemos dizer para as crianças

1- Não rotule seu filho

Não rotule seu filho como pestinha, chato, lerdo ou outro adjetivo agressivo, mesmo que “de brincadeira”. Essas expressões podem acabar sendo absorvidas por seus filhos e fazer com que ele se torne realmente todas essas coisas.

2- Não diga apenas sim

Os nãos e porquês são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Não diga “sim” a tudo o que elas pedirem. Por mais que muitas vezes nos sintamos tentados a dar-lhes tudo aquilo que não tivemos, dizer “sim” demais pode torná-las adultos mimados. Elas crescerão acreditando que tudo deve ser da forma que desejam e não saberão lidar com os muitos “nãos” que a vida dá a todos nós.

3- Não peça a opinião dos seus filhos para tudo

Não pergunte à criança se ela quer fazer uma atividade obrigatória ou ir a um evento indispensável. Diga apenas que agora é a hora de fazer. As crianças precisam ter uma autoridade à qual obedecer, assuma essa posição sem se desculpar por isso.

4- Não mande a criança parar de chorar

Procure entender o motivo das lágrimas e peça para a criança manter a calma. A falta de atenção nessa parte da vida pode fazer com que ela cresça acreditando que precisa reprimir todos os seus sentimentos, o que lhe trará vários problemas no futuro.

5- Não engane seu filho

Não diga que a injeção não vai doer, se você sabe que doerá. Não engane o seu filho em relação às dores da vida. Quanto mais cedo ele aprender que nem tudo é um mar de rosas, melhor preparado estará para lidar com tudo o que a vida colocar em seu caminho.

6- Não diga palavrões

Não crie o seu filho na base dos insultos ou dos palavrões. Ele vai repetir todas as palavras que ouvir. Ele absorverá essas palavras e poderá usá-las contra você e outras pessoas no futuro.

7- Não ria dos seus erros e falhas

Fazer piada com mau comportamento ou erros na troca de letras, por exemplo, pode inibir o desenvolvimento saudável. Em vez disso, mostre-se sempre pronto para ajudar a criança a fazer as coisas do jeito certo em qualquer situação. O desencorajamento não pode ser o principal sentimento em uma relação entre pai e filho.

8- Não minta

Todos os comportamentos dos pais são aprendidos pelos filhos e servem de espelho. Por mais difícil que possa ser a verdade, tente sempre ser honesto. A mentira é um hábito que se aprende, e você se arrependerá de não ter ensinado seu filho a ser honesto.

9- Não diga: “Foi apenas um pesadelo, volte para a cama”

As crianças têm dificuldade de diferenciar o imaginário do real e precisam de sua compreensão e apoio. Permaneça ao seu lado até que durmam novamente, isso lhes trará muito mais segurança para a vida.

10- Nunca ameace ir embora por desobediência

Nunca ameace partir e deixar seu filho sozinho caso ele não atenda às suas vontades. Ameaças e chantagens emocionais não contribuem para que as crianças cresçam de maneira saudável.

Ser pai ou mãe definitivamente não é uma brincadeira. Nossos filhos chegam ao mundo completamente inexperientes, e cabe a nós oferecer-lhes a melhor criação possível, tornando-os adultos conscientes, responsáveis e capazes de criar o seu próprio futuro.

Pode interessar a você...
Como fazer os seus filhos te respeitarem? 10 dicas úteis
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
Como fazer os seus filhos te respeitarem? 10 dicas úteis

Fazer os seus filhos te respeitarem é possível se você basear a relação em regras compartilhadas e consensos, com respeito, exemplo e compreensão.