Clorofito: uma planta para purificar o ar da casa
As plantas de interior são frequentemente escolhidas pela sua estética e pela contribuição que dão à decoração da casa. No caso do clorofito, espécie nativa da África do Sul, há também um efeito purificador. Com esta variante, é possível renovar o ar do ambiente em menos de 24 horas.
Além disso, seus métodos de cuidado são simples e adaptáveis a diferentes condições climáticas. Por todos esses motivos, o clorofito é uma planta cada vez mais escolhida em setores internos e externos das residências.
Suas longas folhas verdes e brancas, sua facilidade de cultivo e seu uso gastronômico fazem desta espécie uma opção popular para qualquer ambiente.
Características e tipos clorofito
Seu nome científico é Chlorophytum comosum. É uma planta da categoria perene, pois seu ciclo de vida se estende por anos. Além disso, pertence à família agavoidea. Devido ao seu caule curto, entra no gênero Acaule.
O clorofito tem folhas muito características, alongadas e verdes, mas com tons brancos e amarelados. Seu comprimento é entre 20 e 70 centímetros, enquanto eles têm cerca de 2 centímetros de espessura. A altura total da planta geralmente excede meio metro.
Outra de suas peculiaridades são as flores, que são pequenas em tamanho e uma agradável cor branca. A elegância de suas folhas e a facilidade de cuidado tornam o clorofito planta de interior popular.
Mas, além disso, são comuns em jardins externos. Lá eles se tornam ideais para ocupar espaços com alguma sombra, pois não podem ter contato permanente com o sol.
Variedades de Chlorophytum comosum
A família dos clorofitos apresenta um grande número de variantes com pequenas diferenças. Eles residem em sua velocidade de crescimento, na cor de suas folhas e em seu tamanho.
No entanto, todos eles são adequados para cultivo interno e uso ornamental:
- Mandaianum: ligeiramente menor que o resto das variantes e com folhas que incluem tons de amarelo no centro.
- Pictoratum: neste caso, é um tipo de clorofito com crescimento mais lento. Por sua vez, requer mais luz e suas folhas são mais escuras.
- Amaniense: a principal característica que apresenta é que suas folhas são um pouco mais largas.
- Variegatum: este tipo de clorofito tem um centro verde da folha e tons claros estão localizados nas bordas.
- Vittatum: uma variante de crescimento mais lento, muito comum por causa da linha branca no centro de suas folhas.
Vantagens do clorofito
A elegância que estas plantas apresentam é apenas uma das vantagens pelas quais são escolhidas para decorar interiores. A facilidade de cultivo, cuidado e reprodução torna o clorofito a escolha ideal em vários ambientes.
- Purificação. Uma das razões pelas quais eles são altamente escolhidos é por sua capacidade de purificar o ar. Isso é indicado por um estudo da Universidade de Bogotá Jorge Tadeo Lozano. O clorofito remove uma grande porcentagem de monóxido de carbono em apenas 1 dia.
- Umidade. Sendo nativos de regiões úmidas da África do Sul, são ideais para ambientes e áreas com a mesma condição climática.
- Vida longa. Com dedicação e cuidado, os clorofitos podem durar anos.
- Versatilidade. As suas condições de crescimento tornam-no adequado para interiores e exteriores, enquanto a sua elegância enche frequentemente as salas de estar. No entanto, também são ideais para banheiros e cozinhas, graças à sua capacidade de resistir à umidade.
- Consumo. Suas folhas são próprias para consumo, mas é importante que sejam misturadas com água fervida. É possível preparar infusões e utilizá-las para descongestionar o sistema respiratório por inalação.
Como cuidar dessa planta?
É uma planta nativa de regiões tropicais, especialmente África e Ásia. Em ambientes naturais costuma ocupar espaços protegidos da luz solar direta. É conveniente levar em consideração essas condições ao iniciar seus cuidados, pois são elas que geram seu crescimento ideal.
Irrigação do clorofito
A irrigação é um dos aspectos mais delicados desta espécie. Embora não seja uma tarefa complexa, é preciso levar em conta a estação do ano e as condições climáticas.
Em climas quentes de verão, recomenda-se regar 2 ou 3 vezes por semana. No inverno apenas 1.
No entanto, é muito importante não inundar o solo, embora seja importante mantê-lo úmido. Quanto às folhas, um pulverizador é suficiente.
Adubação
Recomenda-se adotar uma rotina de adubação diferente dependendo da época do ano. Enquanto nas estações quentes é conveniente aplicar fertilizantes com nutrientes duas vezes por mês, no inverno é suficiente fazê-lo apenas uma vez.
Luz solar
A chave para o clorofito é o conceito de semi-sombra. Ou seja, um espaço que não recebe luz solar direta por muitas horas do dia. Isso pode secar as folhas. Portanto, é aconselhável localizá-lo em locais com sombra e umidade.
Temperatura
Nesse aspecto, o clorofito também tem grande versatilidade. Suporta temperaturas muito quentes, com limites próximos de 30 graus Celsius.
No outro extremo, pode sobreviver em climas de até 2 graus abaixo de zero. O importante é que a umidade do solo seja mantida através de uma boa drenagem.
Multiplicação do clorofito
A planta tem um crescimento muito fácil a partir da multiplicação, tornando-a ideal para iniciantes. Basta ter uma planta mãe e extrair as ventosas que estão nos estolões ou caules.
Então você tem que colocá-los em pequenos vasos e enchê-los com substrato para plantas de interior. Regue com frequência por 2-3 semanas. Após esse tempo, provavelmente terá enraizado.
Nesse caso, corte o estolho e espere mais um mês. Então, será adequado para transplante em um vaso maior; ação que se recomenda realizar a cada 2 meses, devido ao seu rápido crescimento.
Para que esse crescimento seja ótimo, o ideal é plantar nos meses de primavera ou verão. É um método de reprodução assexuada. Isso significa que a variedade da planta será a mesma que a original.
Pragas e doenças
Como qualquer planta, existem várias pragas que podem afetar o clorofito, por exemplo pulgões e cochonilha.
Outros possíveis sintomas de que a planta está sofrendo de uma doença é observar folhas secas, tanto na ponta quanto no corpo. Isso ocorre porque está ocupando um espaço muito quente.
Por outro lado, se a planta estiver crescendo muito lentamente, você pode ter fertilizado incorretamente. De qualquer forma, Chlorophytum comosum é uma espécie altamente resistente a pragas e doenças. A maioria deles é resolvida com um inseticida.
O clorofito é indicado para todos os ambientes
O clorofito é uma planta que é utilizada em diversos ambientes, como salas, quartos, cozinhas e até escritórios de trabalho. Isso se deve à sua capacidade de resistir à umidade, à variedade de temperaturas em que cresce e, acima de tudo, à sua natureza purificadora. Uma alternativa que agrega elegância e gera um ambiente natural.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Shaker Ardakani, Leili et al. “Green Synthesis of Iron-Based Nanoparticles Using Chlorophytum Comosum Leaf Extract: Methyl Orange Dye Degradation and Antimicrobial Properties.” Heliyon 7.2 (2021). Disponible en: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e06159
- Morales C. O. “Origin, Natural History, and Uses of Introduced Plants in Costa Rica. ”. UNED Research Journal, Vol. 12, no. 2, Oct. 2020, p. e3098. Disponible en: https://revistas.uned.ac.cr/index.php/cuadernos/article/view/3098
- Cabrera-Vallejo, Mario, Salazar Yépez, Wilfrido, Construcción experimental de jardines verticales y su relación con el confort termohigrométrico en ambientes cerrados. Industrial Data [Internet]. 2016;19(2):78-90. Recuperado de: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=81649428010
- Peng, Yu Jiao et al. “Characterization of the Complete Chloroplast Genome of Chlorophytum Comosum (Liliaceae).” Mitochondrial DNA Part B: Resources 5.1 (2020): 1046–1047. Disponible en: https://doi.org/10.1080/23802359.2020.1721362
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.