Conheça todas as incríveis propriedades do coentro!

25 de novembro de 2019
Segundo a ciência, o coentro é uma erva que, por si só, não cura nenhum mal. No entanto, seu consumo regular e em quantidades significativas pode promover a saúde, devido aos nutrientes que esta planta contém.

O coentro, também chamado coentro e pebre, é uma planta pertencente ao grupo de ervas aromáticas, devido ao seu intenso cheiro agradável e apetitoso. Até o momento, seu local de origem não foi especificado, mas foram encontradas evidências que indicam que, possivelmente, foi usado na antiguidade para fins religiosos (como oferendas) e gastronômicos (como curativo e conservante). Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Juárez del Estado de Durango, no México, ele desempenha um importante papel hepatoprotetor, pelo qual são demonstrados seus benefícios à saúde.

Hoje, seu cultivo se espalhou por quase todas as partes do mundo e isso promoveu ainda mais seu uso. Especialmente na cozinha. De fato, em países como a Venezuela, o coentro se tornou um ingrediente importante em várias receitas e, portanto, é essencial.

Dado que tem um sabor suave, que é incorporado muito bem com outros ingredientes, além de ter um aroma agradável, é adicionado principalmente de duas maneiras: como base ou como complemento final. Neste último caso, geralmente é adicionado fresco, em pequenas quantidades, e também serve a um propósito decorativo. Especialmente em purês, arroz e várias carnes.

O melhor uso do coentro

Para aproveitar ao máximo os nutrientes desta planta, é melhor usá-la quando estiver fresca. Não é conveniente cozinhá-la porque o calor elimina todas as suas propriedades. E, se congelar ou secar, o coentro perderá seu aroma e morrerá.

Uma vez adquirido um buquê de coentro fresco, ele deve ser mantido na geladeira, em um recipiente hermético, para tentar mantê-lo em boas condições pelo maior tempo possível. Obviamente, quanto mais rápido for consumido, melhor. Um coentro murcho não é bom.

A parte mais usada

As folhas de coentro são a parte mais utilizada desta planta, mas certamente não é a única. Na maioria dos casos, são utilizadas as sementes, que cumprem uma grande função antioxidante, quando maduras e secas, como tempero aromatizante, ou melhor, para intensificar o sabor de outros alimentos. Desta forma, você obtém um sabor muito mais perceptível no palato e, acima de tudo, agradável.

Em suma, o coentro é uma planta muito útil e isso inclui seu uso:

  • Como aromatizante para  chocolates.
  • Para dar gosto a certas guloseimas.
  • Em várias saladas, como a de beterraba, couve e espinafre.
  • Em molhos, conservas, marinadas, sopas e ensopados (principalmente massas e arroz).
  • Também está incluído em certos produtos de panificação e pastelaria, embora esses alimentos não sejam recomendados. 
  • Em pratos típicos de todo o mundo, como bolinhos de carne (comida marroquina típica).
  • Como ingrediente para licores como: Cointreau e Beneditino .
  • Em combinação com o cominho, torna-se um conservante e aromatizante de certos tipos de linguiças, salsichas e salame.
  • Também pode ser incluído em certas sobremesas e compotas, principalmente porque combina perfeitamente com frutas devido ao sabor ácido.
  • Como aromatizante de várias carnes, especialmente em receitas de carne de porco e cordeiro. 

Tipos de coentro utilizados na gastronomia

1. coentro marroquino

Este é o tipo mais fácil de obter. As sementes são marrons, têm um diâmetro de cerca de 5 mm e podem ser moídas facilmente (é obtido um pó fino).

2. coentro indiano

O tamanho é semelhante ao anterior, mas o que muda é a cor. Nesse caso, é mais claro ou amarelo. O sabor é mais suave. Eles geralmente são torrados antes da moagem para intensificar seu aroma.

As sementes secas, moídas ou inteiras, devem ser mantidas em uma jarra de vidro, longe da luz,  insetos e umidade . Desta forma, ele pode ser mantido em boas condições por mais tempo.

Benefícios do coentro na saúde

Se você decidiu cultivar coentro em casa, parabéns! Esta planta, embora precise de cuidados regulares, pode ser administrada com muita facilidade em um vaso ou horta.

Só não se esqueça de regá-lo regularmente e colocá-lo em um local onde haja sol suficiente, sem medo. De acordo com um estudo da Universidade de Tarapacá, no Chile, as plantas aprenderam a absorver apenas a luz necessária, contornando os perigosos raios ultravioleta. Isso confere um grande interesse no desenvolvimento de novas teorias relacionadas aos avanços nas mudanças climáticas e na proteção solar.

Muitas pessoas optam por ter seu coentro na cozinha, à mão, para poder usá-lo em suas receitas com frequência.

Jardineiros e amantes de plantas indicam que esta é uma planta que precisa que seu solo permaneça úmido, mas não em excesso. Portanto, a irrigação deve ser moderada, mas constante. Por outro lado, pode ser conveniente alterar o solo anualmente (se tiver sido plantado em um vaso).