Cogumelo-negro-chinês: propriedades, usos e benefícios
Escrito e verificado por nutricionista Saúl Sánchez Arias
O cogumelo-negro-chinês cresce naturalmente em troncos de árvores caídas em regiões de clima tropical, sendo mais comum na Índia e em algumas ilhas do Pacífico.
É um alimento que pode proporcionar uma série de benefícios para a saúde, por isso é recomendado no contexto de uma alimentação saudável. Neste artigo, falamos tudo que você precisa saber sobre o cogumelo-negro-chinês.
Valor nutricional do cogumelo-negro-chinês
Este cogumelo possui um baixo teor de calorias, contendo apenas 20 kcal/100 gramas, mas se destaca principalmente pela sua concentração de fibras (5 g/100 g de cogumelo). Além disso, ele fornece 5 gramas de carboidratos e uma porcentagem praticamente desprezível de proteínas e gorduras.
Do ponto de vista dos micronutrientes, ele é fonte de sódio, potássio, cálcio e fósforo. Este cogumelo ainda se destaca pelo seu teor de fitonutrientes antioxidantes.
Aplicações na culinária
O cogumelo-negro-chinês é muito utilizado no preparo de molhos. Você também pode adicioná-lo a diferentes sopas, caldos e ensopados para melhorar suas propriedades organolépticas e ressaltar o sabor de carnes e peixes.
Este cogumelo também adiciona um sabor e cor específicos às receitas, além de uma textura gelatinosa particular.
Não deixe de ler: Três formas de usar cogumelos em suas receitas
Benefícios de consumir o cogumelo-negro-chinês
Consumir o cogumelo-negro-chinês pode trazer vários benefícios à saúde que explicaremos a seguir. Abaixo, também esclarecemos se suas propriedades têm ou não respaldo científico.
Pode retardar o envelhecimento
Os alimentos de origem vegetal tendem a se destacar pelo seu teor de fitonutrientes com capacidade antioxidante. O cogumelo-negro-chinês contém antocianinas, pigmentos responsáveis pela sua cor.
Há evidências de que estes compostos são capazes de neutralizar a formação de radicais livres e, com isso, reduzir o risco de desenvolvimento de patologias complexas e também retardar o envelhecimento precoce.
Pode melhorar o funcionamento do sistema imunológico
O cogumelo-negro-chinês contém uma quantidade significativa de compostos prebióticos, fibras solúveis que fermentam no intestino favorecendo o crescimento de uma boa microbiota intestinal.
Com isso, pode haver uma melhora notável no funcionamento do sistema imunológico, de acordo com um estudo publicado na revista Immunology and Cell Biology. Isso porque a relação entre as defesas do organismo e a qualidade da microbiota é muito íntima. Esta última pode atuar como uma barreira contra micro-organismos patogênicos.
Pode proteger o fígado
Esta é a afirmação mais controversa. No entanto, há algumas evidências que indicam que o cogumelo-negro-chinês é benéfico para a saúde do fígado devido ao seu fornecimento contínuo de antioxidantes. Isso porque os antioxidantes ajudam a modular a inflamação e a neutralizar os compostos de resíduos produzidos pelo fígado, facilitando a sua eliminação.
Contraindicações
Atualmente, não são conhecidos efeitos adversos à saúde em decorrência do consumo de cogumelo-negro-chinês. Por isso, ele é considerado um produto seguro, tendo sua comercialização permitida em todos os países.
De qualquer forma, antes de comê-lo, você deve limpá-lo e cozinhá-lo adequadamente para eliminar quaisquer bactérias ou sujeira e, assim, evitar riscos à saúde.
Maneiras de consumi-lo
Como mencionamos anteriormente, a melhor forma de consumir o cogumelo-negro-chinês é cortando-o em pequenos pedaços e adicionando-o a molhos, arroz, caldos ou sopas. Além de proporcionar sabor e cor, ele melhora as características organolépticas da receita.
É possível adquiri-lo na versão desidratada. Neste caso, você deve deixá-lo de molho antes de cozinhá-lo, a menos que você pretenda adicioná-lo a uma receita que leva uma boa quantidade de líquido, como sopas ou ensopados.
Você pode se interessar: Aprenda a cultivar cogumelos champignon em casa
Cogumelo-negro-chinês: um alimento benéfico
Como você pode ver, o cogumelo-negro-chinês é um alimento muito saudável, embora seja raro em muitos países. No entanto, é comum encontrá-lo em muitos pratos orientais e asiáticos.
Nos países ocidentais, o mais comum é encontrá-lo enlatado ou desidratado, pois isso aumenta sua vida útil sem alterar muito as suas características organolépticas. Incentivamos você a incluí-lo em suas refeições, pois ele proporcionará um sabor diferenciado e uma quantidade significativa de antioxidantes.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Winter AN, Bickford PC. Anthocyanins and Their Metabolites as Therapeutic Agents for Neurodegenerative Disease. Antioxidants (Basel). 2019 Aug 22;8(9):333
- Pujari R, Banerjee G. Impact of prebiotics on immune response: from the bench to the clinic. Immunol Cell Biol. 2020
- Farzaei MH, Zobeiri M, Parvizi F, El-Senduny FF, Marmouzi I, Coy-Barrera E, Naseri R, Nabavi SM, Rahimi R, Abdollahi M. Curcumin in Liver Diseases: A Systematic Review of the Cellular Mechanisms of Oxidative Stress and Clinical Perspective. Nutrients. 2018
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.