Cirurgia de raspagem da próstata: conheça como funciona o procedimento feito por Raul Gil

O apresentador não tem câncer na região e nem outros problemas de saúde na próstata, mas precisou passar por uma intervenção cirúrgica chamada “raspagem da próstata”.
Cirurgia de raspagem da próstata: conheça como funciona o procedimento feito por Raul Gil

Escrito por Equipe Editorial

Última atualização: 16 junho, 2023

O apresentador Raul Gil, de 85 anos, foi internado na terça-feira (30/5), em São Paulo. Ele foi submetido a uma cirurgia de raspagem da próstata. O filho dele, Raul Gil Júnior, também conhecido como Raulzinho, esclareceu que o pai não tem câncer na região e não tem problemas com próstata, mas precisou passar por essa intervenção cirúrgica.

“A cirurgia foi um sucesso e ele está se recuperando bem. É reconfortante saber que meu pai passou por esse procedimento com êxito”, informou Raul Gil Junior, por meio da assessoria do SBT.

Raspagem da próstata

A raspagem de próstata ou ressecção transuretral da próstata é um procedimento endoscópico que serve para remover partes da próstata aumentada (HPB) e os tecidos circundantes, que produzem obstrução do canal urinário.

Essa cirurgia tem como intuito principal aliviar os sintomas que a HPB proporciona e que resulta em grandes alterações no comportamento miccional masculino.

A operação pode ser necessária quando a próstata, que envolve o canal da uretra, cresce de tamanho e chega a obstruir o canal.

O quadro não é considerado precursor do câncer de próstata, mas a recomendação é tratar os sintomas desde cedo para evitar a cirurgia. Se a glândula cresce muito rápido e os sintomas não melhoram, o procedimento é indicado.

Quando é indicada a cirurgia de raspagem da próstata?

Como comentamos, a cirurgia de raspagem da próstata é indicada principalmente em casos de hiperplasia prostática benigna.

Essa patologia aparece, geralmente, em decorrência da idade e é mais comum em homens com mais de 50 anos. Apesar disso, as cirurgias são o último recurso, por exemplo, quando o tratamento com medicamentos não tenha surtido efeito.

Vale ressaltar que outra indicação para a raspagem da próstata é para os pacientes que possuem quadros de retenção urinária que carecem do uso de sonda. Afinal, esse procedimento contribui nesse sentido, pois reduz as chances de insuficiência renal.

O paciente diagnosticado com a HPB deverá passar por uma série de exames para descartar outras infecções, como a infecção do trato urinário. Assim, poderá ser avaliada a necessidade de realização da RTU da próstata.

Cirurgia de raspagem da próstata: como é feita?

A internação geralmente é rápida, podendo durar de um a três dias, após o procedimento cirúrgico.

Minimamente invasiva, a cirurgia de raspagem da próstata é realizada por via endoscópica por meio da uretra, por intermédio de um dispositivo chamado ressectoscópio, um tubo de metal fino que possui uma luz, uma câmera e um fio de arame.

Então, esse instrumento é passado ao longo da uretra até alcançar a próstata, sem a necessidade de realizar nenhum corte (incisão) na pele. Por esse caminho, é realizada a raspagem de parte da próstata.

Dessa forma, é diminuída a pressão da próstata sobre a uretra, o canal por onde são conduzidos a urina e o sêmen. Os tecidos aumentados são extraídos também pelo aparelho. Depois disso, o paciente fica com uma sonda de três vias.

Outro ponto que deve ser ressaltado é que o procedimento cirúrgico é realizado por anestesia geral ou raquianestesia, com o objetivo de trazer tranquilidade e mínimas dores aos pacientes.

Riscos da raspagem da próstata

A mortalidade pós-operatória da cirurgia de raspagem da próstata é muito baixa. Raramente, outras condições podem aparecer, como incontinência urinária, estenose uretral e disfunção erétil.

Pode ocorrer ejaculação retrógrada, também chamada de ejaculação seca, mas esse fato não implica na qualidade do orgasmo e da atividade sexual.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.